Questões de Concurso Público Prefeitura de Taperoá - PB 2017 para Professor Educação Básica I
Foram encontradas 5 questões
Sobre a trajetória de Fidel Castro como líder cubano, assinale (V) para a(a) alternativa(s) verdadeira(s) e (F) para as alternativas falsa(s):
( ) Fidel Castro foi presidente de Cuba desde a Revolução Cubana (1958-1959), que derrubou o governo pró Fulgêncio Batista, até fevereiro de 2008. ( ) Na década de 1960, os Estados Unidos implantou um bloqueio econômico a Cuba, influenciando também na expulsão do país da OEA (Organização dos Estados Americanos). ( ) Após a queda do muro de Berlim e o fim dos regimes socialistas na Europa Oriental, Cuba começou a passar dificuldades sem os investimentos soviéticos. ( ) Castro ocupou o cargo de primeiro ministro da República de Cuba de 1959 até 1976. Em 2 de dezembro de 1976, passa a ser o presidente do Conselho de Estado (chefe do Estado) e presidente do Conselho de Ministros (chefe de governo) de Cuba. ( ) Apesar de ter ocupado diversos cargos no governo cubano, o único que nunca quis ocupar foi o de primeiro secretário do Partido Comunista Cubano.
A sequência CORRETA é:
Sobre a Usina Hidrelétrica de Itaipú, é CORRETO afirmar:
I. Itaipu é uma Usina Binacional pois foi construída a partir da Ata do Iguaçu, documento assinado em 22 de junho de 1966, por ministros do Brasil e do Paraguai. II. Maior do mundo em volume de geração de energia elétrica, Itaipu é formada por uma barragem de 7.919 metros de extensão e altura máxima de 196 metros, o equivalente a um prédio de 65 andares. III. Os presidentes do Brasil (João Figueiredo) e do Paraguai (Alfredo Stroessner) inauguraram oficialmente a usina em 5 de novembro de 1982, ao abrir as 14 comportas do vertedouro. No entanto, a produção de energia só tem início quando entra em operação a primeira unidade geradora, em 5 de maio de 1984. Já a venda de energia inicia em 1 de março de 1985.
Está (ão) CORRETA(S):
A cidade paraibana onde nasceu Ariano Suassuna, foi:
I. A candidatura de Maia chegou a ser contestada na Justiça pelos adversários, mas uma decisão liminar (provisória) do ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), permitiu que ele participasse da disputa. II. Rodrigo Maia recebe 293 votos e é reeleito presidente da Câmara dos Deputados. III. Rodrigo Maia havia sido eleito em julho de 2016 para um mandato-tampão de seis meses em substituição a Eduardo Cunha (PMDB-RJ) que renunciou à presidência da Câmara em julho do ano passado. IV. Como atualmente o país não tem vice presidente da República, o presidente da Câmara é o primeiro na linha de sucessão do Executivo. Maia assumirá o comando do Palácio do Planalto sempre que Temer viajar para o exterior. V. Aliado do Palácio do Planalto, o presidente reeleito da Câmara tem defendido a aprovação das principais medidas econômicas propostas por Michel Temer, como a Reforma da Previdência.
Estão CORRETAS as afirmativas: