Questões de Concurso Público CGU 2004 para Analista de Finanças e Controle - Tecnologia da Informação, Prova 3

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Q2432 Engenharia de Software

Analise as seguintes afirmações relativas a programação Orientada a Objetos:

I. As informações em um programa desenvolvido segundo a orientação a objetos são armazenadas, por herança, nas classes.

II. Em um programa, os objetos que precisam ser armazenados em memória não volátil são denominados objetos persistentes.

III. Na programação orientada a objetos, quando se utiliza um Banco de Dados relacional, deve-se criar métodos para mapear, em tabelas, os objetos que serão armazenados.

IV. Em uma aplicação podem existir múltiplas instâncias de uma mesma classe e estas conterão diferentes atributos de instâncias.

Estão corretos os itens:

Alternativas
Q2433 Engenharia de Software

Analise as seguintes afirmações relativas à programação Orientada a Objetos:

I. O polimorfismo possibilita que o mesmo nome possa ser utilizado em diferentes métodos em uma mesma classe, desde que, por exemplo, as quantidades de parâmetros sejam diferentes.

II. Os métodos estáticos, quando executados, acessam apenas os atributos de instância da classe.

III. O uso de um mesmo nome para identificar diferentes implementações dos métodos pode ocorrer na definição de construtores.

IV. Na hierarquia de classes, a herança múltipla ocorre quando existem diversas classes imediatamente abaixo da classe em questão.

Estão corretos os itens:

Alternativas
Q2434 Engenharia de Software
Na programação Orientada a Objetos
Alternativas
Q2435 Engenharia de Software
Na modelagem com UML, o Diagrama de Casos de Uso fornece
Alternativas
Q2436 Engenharia de Software
Na modelagem com UML, um Diagrama de Seqüência mostra interações de objetos organizados em uma seqüência de tempo,
Alternativas
Q2438 Engenharia de Software

Analise as seguintes afirmações relativas à UML:

I. A identidade de objeto é a propriedade pela qual cada objeto, dependendo apenas de sua classe ou estado, pode ser identificado e tratado como uma entidade distinta de software. Este princípio de dependência entre a identidade de um objeto e seu estado viabiliza a herança nas linguagens orientadas a objetos.

II. Na UML, a construção da generalização é representada como uma seta com uma ponta "aberta" e permite ao desenho indicar tanto a herança simples quanto a herança múltipla.

III. Um atributo será considerado de estado quando puder assumir valores infinitos com transições ilimitadas entre eles.

IV. Uma associação na UML representa um conjunto de vínculos de relacionamento entre instâncias de classe.

Estão corretos os itens:

Alternativas
Q2444 Engenharia de Software

Analise as seguintes afirmações relativas à Engenharia de Software:

I. A análise de requisitos é responsável pela especificação dos requisitos de software e hardware que serão utilizados durante o processo de desenvolvimento de um sistema.

II. A análise de requisitos define a metodologia de programação a ser utilizada no desenvolvimento do sistema.

III. A especificação de requisitos fornece ao desenvolvedor e ao cliente os parâmetros para avaliar a qualidade logo que o sistema for construído.

IV. A análise de requisitos possibilita que o engenheiro de software especifique a função e o desempenho do sistema e estabeleça quais são as restrições de projeto que o sistema deve atender.

Estão corretos os itens:

Alternativas
Respostas
1: B
2: D
3: E
4: D
5: C
6: E
7: C