Questões de Concurso Público Prefeitura de Cabedelo - PB 2024 para Enfermeiro
Foram encontradas 15 questões
I. "(...) o governo criou o Ministério do Trabalho, atrelando a ele Sindicatos e elaborou ampla legislação trabalhista. Regulamentando a relação entre o capital e o trabalho, o Estado criou condições indispensáveis para que a economia enfrentasse uma nova etapa, baseada na industrialização com objetivo de substituir importações. (...) No plano da política de saúde, pode-se identificar um processo de centralização dos serviços que objetivava dar um caráter nacional a esta política. Nesta época, uniformizou-se a estrutura dos departamentos estaduais de saúde do pais e houve um relativo avanço da atenção à saúde para o interior, com a multiplicação dos serviços de saúde.”
II. "Em relação às ações de saúde coletiva, esta é a época do auge do sanitarismo campanhista.(...) No período 38/45 o Departamento Nacional de Saúde é reestruturado e dinamizado, articulando e centralizando as atividades sanitárias de todo o País. Em 1942 é criado o Serviço Especial de Saúde Pública - SESP, com atuação voltada para as áreas não cobertas pelos serviços tradicionais”.
III. "(...)compreendendo a conjuntura de ascendência e hegemonia do Estado populista, observamos a criação dos institutos de seguridade social (Institutos de Aposentadorias e Pensões, IAPs), organizados por categorias profissionais. Tais institutos foram criados por Getúlio Vargas ao longo dos anos 30, favorecendo as camadas de trabalhadores urbanos mais aguerridas em seus sindicatos e mais fundamentais para a economia agroexportadora até então dominante”.
IV. "Diferentemente das CAPs, a administração dos IAPs era bastante dependente do Governo Federal. O conselho de administração, formado com a participação de representantes de empregados e empregadores, tinha uma função de assessoria e fiscalização e era dirigido por um presidente, indicado diretamente pelo Presidente da República. Há uma ampliação da Previdência com a incorporação de novas categorias não cobertas pelas CAPs anteriormente. (...) Do ponto de vista da concepção, a Previdência é claramente definida enquanto seguro, privilegiando os benefícios e reduzindo a prestação de serviços de saúde”.
Estão CORRETOS:
1. Secretaria de Saúde do Estado. 2. Secretaria de Saúde do Município. 3. Ministério da Saúde.
( )É o grande responsável pela estratégia nacional do SUS, seu planejamento, controle, avaliação e auditoria, bem como pela promoção da sua descentralização. Também cabem a definição e a coordenação dos serviços assistenciais de alta complexidade, redes nacionais de laboratórios, de sangue e hemoderivados em nível nacional. Uma terceira missão exclusiva é a regulação do setor privado, mediante a elaboração de normas, critérios e valores para remuneração dos serviços, bem como de parâmetros de cobertura assistencial.
( ) Está encarregada de planejar, programar e organizar uma rede regionalizada e hierarquizada de serviços, cujo funcionamento deve acompanhar, controlar e avaliar. Portanto, ao Estado também cabe coordenar os serviços assistenciais de alta complexidade, laboratórios de saúde pública e hemocentros sob a sua responsabilidade. No entanto, a Lei Orgânica da Saúde (LOAS) não faz referência a um papel estratégico do Estado, similar ao definido para o nível federal. Igualmente, não está prevista uma atuação reguladora dos serviços privados de saúde.
( ) Além, naturalmente, da gestão e execução das ações e serviços públicos de saúde, são confiados o seu planejamento, organização, controle e avaliação, inclusive a gestão dos laboratórios públicos de saúde e dos hemocentros. Também é exercido na celebração de contratos e convênios, controle, avaliação e fiscalização das atividades de iniciativa privada.
A sequência CORRETA é:
I. Conjunto de ações e serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento das intoxicações agudas e crônicas decorrentes da exposição a substâncias químicas.
II. Medicamentos.
III. Toxinas de animais peçonhentos e de plantas tóxicas.
Está(ão) CORRETO(S):
( )Deliberar sobre a metodologia pactuada na CIT para definição dos montantes a serem transferidos pelo Ministério da Saúde para Estados, Distrito Federal e Municípios para custeio das ações e serviços de saúde.
( )Acompanhamento das atividades das Unidades de Saúde e os atendimentos oferecidos, discutindo os problemas, avaliando a qualidade e resolutividade das mesmas.
( )Deliberar sobre as normas do SUS pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite (CIT).
( )Deliberar sobre o modelo padronizado do Relatório Anual de Gestão (RAG) da União, Estados, Distrito Federal e Municípios e do modelo simplificado desse relatório para os municípios com menos de 50 mil habitantes.
A sequência CORRETA é:
Considerando os sintomas mais comuns das variantes da COVID-19, estabeleça a relação e assinale:
1. ALFA 2. GAMA 3. DELTA 4. ÔMICRON
https://butantan.gov.br/noticias/conheca-os-sintomas-mais-comuns-daomicron-e-de-outras-variantes-da-covid-19
()Sintomas mais comuns: cansaço extremo, dores pelo corpo, dor de cabeça e dor de garganta.
()Sintomas mais comuns: coriza, dor de cabeça, espirros, dor de garganta, tosse persistente e febre.
()Sintomas mais comuns: perda ou alteração do olfato, perda ou alteração do paladar, febre, tosse persistente, calafrios, perda de apetite e dores musculares.
()Sintomas mais comuns: febre, tosse, dor de garganta, falta de ar, diarreia, vômito, dor no corpo, cansaço e fadiga.
A sequência CORRETA é:
Sobre a idade do Adulto e Idoso e os tipos de vacinas indicadas no Calendário Nacional de Vacinação, assinale:
1. A partir de 18 anos. 2. 20 a 29 anos e 30 a 59 anos. 3. Idade adulta a qualquer tempo. 4. 9 a 45 anos. 5. 60 anos e mais.
( )Hepatite B, Difteria e Tétano(dt), Febre Amarela(VFA – atenuada).
( )Tríplice vital.
( )Vacina HPV Papolomavírus humano 6, 11, 16 e 18, (HPV4) – recombinante).
( )Difteria, Tétano, Pertussis( dTpa – acelilar).
( )Hepatite B ( HB – recobinante), Difteria e Tétano(dt), Febre Amarela(VFA – atenuada), Difteria, Tétano, Pertussis( dTpa – acelilar).
A sequência CORRETA é:
As principais complicações em pacientes queimados, são:
I. Insuficiência cardíaca e edema pulmonar.
II. Infecção da ferida da queimadura.
III. Insuficiência renal aguda e síndrome da angustia respiratória.
IV. Lesão visceral.
V. Infecção da corrente sanguínea.
VI. Pneumonia.
Estão CORRETOS:
( )Urgência é todo o quadro de saúde que precisa ser resolvido rapidamente. Em um pronto atendimento, por exemplo, diz respeito aos casos que precisam ser atendidos rapidamente, com o mínimo tempo de espera possível, mesmo sem risco iminente de morte. O atendimento rápido serve para que os pacientes não sofram complicações e tenham uma melhora dos sintomas rapidamente.
( )Dentre os tipos de emergência previstos, entre outros, é possível citar: Perda súbita de movimento de braços ou pernas; Dor no peito, de moderada à alta intensidade — sintoma de infarto; Falta de ar, Traumas graves com perda de sangue importante;Traumatismo encefálico com perda de consciência;Dor aguda moderada ou intensa.
( )As emergências precisam ser atendidas por um time de profissionais de saúde de forma rápida e eficaz, preferencialmente em um ambiente com recursos médicos para suporte de vida, seja uma sala de emergência ou ambulância equipada.
( )O que caracteriza uma emergência é o risco iminente de morte e a necessidade de adotar rapidamente medidas diagnósticas e terapêuticas de suporte à vida.
( )Indivíduos em situação de emergência podem necessitar de atendimentos médicos no instante em que a equipe chega. Dessa maneira, os profissionais podem agir com mecanismos de:Suporte Básico à Vida (SBV) — ações não invasivas, que previnem o agravamento dos sintomas e Suporte Avançado à Vida (SAV) — medidas invasivas, para manter os batimentos cardíacos ou a respiração do paciente.
Assinale a sequência CORRETA:
I. No que tange aos tipos de acidentes ofídicos, os mais comuns em território nacional são: Acidente Botrópico, Acidente Crotálico, Acidente Laquético, Acidente por Micrurus.
II. A identificação do animal causador do acidente é de grande importância. Isso possibilita a dispensa imediata da maioria dos usuários picados por serpentes não peçonhentas e viabiliza o reconhecimento das espécies de importância médica em âmbito regional. Além disso, é uma medida auxiliar na indicação mais precisa do soro a ser administrado.
III. A fosseta loreal é importante para uma rápida identificação das serpentes, queé localizada entre o olho e a narina das serpentes, e é um órgão sensorial termorreceptor.
IV. Medidas como o torniquete, sucção do local picado, incisão e aplicação de substâncias não são recomendadas. Elas podem aumentar a concentração do veneno no local, além de poder causar contaminação do membro onde ocorreu o acidente, possibilitando um processo infeccioso.
Estão CORRETOS:
A respeito dos fatores que podem vir a prejudicar o desenvolvimento infantil, assinale:
1. Riscos estabelecidos.
2. Riscos biológicos.
3. Riscos ambientais.
( ) São os causados por eventos ocorridos pré (antes), peri (durante) e pós (depois) nascimento. São exemplos como, a ingestão de substâncias químicas pela mãe durante a gravidez, a prematuridade do parto e as meningites, que resultam em danos para a criança.
( ) São, por exemplos, as más formações congênitas e as síndromes genéticas.
( )São as experiências adversas ligadas à família, ao meio e à sociedade – como, por exemplo, a desnutrição, as condições precárias de saúde, a falta de recursos sociais e educacionais, as práticas inadequadas de cuidado e educação, os estresses intrafamiliares (como a violência, o abuso, os maus-tratos e os problemas graves de saúde mental da mãe ou de quem cuida).
Assinale a sequência CORRETA: