Questões de Concurso Público CORE-RJ 2019 para Fiscal
Foram encontradas 40 questões
Leia com atenção:
Fixar, mediante resolução, os valores das anuidades e emolumentos devidos pelos representantes comerciais, pessoas físicas e jurídicas, aos Conselhos Regionais dos Representantes Comerciais nos quais estejam registrados, observadas as peculiaridades regionais e demais situações inerentes à capacidade contributiva da categoria profissional nos respectivos Estados e necessidades de cada entidade, e respeitados os limites máximos, dispostos em Lei.
O trecho acima, segundo a Lei nº 4.886/65 dispõe:
(Adaptado de politike.cartacapital.com.br 16/09/2019)
Analisando-se o trecho abaixo retirado do texto, é correto concluir que:
"Seja qual for o seu lado da divisão política, a história – principalmente a partir da década de 1930 – tem algumas lições instrutivas sobre os perigos de marginalizar o Parlamento e avançar para uma forma mais direta de governo." (linhas 6 a 10)
(Adaptado de politike.cartacapital.com.br 16/09/2019)
(Adaptado de politike.cartacapital.com.br 16/09/2019)
(Adaptado de politike.cartacapital.com.br 16/09/2019)
O complemento de um verbo poderá, por vezes, ser outra oração com função objetiva. Podemos afirmar que o complemento verbal é oracional do seguinte verbo retirado do texto:
(Adaptado de politike.cartacapital.com.br 16/09/2019)
A utilização da crase “à” sublinhada abaixo é justificada pela seguinte regra gramatical:
"Que a oposição feroz e generalizada à democracia parlamentar teve que esperar até a década de 1930 não significava (...)." (linhas 23 a 25)
(Adaptado de politike.cartacapital.com.br 16/09/2019)
"A hostilidade às instituições da democracia parlamentar liberal foi profunda na Europa ao longo dos anos entre as duas guerras mundiais." (linhas 11 a 13).
(Retirada de marcoeusebio.com.br/coluna, 24/09/2019)
Sobre o estudo das classes gramaticais, é correto afirmar que a palavra “muito” presente na oração abaixo exerce a mesma função morfológica que a palavra sublinhada na seguinte alternativa:
"Sinto muito, senhor!"
(Retirada de marcoeusebio.com.br/coluna, 24/09/2019)
O diretor-geral da ANTAQ, Mário Povia, esteve na Comissão de Infraestrutura (CI), no dia 10 de setembro de 2019, para apresentar ações e resultados da agência aos parlamentares. Na audiência pública, além de mostrar números da atuação da ANTAQ, ele revelou que o governo está preparando um instrumento jurídico, provavelmente uma medida provisória, para implantar o projeto "BR do Mar".
A intenção, segundo Povia, é, entre outros pontos, viabilizar e aumentar a navegação de cabotagem — a que é feita sem que o navio se afaste da costa —, diminuindo a burocracia e elevando a frota marítima para o transporte de contêineres, baixando custos e desafogando as estradas brasileiras. A ANTAQ e o Ministério da Infraestrutura estão trabalhando juntos nisso, assim como na ampliação do transporte de passageiros via navegação, informou.
(Fonte adaptada: Agência Senado >acesso em 01 de outubro de 2019)
Com base na notícia acima e utilizando seus conhecimentos sobre o assunto, é correto afirmar que a ANTAQ, é:
A confirmação ocorreu no dia 18 de outubro de 2019, os Líderes da União Europeia (UE) selecionaram a ex-advogada antitruste Christine Lagarde para substituir Mario Draghi no comando da instituição financeira mais poderosa do bloco.
(Fonte adaptada: g1.globo.com >acesso em 18 de outubro de 2019)
Com base na notícia acima e utilizando seus
conhecimentos sobre o assunto é correto afirmar que
Christine Lagarde foi nomeada presidente:
A construção do Cristo Redentor iniciou-se na década de 1920. O Cristo tornou-se um dos maiores pontos turísticos do Brasil, sendo eleito no ano de 2007, uma das sete maravilhas do mundo. Sobre o Cristo Redentor e a sua história, analise:
I- O Cristo Redentor é um monumento tombado Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan);
II- O Cristo Redentor fica localizado no morro do Corcovado, dentro do Parque Nacional da Tijuca;
III- O Cristo Redentor foi inaugurado no ano de 1931;
IV- Participaram do projeto de Construção do Cristo Redentor os escultores Paul Landowsi, o artista plástico Carlos Oswald e o engenheiro Heitor da Silva Costa.
Dos itens acima: