Questões de Concurso Público Prefeitura de Santa Terezinha - PB 2022 para Técnico em Enfermagem
Foram encontradas 10 questões
São “doenças crônicas” nas quais demonstra-se papel suspeito de um ou mais agentes infecciosos, EXCETO:
A tuberculose (TB) é uma doença causada por uma bactéria, Mycobacterium tuberculosis (também conhecida como bacilo da tuberculose ou bacilo de Koch), de notificação compulsória em todo território nacional e de investigação obrigatória. Um desafio para os serviços de saúde é detectar precocemente e tratar corretamente a TB, garantindo a qualidade do cuidado às pessoas. Sintomas como tosse, febre ao entardecer, suor noturno, emagrecimento e cansaço/fadiga podem ser tuberculose. Dessa forma, o Ministério da Saúde recomenda a busca ativa por sintomático respiratório, sendo uma atividade de saúde pública fundamental neste contexto.
Considerando esta patologia, julgue as informações abaixo:
I. A tuberculose óssea é mais comum em crianças (10% a 20% das lesões extrapulmonares na infância) ou em pessoas entre a quarta e a quinta década de vida.
II. A polirresistência é a resistência a dois ou mais fármacos antiTB, exceto à associação rifampicina e isoniazida.
III. Os sintomas clássicos da tuberculose pulmonar são: tosse persistente seca ou produtiva, febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento.
Está(ão) INCORRETA(S):
A hanseníase é uma doença crônica, infectocontagiosa, cujo agente etiológico é o Mycobacterium leprae, um bacilo álcool-ácido resistente, fracamente gram-positivo, que infecta os nervos periféricos e, mais especificamente, as células de Schwann. A doença acomete principalmente os nervos superficiais da pele e troncos nervosos periféricos, mas também pode afetar os olhos e órgãos internos.
A respeito da hanseníase, julgue os itens abaixo:
I. A bactéria é transmitida pelas vias respiratórias (pelo ar), e não pelos objetos utilizados pelo paciente. Estima-se que a maioria da população possua defesa natural (imunidade) contra o M. leprae.
II. Os principais sinais e sintomas da hanseníase são: áreas da pele, ou manchas esbranquiçadas (hipocrômicas), acastanhadas ou avermelhadas, com alterações de sensibilidade ao calor e/ou dolorosa, e/ou ao tato.
III. O tratamento da hanseníase é realizado através da associação de medicamentos (poliquimioterapia –PQT) conhecidos como Rifampicina, Dapsona e Clofazimina.
IV. No teste de sensibilidade utiliza-se um conjunto de monofilamentos de Semmes-Weinstein (6 monofilamentos: 0,05g, 0,2g, 2g, 4g, 10g e 300g).
Assinale a alternativa CORRETA é:
A Rubéola é uma doença exantemática viral aguda, caracterizada por febre baixa e exantema maculopapular, que se inicia na face, couro cabeludo e pescoço, espalhando-se para tronco e membros.
Sobre essa patologia, considere V para as sentenças VERDADEIRAS e F para as FALSAS.
( ) O exantema é, precedido, em 5 a 10 dias, por linfadenopatia generalizada, principalmente sub-ocipital, pós-auricular e cervical posterior. Adolescentes e adultos podem apresentar poliartralgia, poliartrite, conjuntivite, coriza e tosse.
( ) Apresenta como agente etiológico - Vírus DNA, gênero Rubivirus, família Togaviridae. Reservatório. E tem seu Modo de transmissão direto, pelo contato com secreções nasofaríngeas de pessoas infectadas.
( ) A rubéola apresenta período de incubação de 14 a 21 dias, com duração média de 17 dias, podendo variar de 12 a 23 dias.
A sequência CORRETA e:
A estrutura da Rede de Frio permeia as três esferas administrativas organizando-se em instâncias com fluxos de distribuição e armazenamento basicamente verticalizados. Contudo, a depender de situações epidemiológicas e/ou emergenciais específicas podem ocorrer de forma horizontalizada.
Tendo em vista os insumos aplicáveis à Cadeia de Frio julgue os itens abaixo:
I. As bobinas reutilizáveis são recipientes constituídos de material plástico (geralmente polietileno), contendo gel à base de celulose vegetal em concentração não tóxica e água (bobina reutilizável de gel) ou apenas água (bobina reutilizável de água).
II. Pode-se utilizar água com sal para completar o volume das bobinas.
III. A ambientação precede o acondicionamento de imunobiológicos em caixas térmicas, cuja temperatura de conservação está fixada de acordo com a carga de vacinas que necessitam de ser refrigeradas: (+2ºC a +10ºC) e as congeladas (25ºC a -15ºC).
Está(ão) INCORRETO(S):
A Leishmaniose Tegumentar Americana é doença infecciosa, não contagiosa, causada por protozoários do gênero Leishmania, de transmissão vetorial, que acomete pele e mucosas. É primariamente uma infecção zoonótica que afeta outros animais que não o homem, o qual pode ser envolvido secundariamente.
Em relação a essa patologia, assinale a alternativa CORRETA:
A respeito da oxigenioterapia, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:
A CME é a unidade dentro do hospital responsável pelo processamento e limpeza de produtos para a saúde que serão utilizados em todos os setores do hospital. É o local destinado para a limpeza, preparo, acondicionamento, esterilização, guarda e distribuição dos artigos médico-hospitalares.
A respeito do CME, analise os itens abaixo:
I. Na CME classe II, realiza-se o processamento de produtos para a saúde não críticos, semi-críticos e críticos de conformação complexa e não complexa, passiveis de processamento.
II. Materiais de formação complexa possuem lúmen inferior a três milímetros e/ou com fundo cego, espaços internos de difíceis acessos para a fricção direta, reentrâncias ou válvulas.
III. Materiais de formação não complexa possuem superfícies internas e externas acessíveis a escovação no processo de limpeza e tem diâmetros igual a três milímetros nas estruturas tubulares.
IV. São informações essenciais para o rótulo de identificação da embalagem de esterilização: I - nome do produto; II - número do lote; III - data da esterilização; IV - data limite de uso.
Está(ão) CORRETOS:
Com base nas formas de bandagem e suas utilizações, assinale a alternativa CORRETA que corresponde a uma forma em que a sua aplicação ocorre em regiões ovoides como cabeça e cotos de membros ou segmentos amputados.
Os curativos são um meio terapêutico que consiste na limpeza e na aplicação de uma cobertura estéril em uma ferida. Eles têm a finalidade de promover a rápida cicatrização e prevenir a contaminação ou infecções.
Em relação as coberturas, analise os itens abaixo:
I. O HIDROGEL SEM ALGINATO DE CÁLCIO E SÓDIO é uma cobertura de gel transparente e incolor composto por água e no mínimo carboximetilcelulose indicado para feridas abertas com tecido vitalizado ou desvitalizado; queimaduras de 2º e 3º grau e úlceras venosas e lesão por pressão.
II. O HIDROCOLÓIDE EM PLACA é um curativo estéril recortável composto internamente por no mínimo carboximetilcelulose. Camada externa composta por espuma ou filme de poliuretano, impermeável indicado para lesões vitalizadas ou com necrose com pouco/médio exsudato. Ex: escoriações, queimaduras de 1º e 2º grau e skin tears (lesões por fricção e pequenos traumas em pele).
III. O – ÁCIDO GRAXO ESSENCIAL – AGE é um curativo de óleo vegetal composto de ácido linoleico, ácido caprílico, ácido cáprico, vitamina A, E e lecitina de soja indicado para feridas agudas ou crônicas com perda de tecido superficial ou parcial.
IV. O CURATIVO DE CARVÃO ATIVADO COM PRATA (RECORTÁVEL) é um curativo composto por carvão ativado, impregnado por íons de prata indicado para feridas altamente colonizadas ou infectadas, neoplásicas, pé diabético, crônicas ou agudas.
Estão CORRETAS: