Questões de Concurso Público Prefeitura de Cabedelo - PB 2024 para Psicólogo
Foram encontradas 13 questões
I. "(...) o governo criou o Ministério do Trabalho, atrelando a ele Sindicatos e elaborou ampla legislação trabalhista. Regulamentando a relação entre o capital e o trabalho, o Estado criou condições indispensáveis para que a economia enfrentasse uma nova etapa, baseada na industrialização com objetivo de substituir importações. (...) No plano da política de saúde, pode-se identificar um processo de centralização dos serviços que objetivava dar um caráter nacional a esta política. Nesta época, uniformizou-se a estrutura dos departamentos estaduais de saúde do pais e houve um relativo avanço da atenção à saúde para o interior, com a multiplicação dos serviços de saúde.”
II. "Em relação às ações de saúde coletiva, esta é a época do auge do sanitarismo campanhista.(...) No período 38/45 o Departamento Nacional de Saúde é reestruturado e dinamizado, articulando e centralizando as atividades sanitárias de todo o País. Em 1942 é criado o Serviço Especial de Saúde Pública - SESP, com atuação voltada para as áreas não cobertas pelos serviços tradicionais”.
III. "(...)compreendendo a conjuntura de ascendência e hegemonia do Estado populista, observamos a criação dos institutos de seguridade social (Institutos de Aposentadorias e Pensões, IAPs), organizados por categorias profissionais. Tais institutos foram criados por Getúlio Vargas ao longo dos anos 30, favorecendo as camadas de trabalhadores urbanos mais aguerridas em seus sindicatos e mais fundamentais para a economia agroexportadora até então dominante”.
IV. "Diferentemente das CAPs, a administração dos IAPs era bastante dependente do Governo Federal. O conselho de administração, formado com a participação de representantes de empregados e empregadores, tinha uma função de assessoria e fiscalização e era dirigido por um presidente, indicado diretamente pelo Presidente da República. Há uma ampliação da Previdência com a incorporação de novas categorias não cobertas pelas CAPs anteriormente. (...) Do ponto de vista da concepção, a Previdência é claramente definida enquanto seguro, privilegiando os benefícios e reduzindo a prestação de serviços de saúde”.
Estão CORRETOS:
1. Secretaria de Saúde do Estado.
2. Secretaria de Saúde do Município.
3. Ministério da Saúde.
( )É o grande responsável pela estratégia nacional do SUS, seu planejamento, controle, avaliação e auditoria, bem como pela promoção da sua descentralização. Também cabem a definição e a coordenação dos serviços assistenciais de alta complexidade, redes nacionais de laboratórios, de sangue e hemoderivados em nível nacional. Uma terceira missão exclusiva é a regulação do setor privado, mediante a elaboração de normas, critérios e valores para remuneração dos serviços, bem como de parâmetros de cobertura assistencial.
( ) Está encarregada de planejar, programar e organizar uma rede regionalizada e hierarquizada de serviços, cujo funcionamento deve acompanhar, controlar e avaliar. Portanto, ao Estado também cabe coordenar os serviços assistenciais de alta complexidade, laboratórios de saúde pública e hemocentros sob a sua responsabilidade. No entanto, a Lei Orgânica da Saúde (LOAS) não faz referência a um papel estratégico do Estado, similar ao definido para o nível federal. Igualmente, não está prevista uma atuação reguladora dos serviços privados de saúde.
( ) Além, naturalmente, da gestão e execução das ações e serviços públicos de saúde, são confiados o seu planejamento, organização, controle e avaliação, inclusive a gestão dos laboratórios públicos de saúde e dos hemocentros. Também é exercido na celebração de contratos e convênios, controle, avaliação e fiscalização das atividades de iniciativa privada.
A sequência CORRETA é:
I. Conjunto de ações e serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento das intoxicações agudas e crônicas decorrentes da exposição a substâncias químicas.
II. Medicamentos.
III. Toxinas de animais peçonhentos e de plantas tóxicas.
Está(ão) CORRETO(S):
( )Deliberar sobre a metodologia pactuada na CIT para definição dos montantes a serem transferidos pelo Ministério da Saúde para Estados, Distrito Federal e Municípios para custeio das ações e serviços de saúde.
( )Acompanhamento das atividades das Unidades de Saúde e os atendimentos oferecidos, discutindo os problemas, avaliando a qualidade e resolutividade das mesmas.
( )Deliberar sobre as normas do SUS pactuadas na Comissão Intergestores Tripartite (CIT).
( )Deliberar sobre o modelo padronizado do Relatório Anual de Gestão (RAG) da União, Estados, Distrito Federal e Municípios e do modelo simplificado desse relatório para os municípios com menos de 50 mil habitantes.
A sequência CORRETA é:
Sobre a Proteção Social Especial, analise os itens a seguir:
I. A Proteção Social Especial (PSE) organiza a oferta de serviços, programas e projetos de caráter especializado, que tem por objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, o fortalecimento de potencialidades e aquisições e a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de risco pessoal e social, por violação de direitos.
II. Na organização das ações de PSE é preciso entender que o contexto socioeconômico, político, histórico e cultural pode incidir sobre as relações familiares, comunitárias e sociais, gerando conflitos, tensões e rupturas, demandando, assim, trabalho social especializado.
III. A PSE, por meio de programas, projetos e serviços especializados de caráter continuado, promove a potencialização de recursos para a superação e prevenção do agravamento de situações de risco pessoal e social, por violação de direitos, tais como: violência física, psicológica, negligência, abandono, violência sexual (abuso e exploração), situação de rua, trabalho infantil, práticas de ato infracional, fragilização ou rompimento de vínculos, afastamento do convívio familiar, dentre outras.
IV. Alguns grupos são particularmente vulneráveis à vivência destas situações, tais como crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, populações LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais), mulheres e suas famílias.
Estão CORRETOS:
Para melhor compreender as Ações de Proteção Social, assinale:
(1)Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
(2)Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).
( ) Busca prevenir a ocorrência de situações de risco, antes que estas aconteçam, por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.
( ) O público alvo são as famílias e indivíduos em situação grave, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, e usuário de programas de transferência de renda: Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Programa de Capacitação para o Trabalho, entre outros.
( ) O público alvo são pessoas em que o risco já se instalou, tendo seus direitos violados, sendo vítimas de violência física, psíquica e sexual, negligência, abandono, ameaças, maus tratos e discriminação social.
( ) Um dos serviço de proteção ofertados Proteção e Atendimento Especializado a Família e Indivíduos(PAEFI).
( ) Um dos serviço de proteção ofertados Proteção e Integral a Família (PAIF).
( ) O eixo norteador é atenção especializada e qualificação do atendimento, territórios e localização, acesso a direitos, socioassistenciais, centralidade na família, mobilização e participação social e trabalho em rede.
( ) O eixo norteador se adequa ao conhecimento do território, organização e articulação das unidades da rede socioassistencial a ele referenciadas e à coordenação da acolhida e inserção, encaminhamento e acompanhamento dos usuários.
A sequência CORRETA é:
Dentre as linhas de ação da política de atendimento, estão corretas, EXCETO:
I. Surge, no Brasil, em meados da década de 60 buscando deselitizar a profissão, por um lado, e por outro buscando a melhoria das condições de vida da população trabalhadora, através da utilização de teorias e métodos da psicologia em comunidades de baixa renda.
II. Os trabalhos de psicologia comunitária partem de um levantamento das necessidades e carências vividas pelo grupo-cliente, sobretudo no que se refere às condições de saúde, educação e saneamento básico.
III. Na psicologia comunitária, procura-se trabalhar com grupos populares para que eles assumam progressivamente seu papel de sujeitos de sua própria história, conscientes dos determinantes políticos e sociais de sua situação e ativos na busca de soluções para os problemas enfrentados.
IV. O seu objetivo principal, é a transformação do indivíduo em sujeito. O psicólogo atua neste sentido como um analista-facilitador, que como um profissional que toma as iniciativas de solucionar os problemas da comunidade.
Estão CORRETOS:
Sobre as Ações Socioeducativas, assinale (V) para a(s) alternativa(s) VERDADEIRA(S) e (F) para a(s) FALSA(S):
( ) Concretizam a educação integral e se dão por meio do entrelaçamento da proteção social às características das práticas educacionais e culturais.
( ) O termo socioeducativa é tomado como qualificador da ação, designando um campo de aprendizagem voltado para o desenvolvimento de capacidades substantivas e valores éticos, estéticos e políticos a fim de promover o acesso e processamento de informações, a convivência em grupo e a participação na vida pública.
( ) Têm como característica primordial o exercício da convivência social. Atentas à formação integral do cidadão de qualquer idade, associam conhecimento acadêmico, reconhecimento das tradições e inclusão social, com ênfase indiscutível na convivência.
( ) Por se tratar de medidas socioeducativas é necessário que se mantenha um trabalho isolado, ou seja, as parcerias neste momento são descartadas, no intuito de evitar intervenções externas.
A sequência CORRETA, é:
I. Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
II. Deve ser dada condição peculiar da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento.
III. Punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.
IV. Mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.
Estão CORRETAS:
Assinale a alternativa CORRETA:
Sobre a Psicopatologia, é CORRETO afirmar que: Analise as alternativas:
I. A observação cuidadosa e sistemática dos comportamentos, pensamentos, emoções e experiências dos indivíduos é um elemento central da Psicopatologia. Dessa maneira, os psicopatologistas coletam informações detalhadas sobre os sintomas e características dos transtornos mentais, a fim de descrever e classificar adequadamente os fenômenos observados.
II. Os fundamentos da Psicopatologia incluem o estabelecimento de normas e critérios de diagnóstico. Dessa forma, os manuais de diagnóstico amplamente utilizados, como o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) e a Classificação Internacional de Doenças (CID), fornecem critérios claros para a identificação e classificação dos transtornos mentais.
III. A compreensão das causas dos transtornos mentais é um fundamento importante da Psicopatologia. A etiologia abrange diversos fatores, como influências genéticas, neurobiológicas, ambientais, cognitivas e psicossociais que contribuem para o desenvolvimento e a manutenção dos transtornos mentais.
IV. A Psicopatologia também é aplicada na avaliação contínua do progresso e resposta ao tratamento. Os profissionais de saúde mental utilizam conceitos e instrumentos psicopatológicos para monitorar as mudanças nos sintomas, comportamentos e funcionamento psicológico dos indivíduos ao longo do tempo.
Estão CORRETOS: