Questões de Concurso Público Prefeitura de Passagem - PB 2020 para Enfermeiro Plantonista

Foram encontradas 15 questões

Q1720076 Enfermagem
De acordo com a Constituição Federal, analise os itens sobre a assistência à saúde, e assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1720077 Enfermagem
Segundo o art. 198, da Constituição Federal, as ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes.
I. Descentralização, com direção única em cada esfera de governo. II. Atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais. III. Participação da comunidade. IV. Participação dos órgãos de Controle.
Estão CORRETAS:
Alternativas
Q1720078 Enfermagem
Sobre o Sistema de Saúde Municipal, analise os itens e assinale a alternativa INCORRETA
Alternativas
Q1720079 Enfermagem
Sobre o Controle, Avaliação e Auditoria no SUS, analise os itens a seguir e assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1720080 Enfermagem
São Responsabilidades da Gestão Plena do Sistema Municipal, entre outras, EXCETO:
Alternativas
Q1720081 Enfermagem
De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, em seu art. 16, visa garantir a continuidade da assistência de Enfermagem em:
Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1720082 Enfermagem
Em consonância com o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem Art. 24 que preconiza respeitar, no exercício da profissão, as normas relativas à preservação do meio ambiente é:
Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1720083 Enfermagem
Nos termos da Portaria nº 154 que cria os Núcleos de Apoio à Saúde da Família - NASF., existem duas modalidades de NASF:
Sobre as modalidades de NASF, analise os itens:
I. O NASF 2 deverá ter no mínimo cinco profissionais, entre os seguintes: psicólogo, assistente social, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, profissional da educação física, nutricionista e terapeuta ocupacional; e se vincular a no mínimo seis equipes de SF. II. O NASF 1, composto por no mínimo cinco profissionais com formação universitária, entre os seguintes: psicólogo, assistente social, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico ginecologista, profissional da educação física, médico homeopata, nutricionista, médico acupunturista, médico pediatra, médico psiquiatra e terapeuta ocupacional. III. Cada NASF deve estar vinculado a um mínimo de oito e máximo de 20 equipes de SF, exceto nos estados da Região Norte, onde o número mínimo passa a ser cinco. IV. O Nasf 2 deverá ter no mínimo três profissionais, entre os seguintes: psicólogo, assistente social, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, profissional da educação física, nutricionista e terapeuta ocupacional; e se vincular a no mínimo três equipes de SF. V. Cada NASF deve estar vinculado a um mínimo de 10 e máximo de 25 equipes de SF, exceto nos estados da Região Norte, onde o número mínimo passa a ser oito.
Estão CORRETAS:
Alternativas
Q1720084 Enfermagem
As principais diretrizes estabelecidas pela Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência, são:
I. A promoção da qualidade de vida das pessoas com deficiência. II. A assistência integral à saúde. III. A prevenção de deficiências. IV. A ampliação e fortalecimento dos mecanismos de informação sobre o tema. V. E a capacitação de recursos humanos.
Estão CORRETAS:
Alternativas
Q1720085 Enfermagem
A Hipertensão Arterial, o Diabetes, Cânceres e as Doenças Respiratórias Crônicas representam as principais Doenças Crônicas não Transmissíveis. Consideradas silenciosas, por se desenvolver ao longo da vida, e responsáveis por 72% óbitos no Brasil. Segundo Ministério da Saúde aproximadamente 57,4 milhões de pessoas possui pelo menos uma doença crônica não transmissível (DCNT) no país.
Sobre as doenças crônicas não transmissíveis, analise os itens:
I. Uma doença crônica é caracterizada pelos seguintes elementos: condição não tratada em três meses, não fatal no curto prazo (não emergencial), quando apresenta quadros pontuais graves. II. Fatores que favorecem o seu desenvolvimento no organismo: fatores genéticos, sexo e idade, além de hábitos e comportamentos de risco com inatividade física, alimentação inadequada, obesidade, tabagismo e o abuso de bebidas alcoólicas. III. A pessoa com diabetes, principalmente Diabetes Tipo 2, terá maiores chances de se tornar um hipertenso. Para evitar possíveis complicações, o tratamento da hipertensão é imperativo, pois, se não tratada, a pressão alta pode ocasionar derrames cerebrais, doenças do coração, como infarto, insuficiência cardíaca (aumento do coração) e angina (dor no peito), insuficiência renal ou paralisação dos rins e alterações na visão que podem levar à cegueira. IV. As doenças crônicas não transmissíveis geralmente são o resultado de diversos fatores como os genéticos, ambientais, fisiológicos e até mesmo comportamentais, ou seja, de acordo com o estilo de vida da pessoa. V. A atividades físicas e dietas pobres em nutrientes corroboram para um sistema imunológico mais fraco e consequentemente mais propenso a infecções.
Estão CORRETAS:
Alternativas
Q1720086 Enfermagem
Úlceras por pressão (úlcera de decúbito) Uma ferida por pressão significa um dano ao tecido ou à pele que ocorre quando há uma diminuição da circulação sanguínea provocada pela pressão aplicada a uma área específica. Inicialmente, é possível observar uma ligeira vermelhidão na área afetada.
Sobre a Úlceras por pressão (úlcera de decúbito), analise os itens:
I. O tecido subjacente morre devido à deficiência de irrigação sanguínea. Podem ser afetadas várias camadas de pele, músculos e ossos. II. A região do sacro, os calcanhares, os cotovelos e as omoplatas são áreas consideradas de risco elevado. III. De acordo com a extensão, os danos aos tecidos estendem-se através de todas as camadas superficiais da pele, tecido adiposo, diretamente e incluindo o músculo. A úlcera tem o aspecto de uma cratera profunda. IV. Os danos podem incluir a destruição de estruturas de tecidos moles e osso ou de estruturas de articulações. V. Qualquer pessoa pode desenvolver uma ferida de pressão, mas os doentes idosos, acamados, paralisados e desnutridos correm um risco mais elevado.
Estão CORRETAS:
Alternativas
Q1720087 Enfermagem
A causa das úlceras de perna venosas é a insuficiência venosa que ocorre devido á existência de danos nas válvulas das veias de maior calibre. As úlceras de perna venosas podem ser indolores, no entanto, algumas são bastante dolorosas. Existe a possibilidade de infectarem. Muitas vezes observa-se uma inflamação (dermatite) em redor da úlcera de perna venosa.
Sobre as úlceras de perna venosas, analise os itens e assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1720088 Enfermagem
Frequência respiratória inferior a 10 movimentos respiratórios por minuto. Pode ser um indicativo de elevação da pressão intracraniana, depressão do centro respiratório, overdose por narcóticos, deterioração severa na condição do paciente, hipotermia.
O conceito anterior, refere-se à:
Alternativas
Q1720089 Enfermagem
Os sons ventilatórios são reflexos do modo como o ar circula nas vias aéreas, podem ser normais ou anormais.
Sobre os tipos de sons normais, assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q1720090 Enfermagem
As causas de Insuficiência Respiratória Aguda podem ser divididas conforme o acometimento dos diferentes componentes do sistema respiratório, necessários para a ventilação.
Sobre o Sistema respiratório, analise os itens:
I. Sistema nervoso central: lesões estruturais do SNC (neoplasia, infarto, hemorragia, infecção); drogas depressoras do SNC; doenças da medula: trauma raqui-medular, neoplasia, infecção, infarto, Síndrome de Guillain-Barré, poliomielite. II. Sistema nervoso periférico: doenças causadas por neurotoxinas: tétano, botulismo, difteria; Miastenia gravis; Paralisia diafragmática bilateral; Intoxicação por organofosforado. III. Disfunção da musculatura respiratória: distúrbios eletrolíticos (hipofosfatemia, hipomagnesemia, hipocalemia, hipocalcemia); distrofias musculares. IV. Disfunção da parede torácica e pleura: cifoescoliose; obesidade; tórax instável (múltiplas fraturas de costelas). V. Obstrução das vias aéreas superiores: edema de laringe (traumático, anafilático); aspiração de corpo estranho; paralisia de cordas vocais bilateralmente; estenose de traqueia, traqueomalácia; tumores nas vias aéreas superiores; apneia do sono obstrutiva.
Estão CORRETAS:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: B
4: D
5: A
6: A
7: C
8: B
9: E
10: E
11: E
12: D
13: D
14: A
15: E