Questões de Concurso Público Prefeitura de Juru - PB 2024 para Professor de Artes
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I. Exposição de Anita Malfatti, em 1917.
II. Semana de Arte Moderna, em 1922.
III. Semana de Arte Sacra, em 1918.
IV. Exposição de Tarsila do Amaral, em 1921.
Está(ão) CORRETA(S):
I. O expressionismo surge com esse nome na Alemanha entre os anos de 1905 e 1906.
II. A ideia principal nessa vertente era ressaltar sentimentos conflitantes e difíceis como a dor, angústia, violência e depressão, que rondavam o período.
III. Foi um movimento no qual o maior interesse era em retratar a realidade de maneira fragmentada, ou seja, separando partes de uma imagem e compondo novamente.
IV. Sua finalidade era transmitir a “atmosfera musical”, levando o observador a entrar em contato com formas, cores e linhas.
De acordo com as afirmações, assinale a assertiva CORRETA:
I. Em meados do século XIX, a criação de muitos museus por toda a Europa, com a combinação integrada de museu e escola, passou a representar, durante muito tempo, um modelo de instituição de ensino de Arte.
II. Em 1870, nos Estados Unidos, uma lei exige que o desenho técnico seja ensinado nas escolas primária e secundária. A introdução do desenho tinha a função específica de desenvolver as habilidades manuais, o que dava continuidade ao foco na técnica.
III. No final deste século, com o movimento impressionista, a pintura ao ar livre foi amplamente difundida.
IV. O Movimento de Educação Artística, surgido em fins do Século XIX, buscava a importância da expressão artística da criança.
Está(ão) CORRETO(S):
I. Os comprometimentos do ensino artístico (desenho) visando a uma preparação para o trabalho (operários), originado no século XIX durante o Brasil Imperial e presente no século XX.
II. Os princípios do liberalismo (ênfase na liberdade e aptidões individuais) e o positivismo (valorização do racionalismo e exatidão científica), por um lado, e da experimentação psicológica, por outro, influenciando na educação em arte, ao longo do século XX.
III. O caos, os conflitos, os tecnicismos e a dependência cultural delineados no ensino de arte após a implantação da Educação Artística nas escolas brasileiras na década de 70 (Lei de Diretrizes e Bases 5692/71)
IV. A retomada de movimentos de organização de educadores (principalmente as associações de arte-educadores), desde o início dos anos 80.
Estão CORRETOS: