Questões de Concurso Público Prefeitura de Patos - PB 2018 para Médico Psiquiatra

Filtrar por:
Os seus filtros aparecerão aqui.

Foram encontradas 11 questões

Q1797018 Medicina
No contexto das atribuições das equipes do Programa Saúde da Família, as atividades deverão ser desenvolvidas de forma dinâmica, com avaliação permanente através do acompanhamento dos indicadores de saúde de cada área de atuação. Assim, as equipes de Saúde da Família devem estar preparadas para, EXCETO:
Alternativas
Q1797059 Medicina
Com base no Art. 5º da Lei 8.080/1990, que trata dos objetivos do Sistema Único de Saúde SUS, analise os itens abaixo e enumere a SEGUNDA COLUNA de acordo com a PRIMEIRA COLUNA. ( 1 ) Saúde do Trabalhador. ( 2 ) Vigilância Sanitária. ( 3 ) Vigilância Epidemiológica.
( ) Um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde. ( ) Um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos. ( ) Um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho.
A sequência CORRETA que completa a segunda coluna é:
Alternativas
Q1797060 Medicina
De acordo com o Art. 18, da Lei 8.080/1990, à direção municipal do Sistema de Saúde compete, entre outros Assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1797061 Medicina
“É a assistência sanitária essencial baseada em métodos e tecnologias práticas, cientificamente fundados e socialmente aceitáveis, postos ao alcance de todos os indivíduos e famílias da comunidade mediante a sua plena participação e a um custo que a comunidade e o país possam suportar, em todas e cada etapa do seu desenvolvimento, com um espíritodeautorresponsabilidade e autodeterminação” (Declaração de Alma-Ata – Organização Pan-Americana da Saúde, 2003). O conceito refere-se à:
Alternativas
Q1797062 Medicina
A Política Nacional de Humanização – PNH atua a partir de orientações clínicas, éticas e políticas, que se traduzem em determinados arranjos de trabalho. A respeito das diretrizes que norteiam o trabalho da PNH, analise os itens abaixo: I. Acolhimento. II. Ambiência. III. Clínica ampliada e compartilhada. IV. Valorização do trabalhador. V. Defesa dos direitos dos usuários. VI. Gestão Participativa e Cogestão.
Estão CORRETOS os itens:
Alternativas
Q1797064 Medicina
O SUS foi criado pela Constituição Federal de 1988 e regulamentado pela lei nº 8.080/90. Essa lei define o SUS como: Sobre o SUS, analise as afirmativas abaixo: I. Controle e fiscalização de procedimentos, produtos e substâncias relativas à saúde. II. Fazer ações de vigilância sanitária, controle de epidemias e de cuidados com a saúde do trabalhador. III. Participação na produção de remédios, equipamentos e outros produtos ligados à saúde; IV. Organização da formação de recursos humanos na área de saúde, como médicos, enfermeiros e outros profissionais. V. Participação na elaboração de políticas e planos de execução de ações de saneamento básico. VI. Fazer a fiscalização e a inspeção de alimentos e o controle nutricional.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas apresentam as principais funções do Sistema Único de Saúde (SUS)
Alternativas
Q1797065 Medicina
Com base no Código de Ética Médica, analise os itens a respeito dos princípios fundamentais da Medicina, entre outros: I. A Medicina é uma profissão a serviço da saúde do ser humano e da coletividade e será exercida sem discriminação de nenhuma natureza. II. O alvo de toda a atenção do médico é a saúde do ser humano, em benefício da qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional. III. Para exercer a Medicina com honra e dignidade, o médico necessita ter boas condições de trabalho e ser remunerado de forma justa. IV. Ao médico cabe zelar e trabalhar pelo perfeito desempenho ético da Medicina, bem como pelo prestígio e bom conceito da profissão. V. O médico guardará absoluto respeito pelo ser humano e atuará sempre em seu benefício. Jamais utilizará seus conhecimentos para causar sofrimento físico ou moral, para o extermínio do ser humano ou para permitir e acobertar tentativa contra sua dignidade e integridade. VI. O médico exercerá sua profissão com autonomia, não sendo obrigado a prestar serviços que contrariem os ditames de sua consciência ou a quem não deseje, excetuadas as situações de ausência de outro médico, em caso de urgência ou emergência, ou quando sua recusa possa trazer danos à saúde do paciente. VII. O médico não pode, em nenhuma circunstância ou sob nenhum pretexto, renunciar à sua liberdade profissional, nem permitir quaisquer restrições ou imposições que possam prejudicar a eficiência e a correção de seu trabalho. VIII. A atuação médica em hospital ou de instituição, pública ou privada, está condicionada ao regime/estatuto de funcionamento institucional local, para escolha dos meios cientificamente s a serem praticados para o estabelecimento do diagnóstico e da execução do tratamento.
Estão CORRETOS os itens:
Alternativas
Q1797066 Medicina
A Resolução CFM nº 1.931/2009, que trata do Código de Ética Médica contém normas que devem ser seguidas pelos médicos no exercício da profissão, independentemente da função ou cargo que ocupem. Sobre a Relação com pacientes e familiares, é vedado ao Médico: I. Respeitar o direito do paciente de decidir livremente sobre a execução de práticas diagnósticas ou terapêuticas, salvo em caso de iminente perigo de vida. II. Deixar de utilizar todos os meios disponíveis de diagnóstico e tratamento a seu alcance em favor do paciente. III. Deixar de atender paciente que procure seus cuidados profissionais em caso de urgência, quando não haja outro médico ou serviço médico em condições de fazê-lo. Art. IV. Deixar de informar ao paciente o diagnóstico, o prognóstico, os riscos e objetivos do tratamento, salvo quando a comunicação direta ao mesmo possa provocar-lhe dano, devendo, nesse caso, a comunicação ser feita ao seu responsável legal. V. Exagerar a gravidade do diagnóstico ou prognóstico, ou complicar a terapêutica, ou exceder-se no número de visitas, consultas ou quaisquer outros procedimentos médicos.
Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1797067 Medicina
Com base na atuação do Sistema Único de Saúde, analise os itens abaixo: I. De vigilância sanitária, vigilância epidemiológica. II. De saúde do trabalhador. III. De assistência terapêutica integral, inclusive farmacêutica. IV. De assistência terapêutica integral sem o atendimento farmacêutico V. Exclusivamente vigilância sanitária.
Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1797068 Medicina
A Política Nacional de Humanização (PNH) existe desde 2003 para efetivar os princípios do SUS no cotidiano das práticas de atenção e gestão, qualificando a saúde pública no Brasil e incentivando trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários. Analise os itens abaixo: I. Contagiar trabalhadores, gestores e usuários do SUS com os princípios e as diretrizes da humanização. II. Fortalecer iniciativas de humanização existentes. III. Desenvolver tecnologias relacionais e de compartilhamento das práticas de gestão e de atenção. IV. Aprimorar, sem ofertar e nem divulgar estratégias e metodologias de apoio a mudanças sustentáveis dos modelos de atenção e de gestão. V. Implementar processos de acompanhamento e avaliação, ressaltando saberes gerados no SUS e experiências coletivas bem-sucedidas.
Assinale a alternativa em que os propósitos da Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS estejam presentes.
Alternativas
Q1797069 Medicina
No exercício do ato médico é que se constrói a elaboração do diagnóstico médico. A elaboração do diagnóstico se organiza através de hipóteses que são formuladas, processadas através do conhecimento teórico e prático do profissional e pode ser confirmada ou rejeitada. As hipóteses serão testadas até o momento em que médico possa concretizar uma decisão clínica. As capacidades prioritárias que o médico deve adquirir em sua formação e que sedimentam uma boa avliação médica podem ser resumidas em, EXCETO:
Alternativas
Respostas
1: C
2: D
3: A
4: B
5: E
6: E
7: D
8: B
9: B
10: C
11: A