Questões de Concurso Público Prefeitura de Passagem - PB 2020 para Farmacêutico

Foram encontradas 10 questões

Q1720482 Farmácia
De acordo com a Resolução Da Diretoria Colegiada - RDC Nº 67, de 8 de outubro de 2007 que dispõe sobre Boas Práticas de Manipulação de Preparações Magistrais e Oficinais para Uso Humano em farmácias, em seu Art. 2º diz que a farmácia é:

Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1720483 Farmácia
De acordo com os Medicamentos manipulados, associe a numeração de 1 a 3, de acordo com os parênteses:

(1) Sólidos. (2) Semi-sólidos. (3) Líquidos não estéreis.

( ) Descrição, aspecto, caracteres organolépticos e peso médio. Devem ser calculados o desvio padrão e o coeficiente de variação em relação ao peso médio.
( ) Descrição, aspecto, caracteres organolépticos, pH e peso ou volume antes do envase.
( ) Descrição, aspecto, caracteres organolépticos, pH (quando aplicável) e quantidade em peso ou volume.

A sequência CORRETA é:
Alternativas
Q1720484 Farmácia
Sobre a manipulação de citostáticos, hormônios e antibióticos, é CORRETO afirmar que:

I. Para manipulação dessas classes terapêuticas, a farmácia deverá possuir salas dedicadas, dotadas cada uma de antecâmara, com sistemas de ar independentes e de eficiência comprovada.

II. As salas possuem pressão negativa em relação à antecâmara, de forma a impedir o lançamento de pós no laboratório ou no meio ambiente, evitando contaminação cruzada, protegendo o manipulador e o meio ambiente. Este diferencial de pressão deve ser no mínimo 5 Pa (Pascais).

III. Com uma periodicidade de pelo menos 12 meses, deverá ser verificada a eficácia do sistema ou dessas salas, sendo medida principalmente a eficiência e a velocidade de captura prevista no projeto e a contagem de partículas.

IV. As matérias-primas deverão ser adquiridas somente de fornecedor qualificado, obedecendo a ficha de especificação. O farmacêutico determinará uma planilha de rodízio de manipuladores para realizar estas formulações, com registros. Devem ser utilizados EPI próprios.

V. Na pesagem para manipulação é realizada apenas um vez pelo operador e farmacêutico, com registro desta operação.

VI. A dispensação é mediante orientação farmacêutica, no caso de antibióticos, deve ser salientada a necessidade de uso do medicamento pelo período preconizado pelo prescritor, mesmo que os sintomas tenham desaparecido.

Estão CORRETAS:
Alternativas
Q1720485 Farmácia
A prescrição de medicamentos antimicrobianos deverá ser realizada em receituário privativo do prescritor ou do estabelecimento de saúde, não havendo, portanto modelo de receita específico. A receita deve ser prescrita de forma legível, sem rasuras, em 2 (duas) vias e contendo os seguintes dados obrigatórios, EXCETO:
Alternativas
Q1720486 Farmácia
Sobre a Manipulação Homeopática é CORRETO afirmar que:

I. Para a manipulação desses medicamentos os funcionários devem estar higienizados e não odorizados.

II. A estrutura física deve conter: Sala exclusiva e isolada fisicamente para preparações homeopáticas, localizada em área de baixa incidência de radiações e odores fortes; área ou local de sanitização e inativação;

III. A farmácia que realizar preparo de autoisoterápico deve possuir uma sala específica para coleta e manipulação até 12CH ou 24DH.

IV. A limpeza e a sanitização do local deve utilizar produtos sem odores e que não deixem resíduos, como por exemplo, solução hidroalcoólica 70 % (p/p) (77ºGL).

V. O prazo de validade e a manipulação da Matriz (forma farmacêutica homeopática de estoque) com teor alcoólico devem ser realizados de acordo com a terceira edição da Farmacopeia Homeopática Brasileira.

VI. O controle de qualidade é realizado no insumo inerte através de análise de acordo com a farmacopeia/fornecedor e também de análise microbiológica das matrizes de estoque, por amostragem representativa, devendo-se estipular periodicidade adequada.

Estão CORRETAS:
Alternativas
Q1720487 Farmácia
Com base nessas diretrizes, que são agravadas pelo cenário de pandemia, os proprietários de farmácias devem estar atentos às recomendações de higienização dos ambientes. Em conformidade com os apontamentos do Ministério da Saúde (MS), algumas recomendações para a limpeza dos estabelecimentos são:

I. Produtos para limpeza: As substâncias indicadas para limpeza e desinfecção dos ambientes são, principalmente, solução de hipoclorito 1%, álcool 70% e detergentes que contenham cloro ativo. Além disso, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) recomenda água sanitária e desinfetantes em geral, para higienização de superfícies e objetos.

II. Higienização das roupas: as autoridades de saúde recomendam que as vestimentas dos profissionais sejam esterilizadas, ao menos, duas vezes por semana. No entanto, o funcionário deve trocar de roupa, imediatamente, caso tenha contato com algum paciente, supostamente, infectado. Para a esterilização, é recomendado que a lavagem seja feita com água quente, em 75 graus, deixando de molho por 30 minutos. Caso seja necessário um procedimento mais rápido, a temperatura pode ser aumentada para 80 graus, deixando em repouso por 10 minutos.

III. Utensílios para instrumentação clínica: objetos como estetoscópios, termômetros, glicosímetros, aparelho de pressão, balanças, entre outros, que fazem parte do cotidiano das farmácias, devem ser higienizados com álcool líquido 70% após cada utilização.

IV. Ambientes da farmácia e aparelhos: chão, banheiros, pias, balcão, além de equipamentos como refrigerados e ar-condicionado, por exemplo, devem ser desinfetados com cloro ativo ou solução hipoclorito 1%. Esse procedimento de limpeza deve ser realizado, ao menos, uma vez ao dia.

V. Armazenamento de produtos de limpeza e precauções: os utensílios utilizados para limpeza da farmácia devem ser guardados em uma área própria, separadamente, dos demais ambientes da unidade de saúde. Durante a aplicação desses produtos, a recomendação é seguir os apontamentos do fabricante. Além disso, o uso de luvas e óculos de proteção também são indicados para o manuseio de muitas desses objetos e substâncias.

Estão CORRETAS:
Alternativas
Q1720488 Farmácia
Para que um medicamento atue e produza seus efeitos característicos, deve primeiro ser absorvido e então atingir uma concentração eficiente em seu local de ação. A absorção da droga geralmente é definida como a passagem da droga de seu local de administração para a corrente sanguínea.

“Estes tipos de absorção são usados para transportar fármacos excepcionalmente grandes através da membrana celular. A endocitose envolve o engolfamento de moléculas do fármaco pela membrana e seu transporte para o interior da célula pela compressão da vesícula cheia de fármaco”.

Sobre os tipos de absorção de medicamentos descrito anteriormente, assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1720489 Farmácia
São armazenados sob refrigeração (temperatura entre 2 a 8ºC) com monitoramento diário de temperatura máxima e mínima atingida no período, a fim de manter a integridade do ativo. Esse refrigerador é exclusivo para guarda de matérias-primas e produtos farmacêuticos.

A descrição anterior relaciona com a forma de armazenar um determinado tipo de produto é:

Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1720490 Farmácia
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera alarmante a situação criada pelo mau uso dos antibióticos e que é preciso revertê-la. Para tanto, existem recursos que não podem ser negligenciados.

I. Antibióticos só devem ser utilizados sob orientação médica para tratamento de infecção por bactérias. Não fazem o menor efeito nas infecções por vírus ou outros micro-organismos patogênicos.

II. Antibióticos só devem ser usados nas doses prescritas e no prazo determinado pelo médico. Em geral, as primeiras doses eliminam as bactérias mais frágeis e os sintomas melhoram. Se o tratamento for interrompido nesse momento, as mais fortes ganham espaço para continuar se multiplicando e transmitindo a resistência aos antibióticos para bactérias da mesma geração e das gerações seguintes.

III. Descarte os antibióticos com prazo de validade vencido e as sobras de medicamento para não correr o risco de utilizá-los em outra ocasião, quando podem ter perdido o efeito desejado.

IV. Evitar bebidas alcoólicas para não sobrecarregar o fígado, uma vez que é nesse órgão que tanto o álcool quanto a maior parte dos antibióticos são metabolizados. Não é que o álcool corte o efeito do remédio, mas pode alterar os níveis de sua concentração no sangue.

V. Substituir, sempre que possível, na hora de medicar as crianças, os antibióticos à base de tetraciclina, que podem afetar a coloração dos dentes em formação, por produtos equivalentes que não apresentem esse efeito colateral.

Estão CORRETAS:
Alternativas
Q1720491 Farmácia
A farmacovigilância consiste da ciência e das atividades relativas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou quaisquer outros possíveis problemas relacionados a medicamentos.

Sobre os objetivos de Farmacovigilância, analise os itens:

I. Melhorar o cuidado com o paciente e a segurança em relação ao uso de medicamentos e a todas as intervenções médicas e paramédicas.

II. Melhorar a saúde pública e a segurança em relação ao uso de medicamentos.

III. Contribuir para a avaliação dos benefícios, danos, efetividade e riscos dos medicamentos, incentivando sua utilização de forma segura, racional e mais efetiva (inclui-se o uso custoefetivo).

IV. Promover a compreensão, educação e capacitação clínica em farmacovigilância e sua comunicação efetiva ao público.

Estão CORRETAS:
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: C
4: E
5: E
6: E
7: A
8: A
9: D
10: E