Questões de Concurso Público Prefeitura de Alhandra - PB 2024 para Técnico em Laboratório

Foram encontradas 9 questões

Q3035942 Técnicas em Laboratório

A microscopia óptica é uma técnica amplamente utilizada, permitindo a visualização de estruturas e células com alta resolução. Existem vários tipos de microscópios ópticos, cada um com suas próprias características e aplicações específicas.


O microscópio utiliza um sistema de varredura a laser para obter imagens tridimensionais da amostra. O funcionamento é parecido com o microscópio de fluorescência, mas difere por criar imagens tridimensionais.


O tipo de microscópio que o texto faz referência é:


Assinale a alternativa CORRETA: 

Alternativas
Q3035943 Técnicas em Laboratório

Uma transfusão de sangue é a transferência de sangue ou de um dos seus componentes de uma pessoa saudável (um doador) para uma pessoa doente (um receptor).

Sobre a Transfusão de sangue, é correto afirmar que: 


Imagem associada para resolução da questão


I. As transfusões são administradas para aumentar a capacidade do sangue de transportar oxigênio, restaurar a quantidade de sangue no corpo (volume sanguíneo) e corrigir problemas de coagulação.


II. O que determina o tipo sanguíneo é a presença de certos antígenos (moléculas complexas de açúcar ou proteína que podem desencadear uma resposta imune) na superfície dos glóbulos vermelhos.


III. Os antígenos de células sanguíneas incluem antígenos dos grupos sanguíneos A e B e fator Rh.


IV. O sangue pode ser Rh positivo (o fator Rh está presente na superfície dos glóbulos vermelhos) ou Rh negativo (o fator Rh está ausente).


Estão CORRETAS:

Alternativas
Q3035944 Técnicas em Laboratório

A gasometria arterial é um exame para o qual uma amostra de sangue é obtida diretamente de uma artéria. A principal finalidade desse teste é a avaliação dos níveis de oxigênio e gás carbônico no sangue. Quando esses níveis não estão normais, significa que a troca gasosa não está ocorrendo como deveria, o que pode representar um problema na função pulmonar.

Desse modo, os valores normais do exame gasometria arterial são:


I. pH: 7.35 – 7.45


II. PCO2 (pressão parcial de gás carbônico): 35 – 45 mmHg


III. Bicarbonato (HCO3): 22 – 26 mEq/L


IV. pO2 (pressão parcial de oxigênio): 80 – 100 mmHg


Estão CORRETAS:

Alternativas
Q3035945 Técnicas em Laboratório

Sobre o Sangue, é correto afirmar que, EXCETO: 

Alternativas
Q3035946 Técnicas em Laboratório

Cada componente celular do sangue apresenta uma quantidade considerada normal no organismo. No quadro a seguir, apresentam-se as quantidades esperadas de cada um desses componentes.

A partir destas quantidades pode-se afirmar que: 


I. Um número de hemácias abaixo do normal pode indicar, por exemplo, um caso de anemia.


II. O aumento do número de leucócitos, por sua vez, pode indicar alguma infecção, uma vez que nesse tipo de processo as células de defesa multiplicam-se para controlar um processo infeccioso.


III. A queda nas plaquetas está relacionada com diversas causas, como a dengue, por exemplo, e é responsável por um risco aumentado de hemorragias.


Estão CORRETAS.

Alternativas
Q3035947 Técnicas em Laboratório

Algumas substâncias podem impedir a coagulação do sangue após a sua retirada do interior dos vasos sanguíneos, embora não tenham essa propriedade quando administradas aos indivíduos. Essas substâncias são chamadas de anticoagulantes "in vitro". Esses anticoagulantes são utilizados pelos hemocentros, e laboratórios para impedir a coagulação do sangue coletado nas bolsas plásticas, para as transfusões. São compostos químicos conhecidos como agentes quelantes, ou seja, agentes que retiram o cálcio do sangue, mediante reação química.

Os agentes quelantes mais comuns são:


I. EDTA (ácido etilenodiamino tetra-acético).


II. ACD (mistura de ácido cítrico, citrato de sódio e dextrose).


III. CPD (citrato, fosfato e dextrose).


IV. CPDA-1 (citrato, fosfato, dextrose e adenina).


Estão CORRETAS. 

Alternativas
Q3035948 Técnicas em Laboratório

O sumário de urina é um exame muito utilizado na prática médica, sendo solicitado para avaliar o sistema urinário e renal. Com ele, pode-se identificar, por exemplo uma infecção urinária, uma hiperglicemia, indicativo de insuficiência renal, entre outros. No exame sumário de urina, avalia-se alguns parâmetros, dentre eles, podemos citar:


I. No aspecto físico, avalia-se a cor da urina, o odor, o aspecto e a densidade urinária.


II. No aspecto químico pode-se avaliar, pH, proteínas, glicose hemoglobina e mioglobina, bilirrubina e urobilinogênio, corpos cetônicos, esterase leucocitária e nitrito


III. Na Sedimentoscopia urinária observa-se células, cilindros, cristais. 


Estão CORRETAS.

Alternativas
Q3035949 Técnicas em Laboratório

É um exame que é feito para identificar a presença de bactérias ou fungos no sangue através da coleta do sangue para meios de cultura específicos. Esse exame é indicado em caso de suspeita de infecção no sangue, como febre e calafrios, por exemplo, em caso de endocardite, pneumonia grave ou meningite e quando a pessoa está em uso de cateter ou dreno.


A descrição refere-se à:

Alternativas
Q3035950 Técnicas em Laboratório

Sobre o Sistema ABO, é correto afirmar que:

Assinale a alternativa CORRETA:


I. Sistema descrito em 1900 por Karl Landsteiner, que, inicialmente, descreveu os grupos A, B e O. O fenótipo AB foi descrito apenas alguns anos depois, por Alfred Von Decastello.


II. Os grupos sanguíneos ABO são determinados por três alelos diferentes de um único gene: IA, IB e i. Esses três alelos são os responsáveis por garantir na espécie humana a presença de quatro fenótipos: sangue A, sangue B, sangue AB e sangue O. 


III. Os quatro grupos são caracterizados pela presença ou ausência de aglutinogênios em suas hemácias e de aglutininas no plasma sanguíneo. O alelo IA é responsável por garantir que o sangue tenha aglutinogênio A, enquanto o alelo IB é responsável pelo aglutinogênio B. O alelo i não é responsável pela produção de aglutinogênio.


IV. O sistema ABO é um exemplo clássico de alelos múltiplos (ou polialelia) e de codominância. É um caso de alelos múltiplos, pois apresenta três alelos diferentes de um único gene (IA, IB e i). A codominância, por sua vez, acontece, pois entre os alelos IA e IB não existe relação de dominância.


Estão CORRETAS: 

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: E
4: B
5: E
6: C
7: E
8: A
9: B