Questões de Concurso Público Prefeitura de Várzea - PB 2019 para Professor de Educação Básica II - Ciências
Foram encontradas 9 questões
Sobre a Teoria Sintética de Evolução, assinale V (verdadeiro) e F (falso) as afirmações abaixo, em seguida assinale a alternativa com SEQUÊNCIA CORRETA:
( ) Há dois fatores principais na variabilidade genética: mutações e recombinações genéticas.
( ) Mutação não é a única maneira de surgirem novos genes em uma população.
( )Alterações provocadas pelo ambiente nas características físicas de um indivíduo adulto são transmitidas a sua prole.
( ) A Teoria Sintética de Evolução conseguiu explicar o rearranjo dos genes que chegam aos gametas, permitindo variabilidade genética a partir de fenômenos como a Reprodução Sexuada e Crossing-Over.
( ) A mutação mistura novos genes e a recombinação
cria os genes já existentes.
A partir do avanço do método científico e o desenvolvimento da tecnologia, cientistas têm postulado teorias que pudessem esclarecer a origem do Universo. Ao longo dos anos, experimentos nos diversos campos das ciências exatas e da natureza, como Astronomia, Astrofísica, entre outras, têm demonstrado o aceite a quatro principais teorias que explicam a origem do Universo.
Em relação às teorias mais aceitas atualmente, correlacione cada teoria ao seu conceito básico, e assinale a letra CORRESPONDENTE.
1. Teoria do Big Bang
2. Teoria Inflacionária
3. Teoria do Estado Estacionário
4. Teoria do Universo Oscilante
( ) É uma Teoria de complementação à Teoria do Bing Bang, sendo umas teorias mais aceitas e mais bem fundamentadas. Ela explicar o surgimento do Universo segundo estudos de campos gravitacionais fortíssimos, como aqueles encontrados próximos a um buraco negro. Esta teoria pressupõe que uma única força foi dividida quatro forças fundamentais do universo: força da gravidade, força eletromagnética, força nuclear forte e nuclear fraca. Essa divisão provocou a origem do universo.
( ) Essa teoria se opõe à tese de um universo em evolução. Os defensores dessa teoria acreditam que o universo é uma entidade que não tem começo nem fim: ela não tem começo porque não começou com uma grande explosão e não tem fim porque não entrará em colapso em um futuro distante, para depois renascer. Os dados coletados pela observação de um objeto localizado a milhões de anos-luz de distância devem ser idênticos aos obtidos ao se observar a Via Láctea a partir da mesma distância.
( ) É a teoria da grande explosão e a mais popularmente aceita nos dias de hoje. Essa teoria tem base em uma série de soluções de equações da relatividade geral, supõe que entre 14 e 15 milhões de anos atrás, toda a matéria do universo (incluindo o próprio universo) estava concentrada em uma área extremamente pequena, até que explodiu em um evento violento a partir da qual começou a expandir, e assim o surgimento do Universo.
( )Essa Teoria sustenta que o nosso universo seria o
último de muitos surgidos no passado, após
sucessivas explosões e contrações. O momento em
que o universo entra em colapso sobre si mesmo
atraído pela sua própria gravidade, conhecido
como Big Crunch, marca o fim do nosso universo e
do nascimento de um novo.
Magnetohirpertemia é uma metodologia terapêutico baseada na elevação da temperatura de uma região específica do corpo e que esteja sendo afetada por um tumor. Dessa forma, as nanopartículas magnéticas são fagocitadas pelas células cancerígenas, criando um campo magnético externo que promove a agitação nas nanopartículas, e ao mesmo tempo promove o aquecimento da célula.
A elevação da temperatura descrita ocorre em virtude de:
I. O campo magnético alterado faz as nanopartículas girarem, transferindo calor por atrito. II. As nanopartículas são aceleradas em um único sentido em razão da interação com o campo magnético, fazendo elas colidirem e produzirem calor.
III. As nanopartículas interagem magneticamente com as células do corpo, transferindo calor.
Assinale a(s) alternativa(s) CORRETA(S):
Sobre a Teoria Sintética de Evolução, assinale V (verdadeiro) e F (falso) as afirmações abaixo, em seguida marque a letra com SEQUÊNCIA CORRETA:
( ) Há dois fatores principais na variabilidade genética: mutações e recombinações genéticas;
( ) Mutação não é a única maneira de surgirem novos genes em uma população;
( )Alterações provocadas pelo ambiente nas características físicas de um indivíduo adulto são transmitidas a sua prole;
( ) A Teoria Sintética de Evolução conseguiu explicar o rearranjo dos genes que chegam aos gametas, permitindo variabilidade genética a partir de fenômenos como a Reprodução Sexuada e Crossing-Over;
( ) A mutação mistura novos genes e a recombinação cria os genes já existentes;
.Abaixo encontra-se uma árvore filogenética sucinta que narra a história evolutiva dos grandes grupos zoológicos. Assinale a letra cuja resposta apresenta a sequência correta de acordo com o conjunto de sinapomorfias (caracteres homólogos compartilhados) que reúne agrupamentos filogenéticos.
.As minhocas são muito importantes para o solo e para o meio ambiente, pois são detritívoras, alimentando-se de restos orgânicos de animais e vegetais. As minhocas eliminam em seus excrementos restos alimentares que sofreram ações de bactérias decompositoras, produzindo um material chamado de húmus, que fertiliza o solo e contém nutrientes como fósforo, potássio e nitrogênio.
As minhocas são animais ______________, ___________, com simetria_______, fertilização _____, desenvolvimento_______ e___________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas
Mulher perde útero depois de DIU migrar para estômago e fígado. Tanai Smith, americana de 25 anos, precisou remover os ovários, o útero e os dedos dos pés depois que seu Dispositivo Intra-uterino (DIU) forçou passagem até o estômago e migrou para o fígado. De acordo com o Fox News, o dispositivo foi oferecido a Tanai Smith como alternativa para controle de natalidade apenas seis semanas após o nascimento de sua filha, em 2014. Segundo ela, em outubro de 2017, durante um check-up anual, seu ginecologista não conseguiu encontrar o DIU no útero durante o exame de ultrassom, realizado duas vezes para confirmar o desaparecimento. DIU significa Dispositivo Intrauterino e se refere ao método contraceptivo em que uma pequena haste em forma de Y é colocada dentro do útero. Esta pequena haste fica por um tempo dentro do útero e libera substâncias que tornam o útero um local hostil para o espermatozoide, impedindo que ele fecunde o óvulo.
Fonte: https://veja.abril.com.br/saude/mulher-perde-utero-depoisde-diu-migrar-para-estomago-e-figado/
Como um aparelho contraceptivo, há vantagens e desvantagem à sua implantação e uso. Na tabela abaixo aponte qual correlação está equivocada sobre o uso desse dispositivo contraceptivo e marque a alternativa CORRESPONDENTE.
Tabela. Correlação entre vantagens e desvantagens ao uso do Contraceptivo DIU
Fonte:http://br.rfi.fr/brasil/20190823-ao-contrario-do-que-diz-osenso-comum-amazonia-nao-e-o-pulmao-do-mundo
Sobre a afirmação do especialista, assinale a alternativa CORRETA:
.Chuva corrói rochas ricas em minerais alcalinos, que são levados ao rio, tornando as águas cada vez mais perigosas para rega e para vida aquática, afirma o cientista Sujay Kaushal, geólogo da Universidade de Maryland. Dois terços dos rios na costa leste dos Estados Unidos registraram níveis crescentes de alcalinidade, tornando suas águas cada vez mais perigosas para vida humana e para a vida de outros organismos aquáticos ou terrestres, além de destruir a cobertura vegetal nativa. A razão da mudança é o legado da Precipitação Ácida, que corrói rochas e pavimento, ricos em minerais alcalinos.
Fonte:http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/08/crescealcalinidade-em-rios-dos-eua-devido-a-chuva-acida.html
De acordo com a reportagem, esse é o legado da precipitação ácida por meio de chuva ou neve que é resultado de modificações nos ciclos do: