Questões de Concurso Público Prefeitura de Alhandra - PB 2024 para Médico
Foram encontradas 7 questões
“Compara-se a ocorrência da doença/condição relacionada à saúde e a exposição de interesse entre agregados de indivíduos (populações de países, regiões ou municípios, por exemplo) para verificar a possível existência de associação entre elas. Em um estudo típico, medidas de agregados da exposição e da doença são comparadas. Nesse tipo de estudo, não existem informações sobre a doença e exposição do indivíduo, mas do grupo populacional como um todo”.
O Tipo de estudo epidemiológico que o texto faz referência, é:
Dentre as Doenças Endócrinas podemos citar, EXCETO:
De acordo com as rotulagens os medicamentos apresentam as seguintes definições:
I. Embalagem primária: embalagem que não mantém contato direto com o medicamento.
II. Embalagem secundária: embalagem externa do produto, que está em contato com a embalagem primária ou envoltório intermediário, podendo conter uma ou mais embalagens primárias.
III. Rótulo: identificação impressa ou litografada, bem como dizeres pintados, aplicados diretamente sobre recipientes, vasilhames, invólucros, envoltórios ou qualquer outro protetor de embalagem.
Estão CORRETAS:
Assinale a 2ª coluna de acordo com a 1ª:
(1)Giardia lamblia. (2)Enterobius vermicularis. (3)Ascaris lumbricoides. (4)Trichuris trichiura.
( )Pode cursar com queixas inespecíficas de dor ou desconforto abdominal e sintomas de malabsorção quando a infecção é prolongada. Na fase de migração larvar pode haver envolvimento pulmonar, sob a forma de pneumonite transitória aguda com febre e eosinofilia (Síndrome de Löffler), que pode ocorrer semanas antes da sintomatologia gastrointestinal. A obstrução intestinal alta é a complicação mais frequente em parasitações volumosas. A migração dos vermes adultos através da parede intestinal pode provocar colecistite, colangite, pancreatite de causa obstrutiva e peritonite.
( ) Possui um amplo espectro clínico incluindo ausência de sintomas, diarreia aguda com ou sem vômitos e diarreia crónica. A diarreia crônica associa-se frequentemente a sintomas de malabsorção intestinal (fezes fétidas, flatulência, distensão abdominal), anorexia, má progressão ponderal ou perda de peso e anemia.
( )Os indivíduos afetados podem manter-se assintomáticos, desenvolver um quadro disentérico (dor abdominal, tenesmo, diarreia mucosanguinolenta) ou colite crónica, frequentemente com tenesmo e prolapso retal. Pode manifestar-se por anemia
( ) Predomina o prurido anal noturno, por vezes com agitação importante. São causa frequente de vulvovaginite. A eventual relação causal com alguns sintomas como bruxismo, enurese noturna e perda de peso nunca foi confirmada.
A sequência CORRETA é:
Sobre a Síndrome de hiper-IgD, é CORRETO afirmar que:
I. É uma disfunção autossômica recessiva rara, com crises de febre e calafrios que começam no primeiro mês de vida.
II. Os episódios geralmente duram 4 a 6 dias e podem ser desencadeados por estresse fisiológico, como vacinação ou pequenos traumas.
III. O diagnóstico é principalmente clínico e inclui níveis séricos de IgD e, possivelmente, exame genético.
IV. Os ataques podem ser evitados com inibidores da interleucina-1 (anacinra ou canakinumabe). Os sintomas podem ser tratados com AINEs, corticoides e anacinra.
Estão CORRETAS: