Questões de Concurso Público Prefeitura de Várzea - PB 2022 para Terapeuta Ocupacional

Foram encontradas 8 questões

Q2401783 Terapia Ocupacional

O desenvolvimento por estádios sucessivos realiza em cada um desses estádios um “patamar de equilíbrio” constituindo-se em “degraus” em direção ao equilíbrio final: assim que o equilíbrio é atingido num ponto a estrutura é integrada em novo equilíbrio em formação. Os diversos estádios ou etapas surgem, portanto, como consequência das sucessivas equilibrações de um processo que se desenvolve no decorrer do desenvolvimento. Seguem o itinerário equivalente a um “creodo” (sequência necessária de desenvolvimento) e supõem uma duração adequada para a construção das competências cognitivas que os caracterizam, sendo que cada estádio resulta necessariamente do anterior e prepara a integração do seguinte.

O “creodo” é, então, o caminho a ser percorrido na construção da inteligência humana, que vai do período sensório-motor aos Períodos simbólico ou préoperatório, lógico-concreto e forma.l


O período lógico-concreto é de

Alternativas
Q2401785 Terapia Ocupacional

A terapia ocupacional atende desde recém-nascidos até idosos. “Qualquer pessoa que apresente alterações em seu desempenho ocupacional e/ou tenha dificuldades para realizar atividades cotidianas pode ser indicada para fazer terapia ocupacional.


São pacientes que comumente se beneficiam com a assistência de um terapeuta ocupacional:


I. Criança com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor.

II. Adulto que sofreu um acidente e teve a sua mão amputada.

III. Pessoa que sofre de algum transtorno mental, como a depressão.


Está(ão) CORRETO(S):

Alternativas
Q2401786 Terapia Ocupacional

A intervenção do Terapeuta Ocupacional na APS, no cenário da COVID-19, envolve:


I. Acolher/demanda: é um dispositivo efetivo, pois facilita o acesso e favorece o vínculo e a intervenção em tempo oportuno; há o acolhimento no qual é realizada a triagem para determinar se o usuário é suspeito ou não.

II. Orientar e auxiliar na organização da quarentena, no sentido de reorganização da dinâmica familiar e reestruturação da rotina com atividades significativas e oportunas que podem ser desenvolvidas em quarentena; orientar sobre o autocuidado e em relação aos cuidados de higienização, com a finalidade de garantir a saúde e minimizar o risco de contágio de outros residentes do domicílio.

III. Monitorar os pacientes com síndrome gripal, suspeitos e confirmados de COVID-19 na APS/ESF: o terapeuta ocupacional pode realizar o monitoramento dos pacientes que estão em quarentena, tanto em relação às suas condições clínicas, como para oferecer suporte na reorganização do cotidiano do paciente e das atividades do núcleo familiar.

IV. Oferecer Suporte psicossocial: o terapeuta ocupacional pode oferecer suporte psicoemocional e social ao paciente que está em distanciamento social e que apresente demandas relacionadas ao manejo de sintomas e do sofrimento.

V. Intervenção com população em situação de abrigamento (crianças, pessoas com deficiência, população de rua) ou instituições de longa permanência para idosos (ILPI).


Estão CORRETOS:

Alternativas
Q2401787 Terapia Ocupacional

Sobre a Cinesiologia analise os itens a assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Q2401789 Terapia Ocupacional

A respeito da Terapia Ocupacional na atenção à pessoa com deficiência, analise os itens abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Q2401790 Terapia Ocupacional

O tratamento psicológico com evidência de eficácia, segundo a Associação Americana de Psiquiatria, é a terapia de intervenção comportamental — aplicada por psicólogos. A mais usada delas é o ABA (sigla em inglês para Applied Behavior Analysis — em português, análise aplicada do comportamento). Como o tratamento para autismo é interdisciplinar, ou seja, além da psicologia, pacientes podem se beneficiar com intervenções de fonoaudiologia, terapia ocupacional, entre outros profissionais.


Sobre os sinais e sintomas de autismo, entre outras, analise os itens:


I. Manter contato visual por mais de 2 segundos.

II. Isolar-se ou não se interessar por outras crianças.

III. Atende quando chamado pelo nome.

IV. Ser muito preso a rotinas a ponto de entrar em crise.

V. Não brincar com brinquedos de forma convencional.

VI. Fazer movimentos repetitivos sem função aparente.


Estão CORRETOS:

Alternativas
Q2401791 Terapia Ocupacional

O diagnóstico de autismo traz sempre sofrimento para a família inteira. Por isso, as pessoas envolvidas – pais, irmãos, parentes – precisam conhecer as características do espectro e aprender técnicas que facilitam a autossuficiência e a comunicação da criança e o relacionamento entre todos que com ela convivem.


São Recomendações para lidar com o autismo, EXCETO:

Alternativas
Q2401794 Terapia Ocupacional

A avaliação do Terapeuta Ocupacional com o idoso deve abranger vários fatores, olhando o indivíduo como um todo; os aspectos físicos, psíquicos, cognitivos e sociais se relacionam. Também se considera importante a presença de familiares e cuidadores/responsáveis por esse idoso para traçar um perfil de tratamento ideal para suas demandas e com componentes de sua história de vida.


São alguns dos objetivos da Terapia Ocupacional no cuidado com a pessoa idosa:


I. Melhorar ou manter a independência e autonomia pelo maior tempo possível.

II. Otimizar suas habilidades residuais (motoras, perceptivas, cognitivas, psicossociais).

III. Otimizar o suporte familiar.

IV. Resgatar ou aprimorar vínculos sociais.

V. Sugerir adaptações no ambiente.


Estão CORRETAS:

Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: A
4: B
5: D
6: C
7: E
8: B