Questões de Concurso Público Prefeitura de Juru - PB 2024 para Médico Clínico Geral

Foram encontradas 13 questões

Q2453478 Medicina
A diarreia é um desarranjo do intestino com aumento do número de evacuações e fezes amolecidas ou líquidas. Os germes causadores da diarreia costumam chegar ao ser humano através da boca, podendo estar na água ou alimentos contaminados. A maioria das diarreias é causada por vírus, bactérias ou parasitas. Os parasitas são comuns em locais com condições precárias de higiene sanitária.


Segundo o IBGE, em 2016, as internações por diarreia no município de Juru era de:
Alternativas
Q2453479 Medicina
É atribuição do VSA(Vigilância em Saúde Ambiental), coordenar, avaliar, planejar, acompanhar, inspecionar e supervisionar ações de vigilância referentes a fatores de riscos ambientais relacionados a doenças e agravos à saúde. A vigilância desses fatores de risco é realizada por meio dos programas nacionais, estruturados e organizados nos âmbitos nacional, estadual e municipal, explicitados a seguir:


I. Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano.
II. Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos.
III. Vigilância em Saúde Ambiental de Populações Expostas à Poluição Atmosférica.
IV. Vigilância em Saúde Ambiental Associada aos Fatores Físicos.
V. Vigilância em Saúde Ambiental dos Riscos Associados aos Desastres.



Estão CORRETOS: 
Alternativas
Q2453480 Medicina
A vigilância das Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT) inclui o monitoramento das doenças cardiovasculares, neoplasias, diabetes e doenças respiratórias crônicas. Estas doenças são responsáveis por mais de 70% das mortes em todo mundo. São doenças multifatoriais que se desenvolvem no curso da vida e que possuem longa duração.


Estão relacionadas a diversos fatores, condicionantes e determinantes sociais, entretanto a maioria é ocasionada por fatores de risco modificáveis dentre os quais destacam-se, EXCETO: 
Alternativas
Q2453481 Medicina
O termodoença endêmico ou endemia é utilizado para definir qualquer doença localizada ou com uma grande incidência em um espaço limitado denominado de “faixa endêmica”, seja esse um estado ou um país. A maioria dessas doenças é de ordem parasitária ou são transmitidas por vetores (organismos que servem de veículo para a transmissão de doenças, ex: mosquitos, moluscos).
Os principais tipos são:

I. Esquistossomose.
II. Leishmaniose.
III. Leptospirose.
IV. Hanseníase.


Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2453482 Medicina
O Ministério da Saúde monitora e avalia permanentemente a situação epidemiológica da covid-19 no Brasil e no mundo, de forma a subsidiar as recomendações e ações necessárias no território brasileiro. No contexto nacional, em 2024 foram notificados 310.874 casos e 1.536 óbitos de covid-19 até 24 de fevereiro, sendo 69.234 casos e 211 óbitos.


Dos 26 estados que informaram dados nesta semana, as maiores taxas de incidências ocorreram em:
Alternativas
Q2453483 Medicina
“Deve proceder à divisão de níveis de atenção e garantir formas de acesso a serviços que façam parte da complexidade requerida pelo caso, nos limites dos recursos disponíveis numa dada região.”


No processo organizativo do SUS, esse termo descreve a rede:
Alternativas
Q2453484 Medicina
O Brasil é o único país com mais de 200 milhões de habitantes que possui um sistema de saúde público e universal. O Sistema Único de Saúde oferece acesso gratuito a atendimentos, procedimentos, serviços de emergência, transplantes, vacinas e remédios, além de financiar pesquisas. No ano de 1986, houve uma discussão para a reformulação do Sistema Nacional de Saúde. Momento este considerado um marco histórico para a saúde pública do Brasil. Esse marco histórico ocorreu na:


Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2453485 Medicina
De acordo com os princípios fundamentais do Código de Ética Médica, analise as assertivas:


I. O alvo de toda a atenção do médico é a saúde do ser humano, em benefício da qual deverá agir com o máximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional.


II. O médico guardará absoluto respeito pelo ser humano e atuará sempre em benefício próprio, mesmo depois da morte. Jamais utilizará seus conhecimentos para causar sofrimento físico ou moral, para o extermínio do ser humano ou para permitir e acobertar tentativas contra sua dignidade e integridade.


III. O médico exercerá sua profissão com autonomia, não sendo obrigado a prestar serviços que contrariem os ditames de sua consciência ou a quem não deseje, excetuadas as situações de ausência de outro médico, em caso de urgência ou emergência, ou quando sua recusa possa trazer danos à saúde do paciente.


Assinale a assertiva CORRETA:
Alternativas
Q2453486 Medicina
Sobre o direito do médico, assinale (V) para VERDADEIRO e (F) para FALSO:


( )Apontar falhas em normas, contratos e práticas internas das instituições em que trabalhe quando as julgar indignas do exercício da profissão ou prejudiciais a si mesmo, ao paciente ou a terceiros, devendo comunicá-las imediatamente a Secretaria Estadual de Saúde pertinente jurisdição


( ) Recusar-se a exercer sua profissão em instituição pública ou privada onde as condições de trabalho não sejam dignas ou possam prejudicar a própria saúde ou a do paciente, bem como a dos demais profissionais. Nesse caso, comunicará com justificativa e maior brevidade sua decisão ao diretor técnico, ao Conselho Regional de Medicina de sua jurisdição e à Comissão de Ética da instituição, quando houver.


( )Internar e assistir seus pacientes em hospitais privados e públicos com caráter filantrópico ou não, ainda que não faça parte do seu corpo clínico, respeitadas as normas técnicas aprovadas pelo Conselho Regional de Medicina da pertinente jurisdição.


( )Recusar-se a realizar atos médicos que, embora permitidos por lei, sejam contrários aos ditames de sua consciência.



A sequência CORRETA é:
Alternativas
Q2453487 Medicina
Sobre os Grupos Especiais e o uso de medicamentos, é correto afirmar que, EXCETO:
Alternativas
Q2453488 Medicina
Sobre a Incidência de Síndrome de Down na idade materna, analise o Quadro e os itens a seguir:


Imagem associada para resolução da questão



I. Mulheres abaixo de 30 anos são indivíduos de mínimo ou baixíssimo risco, porém, como elas são numerosas, geram metade dos casos de síndrome de Down.

II. Já as mulheres de alto risco, que têm 40 anos ou mais, geram somente 13% dos casos.

III.Um grande número de pessoas submetidas a um pequeno risco pode gerar mais casos de doença do que um pequeno grupo de pessoas que tem um alto risco (.


Está(ão) CORRETA(S):
Alternativas
Q2453489 Medicina
Sobre Parasitose é correto afirmar que, EXCETO:
Alternativas
Q2453490 Medicina
De acordo com Transtorno neurológico degenerativo, enumere corretamente as colunas:

(1) Parkinson.
(2) Esclerose lateral amiotrófica (ELA).
(3) Distrofia muscular.
(4) Atrofia muscular espinhal (AME)


( ) De origem genética que ocorre pela ausência ou formação inadequada de proteínas essenciais para o funcionamento da fisiologia da célula muscular, cuja característica principal é o enfraquecimento progressivo da musculatura esquelética, prejudicando os movimentos.

( ) Tem como principal sintoma os tremores musculares, porém também pode levar ao desequilíbrio, problemas com o raciocínio e rigidez dos músculos.

( ) Afeta especialmente a capacidade motora e o equilíbrio, levando à atrofia muscular. A sigla ELA faz referência ao fato de que a patologia se manifesta, primeiro, em um dos lados do corpo

( ) Doença que causa perda acentuada de massa muscular, resultando em fraqueza e incapacidade de realizar movimentos básicos, por exemplo, se levantar e andar.


A sequência CORRETA é: 
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: B
4: A
5: C
6: B
7: D
8: C
9: B
10: A
11: B
12: B
13: A