Questões de Concurso Público Prefeitura de Cabedelo - PB 2024 para Médico Proctologista
Foram encontradas 9 questões
I. "(...) o governo criou o Ministério do Trabalho, atrelando a ele Sindicatos e elaborou ampla legislação trabalhista. Regulamentando a relação entre o capital e o trabalho, o Estado criou condições indispensáveis para que a economia enfrentasse uma nova etapa, baseada na industrialização com objetivo de substituir importações. (...) No plano da política de saúde, pode-se identificar um processo de centralização dos serviços que objetivava dar um caráter nacional a esta política. Nesta época, uniformizou-se a estrutura dos departamentos estaduais de saúde do pais e houve um relativo avanço da atenção à saúde para o interior, com a multiplicação dos serviços de saúde.”
II. "Em relação às ações de saúde coletiva, esta é a época do auge do sanitarismo campanhista.(...) No período 38/45 o Departamento Nacional de Saúde é reestruturado e dinamizado, articulando e centralizando as atividades sanitárias de todo o País. Em 1942 é criado o Serviço Especial de Saúde Pública - SESP, com atuação voltada para as áreas não cobertas pelos serviços tradicionais”.
III. "(...)compreendendo a conjuntura de ascendência e hegemonia do Estado populista, observamos a criação dos institutos de seguridade social (Institutos de Aposentadorias e Pensões, IAPs), organizados por categorias profissionais. Tais institutos foram criados por Getúlio Vargas ao longo dos anos 30, favorecendo as camadas de trabalhadores urbanos mais aguerridas em seus sindicatos e mais fundamentais para a economia agroexportadora até então dominante”.
IV. "Diferentemente das CAPs, a administração dos IAPs era bastante dependente do Governo Federal. O conselho de administração, formado com a participação de representantes de empregados e empregadores, tinha uma função de assessoria e fiscalização e era dirigido por um presidente, indicado diretamente pelo Presidente da República. Há uma ampliação da Previdência com a incorporação de novas categorias não cobertas pelas CAPs anteriormente. (...) Do ponto de vista da concepção, a Previdência é claramente definida enquanto seguro, privilegiando os benefícios e reduzindo a prestação de serviços de saúde”.
Estão CORRETOS:
1. Secretaria de Saúde do Estado.
2. Secretaria de Saúde do Município.
3. Ministério da Saúde.
( )É o grande responsável pela estratégia nacional do SUS, seu planejamento, controle, avaliação e auditoria, bem como pela promoção da sua descentralização. Também cabem a definição e a coordenação dos serviços assistenciais de alta complexidade, redes nacionais de laboratórios, de sangue e hemoderivados em nível nacional. Uma terceira missão exclusiva é a regulação do setor privado, mediante a elaboração de normas, critérios e valores para remuneração dos serviços, bem como de parâmetros de cobertura assistencial.
( ) Está encarregada de planejar, programar e organizar uma rede regionalizada e hierarquizada de serviços, cujo funcionamento deve acompanhar, controlar e avaliar. Portanto, ao Estado também cabe coordenar os serviços assistenciais de alta complexidade, laboratórios de saúde pública e hemocentros sob a sua responsabilidade. No entanto, a Lei Orgânica da Saúde (LOAS) não faz referência a um papel estratégico do Estado, similar ao definido para o nível federal. Igualmente, não está prevista uma atuação reguladora dos serviços privados de saúde.
( ) Além, naturalmente, da gestão e execução das ações e serviços públicos de saúde, são confiados o seu planejamento, organização, controle e avaliação, inclusive a gestão dos laboratórios públicos de saúde e dos hemocentros. Também é exercido na celebração de contratos e convênios, controle, avaliação e fiscalização das atividades de iniciativa privada.
A sequência CORRETA é:
I. A Atenção Básica é caracterizada como porta de entrada preferencial do SUS, possui um espaço privilegiado de gestão do cuidado das pessoas e cumpre papel estratégico na rede de atenção, servindo como base para o seu ordenamento e para a efetivação da integralidade. Para tanto, é necessário que a Atenção Básica tenha alta resolutividade, com capacidade clínica e de cuidado e incorporação de tecnologias leves, leve duras e duras (diagnósticas e terapêuticas), além da articulação da Atenção Básica com outros pontos da RAS.
II. Os Estados, Municípios, Distrito Federal e a União, devem articular ações intersetoriais, assim como a organização da RAS, com ênfase nas necessidades locorregionais, promovendo a integração das referências de seu território.
III. A gestão municipal deve articular e criar condições para que a referência aos serviços especializados ambulatoriais, sejam realizados preferencialmente pela Atenção Básica, sendo de sua responsabilidade: Ordenar o fluxo das pessoas nos demais pontos de atenção da RAS; Gerir a referência e contrarreferência em outros pontos de atenção; e estabelecer relação com os especialistas que cuidam das pessoas do território.
Está(ão) CORRETO(S):
Sobre a Colite Isquêmica, é correto afirmar que, EXCETO:
Sobre as hemorróidas é CORRETO afirmar que: Assinale (V) para a(s) afirmativa(s) VERDADEIRA(S) ou (F) para a(s) FALSA(S):
( ) Os sintomas consistem em irritação e sangramento. A trombose hemorroidária geralmente é dolorosa. O diagnóstico é feito por inspeção ou anuscopia.
( )O tratamento das hemorróidas é sintomático ou com banda elástica, escleroterapia por injeção, fotocoagulação infravermelha ou, às vezes, cirurgia.
( ) A pressão aumentada nas veias da área anorretal leva a hemorroidas. Essa pressão pode resultar de gestação, trabalho pesado frequente ou esforço repetido durante a defecação (p. ex., decorrente de constipação).
( ) As hemorroidas podem ser externas ou internas. Em algumas pessoas, as varizes retais resultam de aumento na pressão arterial na veia portal, e essas são distintas das hemorroidas.
( ) As hemorroida externas estão localizadas acima do esfíncter anal.
A sequência CORRETA é:
I. É uma doença supurativa das glândulas sudoríparas apócrinas e acomete, além da região sacrococcígea, a pele de ambas as nádegas.
II. Caracteriza-se pela presença de múltiplos orifícios cutâneos minúsculos de onde sai secreção seropurulenta.
III. Tais orifícios fistulosos múltiplos levam a cavidades subcutâneas superficiais. Uma cavidade é, em geral, drenada por vários orifícios. Eventualmente, várias cavidades unem-se formando uma cavidade maior recoberta por pele edemaciada e com áreas de retração tecidual.
IV. O aspecto da pele das nádegas e da região sacrococcígea de indivíduos acometidos de hidradenite supurativa já foi assemelhado ao formato da extremidade de um regador de plantas (com seus múltiplos orifícios ativos).
V. Não há nada, na pele acometida pela hidradenite supurativa, que se assemelhe ao orifício primário mediano observado em casos de doença pilonidal.
Estão CORRETAS:
Sobre o Câncer de Cólon é correto afirmar que:
I. O cólon é um órgão tubular que tem a função de continuar o processo digestivo, extraindo água e sais minerais dos alimentos digeridos, além de absorver vitaminas essenciais para o organismo. Como consequência, o conteúdo fecal se torna mais pastoso e sólido, tomando forma à medida que é conduzido ao longo do cólon.
II. O câncer de cólon se desenvolve lentamente, muitas vezes não apresentando sintomas em seus estágios iniciais. Por isso, é recomendado que o rastreamento seja feito em todas as pessoas com idade acima dos 50 anos, independentemente de apresentarem sintomas suspeitos para a doença ou não.
III. O principal exame indicado para rastreamento deste tipo de tumor é a colonoscopia. Para indivíduos com significativo histórico familiar de câncer, a indicação para rastreamento da doença deve ser individualizada após a consulta de aconselhamento genético, começando em idade mais precoce.
IV. Caso a doença seja diagnosticada, o passo seguinte será realizar exames de estadiamento para verificar a extensão do tumor. Nesta etapa, os exames solicitados são marcadores (CEA, CA19.9), tomografias ou a ressonância magnética, se indicada.
Estão CORRETAS: