Questões de Concurso Público Prefeitura de Várzea - PB 2022 para Odontólogo
Foram encontradas 15 questões
A prevenção das doenças bucais está associada a três níveis de prevenção, de acordo com o modelo proposto por Leavell e Clark. Em relação à doença periodontal, são exemplos dos níveis de prevenção primária, secundária e terciária, respectivamente:
Observe a figura a seguir.
Fonte: LIMA, José Eduardo de Oliveira. Cárie dentária: um novo conceito. Rev Dent Press Ortodon Ortop Facial, v. 12, n. 6, 2007. (Adaptado).
De acordo com Ernest Newbrun (1983) a patogênese da doença cárie é resultante da interação crônica entre os seus fatores etiológicos determinantes. Neste contexto, a intersecção dos fatores etiológicos apresentados no diagrama que segue, resultará em
Paciente de 17 anos de idade, compareceu ao consultório odontológico apresentando lesão cariosa na região oclusal do dente 36. A profundidade da lesão cariosa equivale ao número 4 da representação esquemática a seguir. Para a proteção do complexo dentinopulpar deste dente, recomenda-se o uso de
Disponível em: Acesso emhttps://dentisticahoje.blogspot.com/2017: 4 de setembro de 2022.
Paciente do sexo feminino, melanoderma, 48 anos de idade, compareceu ao consultório odontológico apresentando a lesão evidenciada na figura a seguir. Esta lesão é assintomática, não gera expansão óssea e foi identificada ao caso, durante a realização de exames radiográficos para documentação ortodôntica. Qual é o diagnóstico clínico e a conduta para este caso?
Fonte: NELSON, Brenda L & PHILLIPS, Billy J. Head and Neck Pathology, v. 13, n. 4, 2019.
Diante de um acidente com material perfurocortante contaminado com sangue ou fluido orgânico durante o atendimento odontológico, o cirurgião-dentista deve
Paciente compareceu ao consultório odontológico apresentando dor espontânea, latejante e localizada na região do dente 44. Ao exame intrabucal, observa-se que a gengiva vestibular do referido dente se apresenta eritematosa, edemaciada e brilhante. Durante a palpação da região, notase drenagem de secreção purulenta via sulco gengival. Durante o exame de sondagem, pode-se observar a presença de bolsa periodontal mesiovestibular de 6mm. Qual é o diagnóstico clínico e a conduta para a condição apresentada pelo paciente?
Paciente comparece ao consultório odontológico apresentando o dente 37 com extensa destruição coronária por lesão cariosa. O exame radiográfico periapical, revelou lesão de furca importante associada ao referido dente. O plano de tratamento estabelecido para o paciente foi a exodontia do dente 37. Para realizar este procedimento cirúrgico, faz-se uso do:
Utilize o caso clínico que segue para responder às questões 43 e 44:
Paciente, 54 anos de idade, trabalhador rural e tabagista, procurou atendimento odontológico apresentando lesões sintomáticas, com aspecto de pontilhado hemorrágico, em cavidade bucal. Relata que as lesões tiveram início há 40 dias, apresentando uma piora clínica. Relata dificuldade de realizar higiene bucal e cansaço ao mínimo esforço. As imagens clínicas são as seguintes:
A lesão fundamental evidenciada nas imagens clínicas do caso é:
Utilize o caso clínico que segue para responder às questões 43 e 44:
Paciente, 54 anos de idade, trabalhador rural e tabagista, procurou atendimento odontológico apresentando lesões sintomáticas, com aspecto de pontilhado hemorrágico, em cavidade bucal. Relata que as lesões tiveram início há 40 dias, apresentando uma piora clínica. Relata dificuldade de realizar higiene bucal e cansaço ao mínimo esforço. As imagens clínicas são as seguintes:
Considerando as informações clínicas e as imagens apresentadas, a hipótese de diagnóstico para o caso apresentado é de:
Para o atendimento de crianças com quadro clínico de Pulpite, o anestésico local, sem vasoconstritor, melhor indicado é a
Quais são as estruturas anatômicas que podem ser projetadas em uma radiografia periapical realizada na região de molares inferiores esquerdo?
Após uma queda acidental durante um jogo de futebol, paciente compareceu ao consultório odontológico apresentando o dente 21 fora do plano oclusal, assintomático, sem mobilidade, e que, à percussão, emite um som metálico. Durante a avaliação radiográfica não foi evidenciada a imagem do espaço do ligamento periodontal. Qual é o diagnóstico associado ao dente 21?
Observe a figura que segue.
Fonte> ABRAHAMSOHN, Paulo & FREITAS, Vanessa. Disponível em: < https://mol.icb.usp.br/index.php/13-3-6-odontogenese/> Acesso em: 4 set. 2022.
De acordo com a fotomicroscopia apresentada, da fase da odontogênese, o nome da estrutura apontada pela seta e o tecido dentário que será originado da estrutura apontada são, respectivamente:
Paciente do sexo masculino, 28 anos, nadador em competições nacionais, procurou atendimento odontológico devido à desgastes dentários como mostra figura que segue. Ele relata utilizar escova de cerdas médias para higiene dentária.
Fonte: SALEM, Mennatallah N & HAFEZ, Shereen. Clinical, Cosmetic and Investigational Dentistry, v. 24, n. 13, 2021.
De acordo com estas informações e com a imagem clínica desse paciente, o diagnóstico e o tratamento para a lesão não cariosa evidenciada no dente 11 é:
Fonte: LUDOVICHI, Fernando Felipe et al. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, n. 12, 2018. (Adaptado).
O diagnóstico da síndrome e a característica clínica apontada pela seta na imagem são, respectivamente: