Questões de Concurso Público Prefeitura de Alhandra - PB 2024 para Técnico em Enfermagem
Foram encontradas 12 questões
I. No campo da saúde, a vigilância está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças.
II. A vigilância epidemiológica reconhece as principais doenças de notificação compulsória e investiga epidemias que ocorrem em territórios específicos.
III. A vigilância ambiental se dedica às interferências dos ambientes físico, psicológico e social na saúde.
IV. As ações de vigilância sanitária dirigem-se, geralmente, ao controle de bens, produtos e serviços que oferecem riscos à saúde da população, como alimentos, produtos de limpeza, cosméticos e medicamentos.
V. Realiza a fiscalização de serviços de interesse da saúde, como escolas, hospitais, clubes, academias, parques e centros comerciais, e ainda inspecionam os processos produtivos que podem pôr em riscos e causar danos ao trabalhador e ao meio ambiente.
VI. Na área de saúde do trabalhador realiza estudos, ações de prevenção, assistência e vigilância aos agravos à saúde relacionados ao trabalho.
Estão CORRETAS:
1. Cidadania.
2. Participação Social.
3. Participação Cidadã.
4. Participação Comunitária.
( ) È considerada na Constituição Federal uma das formas mais avançadas de democracia, pois determina uma nova relação entre o Estado e a Sociedade, de maneira que as decisões sobre as ações na saúde deverão ser negociadas com os representantes da sociedade, uma vez que eles conhecem a realidade da saúde das comunidades.
( ) Significa o conjunto de direitos e deveres pelo qual o cidadão está sujeito no seu relacionamento com a sociedade em que vive.
( ) É a redistribuição de poder que permite aos cidadãos, excluídos dos processos políticos e econômicos, serem ativamente incluídos.
( ) É um termo que lança um olhar mais amplo sobre o tema, em que a comunidade pode participar na política, economia, saúde, etc. O fruto dessa participação é um benefício universal.
Assinale a sequência CORRETA é:
Sobre as medidas de prevenção e controle: Prépatogênese e Patogênese, analise os itens a seguir:
I. Pré-patogênese (anterior ao adoecimento) – fatores de naturezas diversas (climático, biológico, ecológico, fisiológico, imunológico, social, cultural e econômico) compõem a rede causal de interações modificando as condições de saúde segundo o lugar, o tempo e a pessoa resultando no estímulo à doença.
II. Patogênese – tem início com a primeira interação entre o estímulo à doença e o organismo da pessoa, antes de qualquer manifestação perceptível (patogênese precoce). O aparecimento de distúrbios de forma e de função – produtores de sinais e sintomas – permite perceber a doença, demarcando o horizonte clínico.
III. O processo de patogênese resulta em: recuperação ou cronificação ou invalidez ou morte. Neste período a prevenção consiste no diagnóstico precoce, no pronto atendimento e na limitação dos danos e sequelas através do tratamento (prevenção secundária). Na convalescência e, na eventualidade de cronificação ou invalidez, têm lugar medidas de reabilitação (prevenção terciária).
Está(ão) CORRETO(S):
O conceito faz referência à:
Assinale a alternativa CORRETA:
1. Farmaco.
2. Droga.
3. Remédio.
4. Placebo.
5. Tóxico.
6. Medicamento.
( ) Substância química simples ou composta, de origem variada e utilizada para vários fins, que em dose tão pequena, que não sirva como alimento, pode produzir alterações somáticas ou fundamentais no organismo, benéfica ou maléfica.
( ) É a droga que atuando no organismo vivo, produz efeitos nocivos.
( ) São substâncias utilizadas com intenção terapêutica ou profilática. É a droga que atuando no organismo vivo é capaz de modificar parâmetros fisiológicos.
( ) É a droga inativa, ou substâncias inativas, para satisfazer a necessidade psicológica do paciente.
( ) É o preparado farmacêutico, adequado à via de administração, local de ação, etc. Pode conter um ou mais fármacos.
( ) É um termo de conceito amplo, significando tudo aquilo que é utilizado como solução ou “jeito” para resolver um determinado problema, portanto sem definição e utilização científica.
São informações relevantes que podem comprometer o resultado dos exames laboratoriais, como:
I. Ausência do jejum solicitado.
II. Tabagismo.
III. Atividade física.
IV. Uso de medicamentos.
V. Horário da coleta.
Estão CORRETAS:
I. Anamnese completa: Queixas e questionamentos.
II. Atualização da caderneta vacinal.
III. Análise de exames anteriores, prescrição de novos exames e suplementação (Sulfato ferroso e Ácido fólico).
IV. Elaboração conjunta do Plano de parto.
V. Exame obstétrico (medida da altura de fundo uterino, ausculta dos batimentos cardiofetais e realização das Manobras de Leopold).
Estão CORRETAS:
I. Não utilizar em conjunto com sabonetes, pomadas, óleos ou enzimas.
II. Não associar com tensoativos aniônicos.
III. Não utilizar em cartilagem hialina.
IV. Drenos.
Estão CORRETAS:
I. Duas doses (aos 6 e 7 meses de idade), respeitando os intervalos mínimos recomendados (4 semanas entre a 1ª e 2ª dose).
II. Para indivíduos imunocomprometidos, o esquema vacinal é de duas doses (aos 6, 7 meses).
III. Caso não tenha iniciado e/ou completado o esquema primário até os 7 meses de idade, a vacina poderá ser administrada até 4 anos, 11 meses e 29 dias, conforme histórico vacinal.
Está(ão) CORRETO(S):
As principais sequelas são, entre outras, EXCETO: