Questões de Concurso Público Prefeitura de Patos - PB 2018 para Médico Neurologista

Foram encontradas 5 questões

Q1797053 Medicina
Os neurônios são células presentes no sistema nervoso e apresentam como principal função conduzir os chamados impulsos nervosos. A respeito da estrutura do neurônio, assinale a 2ª coluna de acordo com e a 1ª: ( 1 ) Corpo celular ou pericárdio. ( 2 ) Dentritos. ( 3 ) Axônio. ( 4 ) Telodendros.
( ) Prolongamento extenso com diâmetro constante, projetado do corpo celular, podendo medir mais de um metro de comprimento, envolvido por uma camada isolante descontínua (bainha de mielina), formada por células de Schwann. Sua função está relacionada à condução do estímulo nervoso. ( ) Centro região de concentração citoplasmática e núcleo de um neurônio, de onde partem numerosas ramificações. ( ) Prolongamentos anexos das ramificações do pericário, efetuando a recepção dos estímulos nervosos. ( ) Ramificações situadas na região terminal de um axônio, aumentando a superfície de propagação de um impulso, permitindo intercâmbio com outro neurônio ou um órgão.
Alternativas
Q1797055 Medicina
A distrofia muscular de Duchenne é uma doença hereditária (ligada ao cromossomo X) e degenerativa. Apesar de ser passada simultaneamente pelo pai e pela mãe, um a cada três casos da doença ocorre em decorrência de uma mutação genética. A respeito da distrofia muscular de Duchenne é correto afirmar que, EXCETO:
Alternativas
Q1797056 Medicina
O Sistema Nervoso Periférico (SNP) é formado pelos nervos e gânglios nervosos. Basicamente, sua função é ligar o Sistema Nervoso Central aos outros órgãos do corpo e com isso realizar o transporte de informações. Considerando a atuação do sistema nervoso somático e do sistema nervoso autônomo, assinale a 2ª coluna de acordo com a 1ª: (1)Sistema Nervoso Somático. (2)Sistema Nervoso Autônomo. (3)Sistema Nervoso Simpático (4)Sistema Nervoso Parassimpático
( ) Que estimula o funcionamento dos órgãos. ( ) Que inibe o funcionamento dos órgãos. ( ) Regula as ações que estão sob o controle da nossa vontade, ou seja, ações voluntárias. Atua sob a musculatura esquelética de contração voluntária. ( ) Atua de modo integrado com o sistema nervoso central. Geralmente, exerce o controle de atividades de independem da nossa vontade, ou seja, ações involuntárias. Atua sob a musculatura lisa e cardíaca. ( ) Dilata a pupila e aumenta a frequência cardíaca. ( ) Contrai a pupila e diminui os batimentos cardíacos.
Alternativas
Q1797057 Medicina
Distúrbios do sono consistem nas dificuldades relacionadas ao sono. O sono tem quatro fases, e cada uma delas é responsável por uma atividade diferente. Dificuldades em qualquer uma das fases do sono pode trazer prejuízos a curto e longo prazo. Considerando as fases do sono assinale a 2ª coluna de acordo com a 1ª: (1) Fase 1. (2) Fase 2. (3) Fase 3. (4) Fase REM.
( ) Nesta fase, ocorre a transição entre a vigília e o sono. Quando escurece, ocorre a liberação da melatonina no organismo, que induz a sonolência. ( ) O corpo funciona mais lentamente e o metabolismo cai. O coração passa a bater em ritmo mais lento e a respiração também fica mais leve. ( ) Nesta fase diminuem os ritmos cardíaco e respiratório, os músculos relaxam e a temperatura corporal baixa. É a fase do sonho leve. ( ) Esta é a fase do sono profundo. REM, em inglês, significa “RapidEyeMovement” (movimento rápido dos olhos). É nesta fase em que ocorrem os sonhos, a pessoa tem descargas de adrenalina e há picos de batimentos cardíacos e pressão arterial.
A sequência CORRETA é:
Alternativas
Q1797058 Medicina
Possuem diâmetro inferior a 2 cm, estão entre os tumores intracranianos mais comuns. São mais frequentes em mulheres. Tendem a ocorrer entre 40 e 60 anos de idade, mas podem surgir na infância. Esses tumores benignos podem se desenvolver em qualquer porção da dura-máter, com mais frequência sobre as convexidades, próximo aos seios venosos, na base do crânio, na fossa posterior e, raramente, nos ventrículos. Eles comprimem, mas não invadem o parênquima cerebral. Podem invadir e distorcer o osso adjacente. Há vários tipos histológicos, todos com evolução clínica similar e alguns se tornam malignos. Que tipo de tumor o conceito se refere:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: C
5: A