Questões de Concurso Público Prefeitura de Cabedelo - PB 2024 para Fisioterapeuta - UTI Adulto

Foram encontradas 13 questões

Q2544799 Medicina
Sobre a evolução das políticas públicas de saúde na “Era Vargas (1930 - 1945)”, analise os itens a seguir:


I. "(...) o governo criou o Ministério do Trabalho, atrelando a ele Sindicatos e elaborou ampla legislação trabalhista. Regulamentando a relação entre o capital e o trabalho, o Estado criou condições indispensáveis para que a economia enfrentasse uma nova etapa, baseada na industrialização com objetivo de substituir importações. (...) No plano da política de saúde, pode-se identificar um processo de centralização dos serviços que objetivava dar um caráter nacional a esta política. Nesta época, uniformizou-se a estrutura dos departamentos estaduais de saúde do pais e houve um relativo avanço da atenção à saúde para o interior, com a multiplicação dos serviços de saúde.”


II. "Em relação às ações de saúde coletiva, esta é a época do auge do sanitarismo campanhista.(...) No período 38/45 o Departamento Nacional de Saúde é reestruturado e dinamizado, articulando e centralizando as atividades sanitárias de todo o País. Em 1942 é criado o Serviço Especial de Saúde Pública - SESP, com atuação voltada para as áreas não cobertas pelos serviços tradicionais”.

III. "(...)compreendendo a conjuntura de ascendência e hegemonia do Estado populista, observamos a criação dos institutos de seguridade social (Institutos de Aposentadorias e Pensões, IAPs), organizados por categorias profissionais. Tais institutos foram criados por Getúlio Vargas ao longo dos anos 30, favorecendo as camadas de trabalhadores urbanos mais aguerridas em seus sindicatos e mais fundamentais para a economia agroexportadora até então dominante”.

IV. "Diferentemente das CAPs, a administração dos IAPs era bastante dependente do Governo Federal. O conselho de administração, formado com a participação de representantes de empregados e empregadores, tinha uma função de assessoria e fiscalização e era dirigido por um presidente, indicado diretamente pelo Presidente da República. Há uma ampliação da Previdência com a incorporação de novas categorias não cobertas pelas CAPs anteriormente. (...) Do ponto de vista da concepção, a Previdência é claramente definida enquanto seguro, privilegiando os benefícios e reduzindo a prestação de serviços de saúde”.


Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2544800 Medicina
Sobre as competências específicas e compartilhadas dos entes federados na Saúde do Brasil, assinale:

1. Secretaria de Saúde do Estado. 2. Secretaria de Saúde do Município. 3. Ministério da Saúde. 

( )É o grande responsável pela estratégia nacional do SUS, seu planejamento, controle, avaliação e auditoria, bem como pela promoção da sua descentralização. Também cabem a definição e a coordenação dos serviços assistenciais de alta complexidade, redes nacionais de laboratórios, de sangue e hemoderivados em nível nacional. Uma terceira missão exclusiva é a regulação do setor privado, mediante a elaboração de normas, critérios e valores para remuneração dos serviços, bem como de parâmetros de cobertura assistencial.

(  ) Está encarregada de planejar, programar e organizar uma rede regionalizada e hierarquizada de serviços, cujo funcionamento deve acompanhar, controlar e avaliar. Portanto, ao Estado também cabe coordenar os serviços assistenciais de alta complexidade, laboratórios de saúde pública e hemocentros sob a sua responsabilidade. No entanto, a Lei Orgânica da Saúde (LOAS) não faz referência a um papel estratégico do Estado, similar ao definido para o nível federal. Igualmente, não está prevista uma atuação reguladora dos serviços privados de saúde.

( ) Além, naturalmente, da gestão e execução das ações e serviços públicos de saúde, são confiados o seu planejamento, organização, controle e avaliação, inclusive a gestão dos laboratórios públicos de saúde e dos hemocentros. Também é exercido na celebração de contratos e convênios, controle, avaliação e fiscalização das atividades de iniciativa privada.


A sequência CORRETA é:

Alternativas
Q2544801 Medicina
De acordo com o Art. 6º da Lei nº 8.080/90, “Estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS)”, entre outras, EXCETO: 
Alternativas
Q2544802 Medicina
Com base na Lei nº 8.080/90, entende-se por Assistência Toxicológica:

I. Conjunto de ações e serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento das intoxicações agudas e crônicas decorrentes da exposição a substâncias químicas.

II. Medicamentos.

III. Toxinas de animais peçonhentos e de plantas tóxicas.


Está(ão) CORRETO(S): 
Alternativas
Q2544803 Medicina
A respeito das atribuições exclusivas do Conselho Nacional de Saúde, assinale (F) para as afirmativas FALSAS ou (V) para as VERDADEIRAS:


( ) Deliberar sobre a metodologia pactuada na CIT para definição dos montantes a serem transferidos pelo Ministério da Saúde para Estados, Distrito Federal e Municípios para custeio das ações e serviços de saúde.

( ) Acompanhamento das atividades das Unidades de Saúde e os atendimentos oferecidos, discutindo os problemas, avaliando a qualidade e resolutividade das mesmas.

( ) Deliberar sobre as normas do SUS pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite (CIT).

( ) Deliberar sobre o modelo padronizado do Relatório Anual de Gestão (RAG) da União, Estados, Distrito Federal e Municípios e do modelo simplificado desse relatório para os municípios com menos de 50 mil habitantes.


A sequência CORRETA é:
Alternativas
Q2544804 Medicina
Na cidade de Cabedelo, a taxa média de mortalidade infantil para cada 1.000 nascidos vivos, é:
Alternativas
Q2544805 Medicina
Os sintomas da Covid-19 foram mudando à medida que novas variantes do vírus SARS-CoV-2 surgiram desde o início da pandemia, em março de 2020. Atualmente, circulam pelo mundo pelo menos cinco variantes de preocupação (VOCs, da sigla em inglês variantsofconcern), consideradas mais transmissíveis e com maior risco de levar a casos de gravidade: alfa, beta, gama, delta e ômicron.

Considerando os sintomas mais comuns das variantes da COVID-19, estabeleça a relação e assinale: 

1. ALFA 2. GAMA 3. DELTA 4. ÔMICRON

https://butantan.gov.br/noticias/conheca-os-sintomas-mais-comuns-daomicron-e-de-outras-variantes-da-covid-19


( )Sintomas mais comuns: cansaço extremo, dores pelo corpo, dor de cabeça e dor de garganta.

( )Sintomas mais comuns: coriza, dor de cabeça, espirros, dor de garganta, tosse persistente e febre.

( )Sintomas mais comuns: perda ou alteração do olfato, perda ou alteração do paladar, febre, tosse persistente, calafrios, perda de apetite e dores musculares.

( )Sintomas mais comuns: febre, tosse, dor de garganta, falta de ar, diarreia, vômito, dor no corpo, cansaço e fadiga.


A sequência CORRETA é:

Alternativas
Q2544806 Medicina
A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no país, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custo-efetividade.


Compõe a equipe multiprofissional:


I. Médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade;

II. Enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família.

III. Auxiliar ou técnico de enfermagem.

IV. Agentes comunitários de saúde. Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais de Saúde Bucal: cirurgião-dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal.


Estão CORRETAS:
Alternativas
Q2544807 Medicina
Sobre a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, analise as assertivas:


I. Define princípios diretrizes e as estratégias nas três esferas de gestão do SUS – federal, estadual e municipal.

II. O intuito é o desenvolvimento das ações de atenção integral à Saúde do Trabalhador, com ênfase na vigilância, visando a promoção e a proteção da saúde dos trabalhadores.

III. Além da redução da morbimortalidade decorrente dos modelos de desenvolvimento e dos processos produtivos.


Está(ão) CORRETA(S):
Alternativas
Q2544808 Medicina
De acordo com o que está estabelecido na Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, a respeito da Atenção Básica na Rede de Atenção à Saúde, analise os itens a seguir:


I. A Atenção Básica é caracterizada como porta de entrada preferencial do SUS, possui um espaço privilegiado de gestão do cuidado das pessoas e cumpre papel estratégico na rede de atenção, servindo como base para o seu ordenamento e para a efetivação da integralidade. Para tanto, é necessário que a Atenção Básica tenha alta resolutividade, com capacidade clínica e de cuidado e incorporação de tecnologias leves, leve duras e duras (diagnósticas e terapêuticas), além da articulação da Atenção Básica com outros pontos da RAS.

II. Os Estados, Municípios, Distrito Federal e a União, devem articular ações intersetoriais, assim como a organização da RAS, com ênfase nas necessidades locorregionais, promovendo a integração das referências de seu território.

III. A gestão municipal deve articular e criar condições para que a referência aos serviços especializados ambulatoriais, sejam realizados preferencialmente pela Atenção Básica, sendo de sua responsabilidade: Ordenar o fluxo das pessoas nos demais pontos de atenção da RAS; Gerir a referência e contrarreferência em outros pontos de atenção; e Estabelecer relação com os especialistas que cuidam das pessoas do território.


Está(ão) CORRETO(S): 
Alternativas
Q2544809 Medicina
O sistema cardiovascular ou sistema circulatório é responsável pela circulação do sangue, de modo a transportar os nutrientes e o oxigênio por todo o corpo. O Sistema Cardiovascular é formado pelos vasos sanguíneos e o coração.


Complete corretamente a sentença com as palavras que estão faltando:


I. O coração é um órgão do sistema _______________ localizado na caixa torácica, entre os pulmões. Possui a função de __________ o sangue através dos ____________para irrigar todo o corpo.

II. É oco e musculoso, envolvido por uma membrana denominada __________, e internamente as cavidades cardíacas são revestidas pela membrana chamada ______________. Suas paredes são constituídas por um músculo, o __________, responsável pelas contrações do coração.

III. O miocárdio apresenta internamente quatro cavidades: duas superiores denominadas _________ (direito e esquerdo) e duas inferiores denominadas __________ (direito e esquerdo). Os ventrículos possuem paredes mais grossas que os átrios.


A sequência CORRETA que completa as sentenças é:
Alternativas
Q2544810 Medicina
Suporte Básico de Vida (SBV) é um protocolo de atendimento no qual se estabelecem o reconhecimento e a realização das manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP). Essas manobras tem como objetivo manter a vítima de parada cardiorrespiratória (PCR) viva até a chegada de uma unidade de transporte especializada.


I. A ressuscitação cardiopulmonar (RCP) é um componente vital do suporte básico de vida (SBV) e é realizada quando uma pessoa está em parada cardíaca ou respiratória. A RCP consiste em uma combinação de compressões torácicas e respiração boca a boca ou respiração boca a máscara, dependendo do treinamento e dos recursos disponíveis.

II. O objetivo principal da RCP é prover um fluxo de oxigênio e sangue para o coração e o cérebro. Ela deve ser feita imediatamente, pois o cérebro não tolera mais de 4 minutos de hipóxia e após 10 minutos sem RCP tem-se morte cerebral estabelecida. Com 4 minutos de RCP inicia-se lesão cerebral e em 10 minutos já existe morte cerebral estabelecida.

III. Os principais objetivos da RCP são restaurar a circulação e ventilação pulmonar, e redução das sequelas neurológicas (quanto maior o tempo sem circulação, menor a possibilidade de recuperação cerebral) e a preservação da vida.

IV. A cadeia de sobrevivência foi criada para ressaltar a importância da adoção de atitudes organizadas e hierarquizadas na situação de provável ou confirmada PCR no ambiente extra hospitalar. Importante para a identificação de ritmos associados a PCR que sejam passíveis de tratamento com o desfibrilador: a fibrilação ventricular (FV) e a taquicardia ventricular sem pulso (TVsp).


Estão CORRETAS:
Alternativas
Q2544811 Medicina
O atendimento em SBV segue a ordem do CAB ou CABD, que se trata de um mnemônico para descrever os passos simplificados do atendimento SBV, onde:


I. C: corresponde a Checar responsividade, Chamar por ajuda, Checar o pulso e a respiração da vítima, Iniciar Compressões (30 compressões).

II. A: abertura das vias aéreas.

III. B: boa ventilação (2 ventilações).

IV. D: desfibrilação, neste caso, com o desfibrilador externo automático (DEA).


Está CORRETA: 
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: C
4: A
5: D
6: D
7: A
8: E
9: D
10: B
11: A
12: A
13: D