Questões de Concurso Público Prefeitura de Alhandra - PB 2024 para Biomédico
Foram encontradas 7 questões
Sobre a Coprocultura, assinale (V) para as alternativas VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS:
( ) Para realizar esse exame é recomendado que a pessoa evacue e leve em até 24 horas as fezes devidamente armazenadas ao laboratório para que seja feita a análise e possa ser identificada a bactéria responsável pela alteração gastrointestinal, além de também serem identificadas as bactérias que fazem parte da microbiota normal do intestino.
( )Acoprocultura serve para diagnostica infecção intestinal e intoxicação alimentar, já que permite identificar a presença de microrganismo responsáveis por essas alterações, principalmente bactérias, como Salmonella spp., Campylobacter spp., e Escherichia coli.como Salmonella spp., Campylo bacter spp., e Escherichia coli.
( ) Na maioria dos casos, além de solicitar a coprocultura o médico também solicita a realização do exame parasitológico de fezes, que é um exame que identifica a presença de parasitas nas fezes que também são responsáveis por sintomas gastrointestinais, como Giardia lamblia, Entamoebahistolytica, Taenia sp. e Ancylostomaduodenale, por exemplo.
( )Para fazer a coprocultura é recomendado que a pessoa colete as fezes, que não tiverem entrado em contato com a urina ou com o vaso. Caso seja visualizado sangue, muco ou outras alterações nas fezes, é recomendado que essa parte seja descartada, para não afetar o resultado do exame.
A sequência CORRETA é:
Sobre a Baciloscopia de Escarro é indicada nas seguintes condições:
I. No sintomático respiratório, durante estratégia de busca ativa.
II. Em caso de suspeita clínica e/ou radiológica de TB pulmonar, independentemente do tempo de tosse.
III. Para acompanhamento e controle de cura em casos pulmonares com confirmação laboratorial.
Estão CORRETAS:
Assinale a alternativa CORRETA:
I. É um exame de sangue solicitado para investigar lesões que comprometem o funcionamento normal do fígado, como hepatite ou cirrose, por exemplo.
II. A transaminase oxalacética, ou aspartato aminotransferase, é uma enzima presente principalmente no fígado, músculos e coração e, por isso, normalmente se encontra elevada devido a problemas no fígado e condições como infarto, isquemia e lesões musculares.
III. Como marcador da saúde do fígado, a AST, normalmente é dosada junto com a ALT, uma enzima que também é utilizada para complementar a avaliação deste órgão.
IV. O valor de referência da AST é entre 5 e 40 U/L de sangue, podendo variar de acordo com o laboratório.
Estão CORRETAS: