Questões de Concurso Público Prefeitura de São Bento - PB 2024 para Nutricionista
Foram encontradas 14 questões
I. Ao longo da história, a maneira como as pessoas e os grupos sociais conceberam a doença, a saúde, as suas causas e a relação entre os dois processos que influencia a forma de compreender a epidemiologia e, consequentemente, nas possibilidades de prevenção e intervenção sobre as doenças, os danos e os eventos relacionados à saúde.
II. A teoria humoral explicava cada surto de doença como decorrente da conjugação de diversos fatores de naturezas distintas (astrológicos, climáticos, ambientais, sanitários) capaz de gerar uma constituição pestilencial que tornava o ar corrompido.
III. A teoria apocalíptica (do clero) explicou a mesma epidemia como punição divina pelos pecados humanos e intensificou a prática de procissões, ladainhas e penitências para serenar a ira divina. A ideia de apocalipse permitia explicar o fato de o mal atingir a todos.
IV. No Renascimento e no Iluminismo (séculos XVI a XIX) ocorreram transformações na maneira de compreender o mundo e nas ideias sobre a natureza e a origem das doenças em decorrência da intensifi cação do comércio, do declínio do poderio da nobreza e da igreja e do intenso desenvolvimento do conhecimento no campo da filosofia, das artes e das ciências (exatas, naturais e humanas).
V. Durante o século XIX o desenvolvimento industrial atraiu grande número de trabalhadores, o que impactou no rápido crescimento da população urbana. A precariedade das condições de vida e trabalho dos operários (moradias e alimentação precárias, falta de saneamento, extensas jornadas de trabalho) favorecia a disseminação de doenças infecciosas e as epidemias continuavam a ser problema social e econômico.
Estão CORRETAS:
I. A combinação de várias causas para uma doença.
II. Que uma mesma causa pode participar da gênese de diferentes doenças.
III. Que uma mesma doença possa ter várias causas.
IV. Que uma mesma doença também possa ter apenas uma causa.
Estão CORRETOS:
A doença diarreica aguda pode ser de origem infecciosa e não infecciosa. Para a saúde pública, a de maior importância é a infecciosa, devido a sua maior frequência.
Aa principais causas da diarreia de origem infecciosa, são, entre outras, EXCETO:
Sobre os tipos de estudos que podem ser utilizados na avaliação das consequências clínicas e econômicas relacionadas à incorporação de uma tecnologia em saúde no SUS, “O tipo de pesquisa utilizada para avaliar se um novo teste diagnóstico identifica corretamente a presença (sensibilidade) ou a ausência (especificidade) de uma determinada doença ou condição clínica”, é denominada de:
Assinale a alternativa CORRETA:
Das alternativas abaixo, assinale CORRETAMENTE a doença transmitida por alimento que se origina por ação bacteriana:
Considerando os objetivos da dietoterapia para pacientes com gastrite, assinale a alternativa INCORRETA
A respeito das políticas públicas relacionadas a nutrição, voltadas para o coletivo da sociedade, analise as alternativas e assinale a CORRETA:
Sobre os macronutrientes, assinale a alternativa INCORRETA:
Sobre o excesso de peso hídrico, analise as alternativas e assinale a CORRETA:
( ) Avaliação do peso é um método objetivo.
( ) Sinais de carências nutricionais são englobados nos métodos objetivos.
( ) O hemograma é um método subjetivo.
( ) Cálculo do índice de massa corporal é um método subjetivo.
( ) Registros de sintomas gastrointestinais relacionados a ingestão alimentar é um método subjetivo.
Assinale a alternativa CORRETA: