Questões de Concurso Público Prefeitura de São Bento - PB 2024 para Nutricionista

Foram encontradas 14 questões

Q2452607 Nutrição
Sobre a história e concepções da epidemiologia, analise os itens a seguir:

I. Ao longo da história, a maneira como as pessoas e os grupos sociais conceberam a doença, a saúde, as suas causas e a relação entre os dois processos que influencia a forma de compreender a epidemiologia e, consequentemente, nas possibilidades de prevenção e intervenção sobre as doenças, os danos e os eventos relacionados à saúde.
II. A teoria humoral explicava cada surto de doença como decorrente da conjugação de diversos fatores de naturezas distintas (astrológicos, climáticos, ambientais, sanitários) capaz de gerar uma constituição pestilencial que tornava o ar corrompido.
III. A teoria apocalíptica (do clero) explicou a mesma epidemia como punição divina pelos pecados humanos e intensificou a prática de procissões, ladainhas e penitências para serenar a ira divina. A ideia de apocalipse permitia explicar o fato de o mal atingir a todos.
IV. No Renascimento e no Iluminismo (séculos XVI a XIX) ocorreram transformações na maneira de compreender o mundo e nas ideias sobre a natureza e a origem das doenças em decorrência da intensifi cação do comércio, do declínio do poderio da nobreza e da igreja e do intenso desenvolvimento do conhecimento no campo da filosofia, das artes e das ciências (exatas, naturais e humanas).
V. Durante o século XIX o desenvolvimento industrial atraiu grande número de trabalhadores, o que impactou no rápido crescimento da população urbana. A precariedade das condições de vida e trabalho dos operários (moradias e alimentação precárias, falta de saneamento, extensas jornadas de trabalho) favorecia a disseminação de doenças infecciosas e as epidemias continuavam a ser problema social e econômico.

Estão CORRETAS:
Alternativas
Q2452608 Nutrição
A multicausalidade quando referida às doenças degenerativas anula a relação linear causa-doença porque admite e demonstra:

I. A combinação de várias causas para uma doença.
II. Que uma mesma causa pode participar da gênese de diferentes doenças.
III. Que uma mesma doença possa ter várias causas.
IV. Que uma mesma doença também possa ter apenas uma causa.

Estão CORRETOS:
Alternativas
Q2452609 Nutrição
A doença diarreica aguda (DDA) é uma síndrome causada por diferentes agentes etiológicos (bactérias, vírus e parasitos), cuja manifestação predominante é o aumento do número de evacuações, com fezes aquosas ou de pouca consistência. Em alguns casos, há presença de muco e sangue. Podem ser acompanhadas de náusea, vômito, febre e dor abdominal.
A doença diarreica aguda pode ser de origem infecciosa e não infecciosa. Para a saúde pública, a de maior importância é a infecciosa, devido a sua maior frequência.
Aa principais causas da diarreia de origem infecciosa, são, entre outras, EXCETO:
Alternativas
Q2452610 Nutrição
Para a incorporação de tecnologias no Sistema Único de Saúde é necessária a investigação das consequências clínicas, econômicas e sociais da utilização das mesmas. Este processo é chamado Avaliação de Tecnologia em Saúde (ATS). Entende-se por tecnologias em saúde os medicamentos, produtos e procedimentos por meio dos quais a atenção e os cuidados com a saúde devam ser prestados à população, tais como vacinas, produtos para diagnóstico de uso in vitro, equipamentos, procedimentos técnicos, sistemas organizacionais, informacionais, educacionais e de suporte, programas e protocolos assistenciais.

Sobre os tipos de estudos que podem ser utilizados na avaliação das consequências clínicas e econômicas relacionadas à incorporação de uma tecnologia em saúde no SUS, “O tipo de pesquisa utilizada para avaliar se um novo teste diagnóstico identifica corretamente a presença (sensibilidade) ou a ausência (especificidade) de uma determinada doença ou condição clínica”, é denominada de: 
Alternativas
Q2452611 Nutrição
Segundo o Edital nº 01/2023 – Concurso de São Bento, são atribuições do Nutricionista:
Assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q2452612 Nutrição
Das enfermidades transmitidas pelos alimentos, inúmeras acabam culminando em distúrbios do sistema digestivo ou podendo levar a morte do consumido, em casos mais graves. A prevenção, como uma boa higiene dos alimentos e dos ambientes, se faz necessária para combater os agentes etiológicos e diminuir o número de casos recorrentes. Mas quando não é possível evitar, uma boa interpretação e conhecimento da principal causa da patologia é indispensável para a conduta correta.
Das alternativas abaixo, assinale CORRETAMENTE a doença transmitida por alimento que se origina por ação bacteriana: 
Alternativas
Q2452613 Nutrição
A gastrite é definida como o processo de inflamação da mucosa gástrica, também chamada de irritação ou erosão, apresentando-se de modo agudo ou crônico. As causas mais frequentes de gastrite aguda são o consumo excessivo de álcool e o uso prolongado de anti-inflamatórios não esteroides, como ácido acetilsalicílico ou ibuprofeno, além de poder se desenvolver após grandes cirurgias, traumas, queimaduras ou infecções graves. Já a apresentação crônica costuma ser causada por infecções, em especial pela bactéria HP, por refluxo de conteúdo biliar, estresse e algumas doenças autoimunes.

Considerando os objetivos da dietoterapia para pacientes com gastrite, assinale a alternativa INCORRETA
Alternativas
Q2452614 Nutrição
As ações, os programas e as estratégias de alimentação e nutrição no Brasil estão vinculadas diretamente à Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN), uma das coordenações do Departamento de Atenção Básica (DAB), que é parte integrante da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), do Ministério da Saúde (MS). A CGAN é responsável pela implementação da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), além de se corresponsabilizar por ações, programas e estratégicas intersetoriais. A primeira versão da PNAN foi aprovada em 1999 e, depois de reavaliação e atualização, uma nova portaria foi aprovada e publicada em 2011. O propósito dessa política é melhorar “...as condições de alimentação, nutrição e saúde da população brasileira, mediante a promoção de práticas alimentares adequadas e saudáveis, a vigilância alimentar e nutricional, a prevenção e o cuidado integral dos agravos relacionados à alimentação e nutrição”

A respeito das políticas públicas relacionadas a nutrição, voltadas para o coletivo da sociedade, analise as alternativas e assinale a CORRETA: 
Alternativas
Q2452615 Nutrição
Os macronutrientes em nosso corpo tem sua função e importância essencial para o organismo.
Sobre os macronutrientes, assinale a alternativa INCORRETA: 
Alternativas
Q2452616 Nutrição
Sobre a deficiência de micronutrientes e vitaminas, assinale a alternativa INCORRETA: 
Alternativas
Q2452617 Nutrição
A avaliação antropométrica do paciente possui vários fatores que podem influenciar no seu resultado. Dentre esses fatores, o edema, se caracterizando pelo o acumulo de líquido indesejável por algum motivo patológico associado deve ser considerado para aferição do peso do paciente e para uma conduta adequada.
Sobre o excesso de peso hídrico, analise as alternativas e assinale a CORRETA:
Alternativas
Q2452618 Nutrição
Sendo elas reguladoras do organismo, assinale a alternativa INCORRETA sobre a função das vitaminas no organismo: 
Alternativas
Q2452619 Nutrição
Sobre os métodos objetivos e subjetivos, marque V para VERDADEIRO e F para FALSO.

( ) Avaliação do peso é um método objetivo.
( ) Sinais de carências nutricionais são englobados nos métodos objetivos.
( ) O hemograma é um método subjetivo.
( ) Cálculo do índice de massa corporal é um método subjetivo.
( ) Registros de sintomas gastrointestinais relacionados a ingestão alimentar é um método subjetivo.

Assinale a alternativa CORRETA: 
Alternativas
Q2452620 Nutrição
Sobre os fatores intrínsecos e extrínsecos que tem influência na durabilidade do alimento assinale a alternativa INCORRETA: 
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: B
4: D
5: A
6: B
7: C
8: A
9: D
10: E
11: C
12: D
13: B
14: C