Questões de Concurso Público Prefeitura de Cabedelo - PB 2024 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 8 questões

Q2544866 Fonoaudiologia
Os distúrbios de linguagem encontrados são denominados como afasia, que pode ser conceituada como a perda completa ou parcial da condição de expressar-se através da fala, da escrita ou de gestos, e interferindo até a capacidade de compreensão oral e escrita.

Sobre a afasia, analise os itens a seguir:


I. Está englobada em uma desordem neurofisiológica, envolvendo os mecanismos cerebrais, que pode vir acompanhada de alterações comportamentais, intelectuais e emocionais, que refletem nas atitudes e na personalidade do indivíduo.

II. As apraxias orais acontecem por um déficit nas habilidades de sequencialização dos movimentos das estruturas orofaciais dificultando, dessa forma, o posicionamento correto das estruturas para produção voluntária da fala.

III. Os distúrbios de deglutição são conceituados como uma alteração no processo de deglutição, interferindo no transporte do bolo alimentar da boca até o estômago e classificados como disfagia.

IV. A disartria ocorre através de uma lesão no sistema nervoso central e/ou periférico, ocasionando alteração de cinco bases motoras: respiração, fonação, ressonância, articulação e prosódia, debilitando, portanto, a comunicação oral em função dos distúrbios no controle muscular dos mecanismos envolvidos na fala.

V. A prosódia consiste em um conjunto de elementos do aparelho fonador que se relacionam entre si moldando e projetando o som no espaço. Envolve a amplificação da intensidade de sons de determinadas frequências da voz e o amortecimento de outras.


Estão CORRETAS: 
Alternativas
Q2544867 Fonoaudiologia
De acordo com a Resolução CNE/CES 5, de 19 de fevereiro de 2002 que institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fonoaudiologia, em seu Art. 3º estabelece:


I. O Curso de Graduação em Fonoaudiologia tem como perfil do formando egresso/profissional o Fonoaudiólogo, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva.

II. Os estágios deverão ocorrer, prioritariamente, nos dois últimos anos de formação. A maioria destas atividades deve ser realizada na clínica-escola, adequadamente equipada para tal finalidade.

III. O projeto pedagógico do Curso de Graduação em Fonoaudiologia deverá contemplar atividades complementares e as Instituições de Ensino Superior deverão criar mecanismos de aproveitamento de conhecimentos, adquiridos pelo estudante, através de estudos e práticas independentes presenciais e/ou a distância.

IV. Capacitado a atuar, pautado em princípios éticos, no campo clínico-terapêutico e preventivo das práticas fonoaudiológicas. Possui formação ético-filosófica, de natureza epistemológica, e ético-política em consonância com os princípios e valores que regem o exercício profissional. Conhece os fundamentos históricos, filosóficos e metodológicos da Fonoaudiologia e seus diferentes modelos de intervenção e atua com base no rigor científico e intelectual.


Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2544868 Fonoaudiologia
De acordo com a Lei nº 6.965, de 9 de dezembro de 1981 que dispõe sobre a regulamentação da profissão de fonoaudiólogo, em seu Art. 1º Parágrafo único estabelece:


I. Fonoaudiólogo é o profissional, com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia fonoaudiológicas.

II. O fonoaudiólogo deverá atuar apenas aperfeiçoamento nas atividades de promoção da saúde da linguagem oral e escrita.

III. Na área da comunicação oral e escrita, voz e audição, bem como em aperfeiçoamento dos padrões da fala e da voz.

IV. Na área da comunicação visando apenas o aprimoramento da fala. 


Assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2544869 Fonoaudiologia
A disfagia neurogênica é a dificuldade de deglutir alimentos causada por alguma etiologia que envolva danos no sistema nervoso. Nestes casos a Fonoaudiologia é a especialidade clínica capaz de avaliar, prevenir complicações, além de promover a reabilitação do paciente.


Sobre a disfagia neurogênica, analise os itens a seguir:


I. Os principais sintomas da disfagia são dificuldade de engolir, sensação de alimento preso na garganta, tosse ou engasgo ao engolir, sialorréia devido à incapacidade de engolir a própria saliva ou tosse, escape de alimento pela comissura labial ou mesmo através do nariz.

II. Em quadros de disfagia também podem ocorrer diminuição dos reflexos de tosse ou de vômito, desnutrição ou desidratação, além de infecções respiratórias secundárias à broncoaspiração de partículas alimentares.

III. Em casos de disfagia neurogênica pode haver uma série de causas tais como Doença de Parkinson, Doença de Alzheimer, Acidente Vascular Encefálico, Esclerose Múltipla, Esclerose Lateral Amiotrófica, Trauma Crânioencefálico e outras patologias diversas.

IV. Ao tratar a disfagia neurogênica, havendo colaboração do cliente, o Fonoaudiólogo poderá propor exercícios musculares e de sensibilidade oral com o intuito de promover ao paciente a melhora do controle do alimento ao deglutir, bem como poderão ser indicadas manobras posturais que previnam a penetração de partículas de alimentos na via respiratória do paciente acometido.

V. Nos casos em que o paciente não é capaz de responder à terapia, exercícios também podem ser realizados passivamente. Caso o paciente esteja em uso de via alternativa de alimentação (sonda ou gastrostomia) o fonoaudiólogo é o profissional habilitado a promover através da terapia a transição alimentar para a via oral sempre que haja possibilidade.


Estão CORRETAS:
Alternativas
Q2544870 Fonoaudiologia
Com base nas estruturas implicadas na fonoarticulação e sua denominação específica, assinale: 

1. Órgão. 2. Abóboda. 3. Reprega. 4. Músculo.


 ( ) Intrínsecos e extrínsecos da língua.  ( ) Lábios.  ( ) Pulmão.  ( ) Palatal.


A sequência CORRETA é:
Alternativas
Q2544871 Fonoaudiologia
A audiometria tonal liminar é fundamental para o processo diagnóstico audiológico e determina os limiares auditivos comparando os valores obtidos com os padrões de normalidade, usando como referência o tom puro (Lopes, Munhoz, e Bozza, 2015). Os limiares auditivos obtidos devem ser dispostos e representados graficamente no audiograma, usando sistema de símbolos padronizados.

Sobre o audiograma analise os itens e assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q2544872 Fonoaudiologia

De acordo com a Classificação do tipo de Perda Auditiva, assinale:


1. Perda auditiva condutiva.

2. Perda auditiva sensorioneural.

3. Perda auditiva mista.


( ) Limiares de via óssea maiores do que 15 dB NA e limiares de via aérea maiores que 25 dB NA, com gap aéreo-ósseo maior ou igual a 15 dB.


( ) Limiares de via óssea menores ou iguais a 15 dB NA e limiares de via aérea maiores que 25 dB NA, com gap aéreo-ósseo maior ou igual a 15 dB.


( ) Limiares de via óssea maiores do que 15 dB NA e limiares de via aérea maiores que 25 dB NA, com gap aéreo-ósseo de até 10 dB.



A sequência CORRETA é:


Alternativas
Q2544873 Fonoaudiologia
É um teste que avalia a habilidade do indivíduo para detectar e reconhecer a fala. Por meio deste teste, é possível avaliar o Limiar de Detecção de Voz (LDV), o Limiar de Reconhecimento de Fala (LRF) e o Índice Percentual de Reconhecimento de Fala (IPRF).

O teste que o texto faz referência é:

Assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: E
5: D
6: D
7: A
8: A