Questões de Concurso Público Prefeitura de Cabedelo - PB 2024 para Enfermeiro Intensivista
Foram encontradas 15 questões
I. "(...) o governo criou o Ministério do Trabalho, atrelando a ele Sindicatos e elaborou ampla legislação trabalhista. Regulamentando a relação entre o capital e o trabalho, o Estado criou condições indispensáveis para que a economia enfrentasse uma nova etapa, baseada na industrialização com objetivo de substituir importações. (...) No plano da política de saúde, pode-se identificar um processo de centralização dos serviços que objetivava dar um caráter nacional a esta política. Nesta época, uniformizou-se a estrutura dos departamentos estaduais de saúde do pais e houve um relativo avanço da atenção à saúde para o interior, com a multiplicação dos serviços de saúde.”
II. "Em relação às ações de saúde coletiva, esta é a época do auge do sanitarismo campanhista.(...) No período 38/45 o Departamento Nacional de Saúde é reestruturado e dinamizado, articulando e centralizando as atividades sanitárias de todo o País. Em 1942 é criado o Serviço Especial de Saúde Pública - SESP, com atuação voltada para as áreas não cobertas pelos serviços tradicionais”.
III. "(...)compreendendo a conjuntura de ascendência e hegemonia do Estado populista, observamos a criação dos institutos de seguridade social (Institutos de Aposentadorias e Pensões, IAPs), organizados por categorias profissionais. Tais institutos foram criados por Getúlio Vargas ao longo dos anos 30, favorecendo as camadas de trabalhadores urbanos mais aguerridas em seus sindicatos e mais fundamentais para a economia agroexportadora até então dominante”.
IV. "Diferentemente das CAPs, a administração dos IAPs era bastante dependente do Governo Federal. O conselho de administração, formado com a participação de representantes de empregados e empregadores, tinha uma função de assessoria e fiscalização e era dirigido por um presidente, indicado diretamente pelo Presidente da República. Há uma ampliação da Previdência com a incorporação de novas categorias não cobertas pelas CAPs anteriormente. (...) Do ponto de vista da concepção, a Previdência é claramente definida enquanto seguro, privilegiando os benefícios e reduzindo a prestação de serviços de saúde”.
Estão CORRETOS:
1. Secretaria de Saúde do Estado. 2. Secretaria de Saúde do Município. 3. Ministério da Saúde.
( )É o grande responsável pela estratégia nacional do SUS, seu planejamento, controle, avaliação e auditoria, bem como pela promoção da sua descentralização. Também cabem a definição e a coordenação dos serviços assistenciais de alta complexidade, redes nacionais de laboratórios, de sangue e hemoderivados em nível nacional. Uma terceira missão exclusiva é a regulação do setor privado, mediante a elaboração de normas, critérios e valores para remuneração dos serviços, bem como de parâmetros de cobertura assistencial.
( ) Está encarregada de planejar, programar e organizar uma rede regionalizada e hierarquizada de serviços, cujo funcionamento deve acompanhar, controlar e avaliar. Portanto, ao Estado também cabe coordenar os serviços assistenciais de alta complexidade, laboratórios de saúde pública e hemocentros sob a sua responsabilidade. No entanto, a Lei Orgânica da Saúde (LOAS) não faz referência a um papel estratégico do Estado, similar ao definido para o nível federal. Igualmente, não está prevista uma atuação reguladora dos serviços privados de saúde.
( ) Além, naturalmente, da gestão e execução das ações e serviços públicos de saúde, são confiados o seu planejamento, organização, controle e avaliação, inclusive a gestão dos laboratórios públicos de saúde e dos hemocentros. Também é exercido na celebração de contratos e convênios, controle, avaliação e fiscalização das atividades de iniciativa privada.
A sequência CORRETA é:
I. Conjunto de ações e serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento das intoxicações agudas e crônicas decorrentes da exposição a substâncias químicas.
II. Medicamentos.
III. Toxinas de animais peçonhentos e de plantas tóxicas.
Está(ão) CORRETO(S):
( )Deliberar sobre a metodologia pactuada na CIT para definição dos montantes a serem transferidos pelo Ministério da Saúde para Estados, Distrito Federal e Municípios para custeio das ações e serviços de saúde.
( )Acompanhamento das atividades das Unidades de Saúde e os atendimentos oferecidos, discutindo os problemas, avaliando a qualidade e resolutividade das mesmas.
( )Deliberar sobre as normas do SUS pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite (CIT).
( )Deliberar sobre o modelo padronizado do Relatório Anual de Gestão (RAG) da União, Estados, Distrito Federal e Municípios e do modelo simplificado desse relatório para os municípios com menos de 50 mil habitantes.
A sequência CORRETA é:
Considerando os sintomas mais comuns das variantes da COVID-19, estabeleça a relação e assinale:
1. ALFA 2. GAMA 3. DELTA 4. ÔMICRON
https://butantan.gov.br/noticias/conheca-os-sintomas-mais-comuns-daomicron-e-de-outras-variantes-da-covid-19
( )Sintomas mais comuns: cansaço extremo, dores pelo corpo, dor de cabeça e dor de garganta.
( )Sintomas mais comuns: coriza, dor de cabeça, espirros, dor de garganta, tosse persistente e febre.
( )Sintomas mais comuns: perda ou alteração do olfato, perda ou alteração do paladar, febre, tosse persistente, calafrios, perda de apetite e dores musculares.
( )Sintomas mais comuns: febre, tosse, dor de garganta, falta de ar, diarreia, vômito, dor no corpo, cansaço e fadiga.
A sequência CORRETA é:
1. Vírus. 2. Bactérias. 3. Fungos. 4. Protozoários. 5. Artrópodes.
( ) São organismos muito pequenos, embora maiores que os vírus, e visíveis somente ao microscópio. Apresentam formas variadas e pertencem ao reino Monera, portanto, seres unicelulares – procariontes.
( ) Nesse reino, muitos vivem como parasitas do ser humano, e de muitos mamíferos, sendo capazes de causar doenças graves – casos de Plasmodium Falsiparum, calsador da malária, e as diarreias amebianas provocadas pelas amebas.
( ) Não são considerados plantas porque não fazem fotossítese; nem animais porque não são capazes de se locomover à procura de alimentos. Absorvem do ambiente todos o nutrientes de que necessita para sobreviver.
( ) São animais metazoários, com simetria bilateral, com corpo formado por segmentos, com exoesqueleto quitinoso e com pernas ou patas articuladas, queparticipam na disseminação de doenças infectocontagiosas de diferentes maneiras.
( ) Não pertecem a nenhum reino. Não são considerados seres vivos, pois não são formados nem mesmo por uma célula completa, constituídos apenas pelo material genético( DNA ou RNA) e um revestimento(membrana) de proteina. Não dispõem de metabolismo próprio e são incapezes de se reproduzir fora de uma célula.
Assinale a sequência CORRETA:
I. A Terapia Intensiva é a única entre as especialidades da medicina. Enquanto outras especialidades restringem o foco de interesse a um sistema de corpo único ou a uma terapia específica, o cuidado crítico é direcionado a pacientes com um amplo espectro de doenças. Estes têm os denominadores comuns de exacerbação acentuada de uma doença existente, novos problemas agudos graves ou complicações graves da doença ou tratamento.
II. Pacientes com doença com risco de vida na UTI comumente desenvolvem falência de outros órgãos devido ao comprometimento hemodinâmico, efeitos colaterais da terapia e diminuição da reserva de função do órgão, especialmente aqueles que são idosos ou cronicamente debilitados. Por exemplo, a ventilação mecânica com pressão positiva está associada com a diminuição da perfusão dos órgãos.
III. A UTI (Unidade de Terapia Intensiva) foi criada com o objetivo de separar e monitorizar com maior atenção os pacientes graves, tanto clínicos quanto cirúrgicos. Essa unidade é controlada, ou seja, não permite livre acesso de qualquer profissional ou visitante do hospital, o que evita contaminação do ambiente, por exemplo.
IV. A UTI adulto admite pacientes graves com idade igual ou superior a 18 anos, podendo ainda admitir pacientes de 15 a 17 anos conforme normas intrínsecas da instituição assistente.
V. A UTI pediátrica cuida de pacientes crianças com até 18 anos de idade, sendo que a UTI neonatal costuma admitir recém-nascidos prematuros e lactentes com risco de vida que sofreram complicações no nascimento, por exemplo. Os pais ou responsáveis de menores internados nas UTI pediátrica ou neonatal possuem livre acesso para visitar e acompanhar seus filhos.
Estão CORRETOS:
Estas unidades podem atender grupos etários; a saber:
I. Neonatal - atendem pacientes de 0 a 28 anos.
II. Pediátrico - atendem pacientes de 28 dias a 14 ou 18 anos de acordo com as rotinas hospitalares internas.
III. Adulto - atendem pacientes maiores de 14 ou 18 anos de acordo com as rotinas hospitalares internas.
IV. Especializada - voltada para pacientes atendidos por determinada especialidade ou pertencentes a grupo específico de doenças.
Estão CORRETOS:
Assinale a alternativa CORRETA: