Questões de Concurso Público Prefeitura de Pedras de Fogo - PB 2025 para Fisioterapeuta
Foram encontradas 10 questões
Dentre as opções abaixo, assinale aquela que NÃO representa um fator diretamente associado ao agravamento da perda de massa muscular e óssea, no processo de envelhecimento:
Com base nos princípios dessa área, analise as afirmativas a seguir:
I. A fisioterapia obstétrica pode auxiliar na preparação para o parto, no alívio de dores musculoesqueléticas e na prevenção de disfunções do assoalho pélvico.
II. Exercícios específicos durante a gestação podem contribuir para a redução de edemas, melhora da circulação e fortalecimento da musculatura perineal.
III. A fisioterapia na saúde da mulher é restrita ao período gestacional, não tendo aplicabilidade no pós-parto ou em outras condições femininas.
IV. Técnicas como a cinesioterapia, a reeducação postural e o treinamento respiratório são frequentemente utilizadas para melhorar a qualidade de vida das gestantes.
Assinale a alternativa CORRETA:
I. O plano sagital divide o corpo em partes anterior e posterior, permitindo movimentos como abdução e adução.
II. A biomecânica funcional considera fatores como torque, alavancas e centro de gravidade para otimizar a aplicação de forças no tratamento fisioterapêutico.
III. O eixo transverso está relacionado a movimentos que ocorrem no plano frontal, como flexão e extensão.
IV. O conhecimento sobre alavancas biomecânicas é essencial para a prescrição de exercícios terapêuticos, pois influencia a distribuição de cargas e a eficiência do movimento.
V. O estudo das forças internas, como a contração muscular, e das forças externas, como a gravidade e a resistência, permite a aplicação de princípios biomecânicos na prevenção de lesões.
Estão CORRETOS:
Com base nesse assunto, assinale a alternativa CORRETA:
Com base nas abordagens terapêuticas e seus impactos, analise as afirmativas a seguir:
I. O tratamento fisioterapêutico para crianças com TEA deve ser individualizado, com adaptações específicas de acordo com as necessidades de cada criança, visando melhorar o controle postural e a coordenação motora.
II. A fisioterapia tem eficácia limitada em crianças com TEA grave, sendo mais indicada para casos de TEA leve, pois nesses casos é possível observar um maior progresso no desenvolvimento motor.
III. Técnicas de fisioterapia, como exercícios de propriocepção e estimulação sensorial, são eficazes no fortalecimento da interação social e na redução da ansiedade, comportamentos frequentemente presentes em crianças com TEA.
IV. O uso de estratégias fisioterapêuticas no tratamento de TEA pode contribuir para aumentar a independência da criança, diminuindo a dependência de cuidadores em atividades motoras diárias.
V. A fisioterapia no TEA deve seguir um protocolo rígido, sem flexibilidade nas abordagens, pois os resultados obtidos a partir de um modelo padronizado são superiores aos tratamentos personalizados.
Assinale a alternativa CORRETA:
A respeito do processo de prescrição e utilização desses dispositivos, analise as alternativas e assinale a CORRETA:
Considerando essas possíveis consequências, analise as afirmações a seguir:
I. Pacientes com lesões neurológicas frequentemente apresentam alterações no comportamento que podem dificultar sua interação social e afetar negativamente a recuperação funcional.
II. O comportamento agressivo é uma característica comum em todos os pacientes com lesões neurológicas, sendo irreversível durante o processo de reabilitação.
III. Sintomas como depressão e isolamento social são comuns após lesões neurológicas, podendo comprometer o progresso da reabilitação física e emocional do paciente.
IV. O tratamento das alterações comportamentais em pacientes neurológicos pode ser exclusivamente medicamentoso, sem a necessidade de abordagens terapêuticas adicionais.
Estão CORRETOS:
Qual abordagem fisioterapêutica seria mais eficaz para o manejo das suas condições:
Relacione cada uma das malformações listadas a sua definição CORRESPONDENTE:
1. Hidrocefalia
2. Mielomeningocele
3. Microcefalia
4. Pé torto congênito
5. Torcicolo congênito
a) Condição caracterizada por um desenvolvimento anormalmente pequeno do cérebro, resultando em uma cabeça de tamanho inferior ao esperado para a faixa etária.
b) Alteração muscular no pescoço, onde ocorre o encurtamento de um dos músculos do pescoço, levando a uma rotação e inclinação anormal da cabeça.
c) Acúmulo excessivo de líquido cefalorraquidiano nos ventrículos cerebrais, o que pode causar aumento da pressão intracraniana e danos ao cérebro.
d) Malformação nos pés, onde ocorre uma deformidade, com os pés virados para baixo e para dentro, podendo afetar o alinhamento dos ossos e articulações.
e) Tipo de espinha bífida, onde há falha no fechamento do tubo neural durante o desenvolvimento fetal, resultando em protrusão da medula espinhal e meninges para fora da coluna vertebral.
Selecione a alternativa que apresenta a associação CORRETA:
Com base nas informações sobre os tipos de exercícios, analise as afirmativas a seguir:
I. O exercício ativo é aquele realizado pelo paciente sem a ajuda de outra pessoa ou equipamento, sendo executado de forma independente.
II. O exercício ativo -assistido é quando o paciente realiza o movimento com o auxílio de outra pessoa ou equipamento, principalmente em casos de dor ou limitações na amplitude de movimento.
III. O exercício passivo é aquele em que o paciente não realiza nenhum esforço, sendo o terapeuta ou outra pessoa responsável por movimentar a articulação do paciente para prevenir contraturas e manter a mobilidade.
IV. O exercício passivo é realizado unicamente por equipamentos mecânicos, dispensando a intervenção do terapeuta ou de outras pessoas.
Estão CORRETOS: