Questões de Concurso Público MRE 2004 para Assistente de Chancelaria
Foram encontradas 19 questões
1 Assinale a afirmação correta a respeito dos elementos lingüísticos do trecho abaixo.
Na virada do século XX ao XXI os Estados vão deixando de ser nacionais e plurinacionais e tornandose, os que para isso dispõem de poder econômico e científico-tecnológico portanto militar e político, Estados transnacionais: seu poder econômico lhes é dado por suas empresas também transnacionais, no sentido, antes definido, de sediadas num Estado-nação e dele projetadas em outros. Empresa transnacional e Estado transnacional acompanham-se, braços da mesma cultura-civilização que os gerou e mantém, cultura significando o que são os seus homens, e civilização o que fazem, aquela enquanto seiva desta.
(Vamireh Chacon, "A divisão do mundo pelos Estados transnacionais")
Assinale a afirmativa errada a respeito do texto a seguir:
A administração pública brasileira é ainda um monstro disforme, em que convivem setores modernos, utilizando tecnologias avançadas e desenvolvendo a cultura de um Estado não executor, e setores montados sobre paradigmas antigos, desenvolvendo trabalhos desnecessários ou redundantes.
(Jorge Hori, "Administração pública brasileira no terceiro milênio")
Leia estes versos da música "Jura secreta", de Sueli Costa e Abel Silva:
Só uma coisa me entristece
O beijo de amor que não roubei
A jura secreta que não fiz
A briga de amor que não causei
Nada do que posso me alucina
Tanto quanto o que não fiz
Nada que eu quero me suprime
Muitos dos verbos que aparecem em tais versos foram empregados nas frases abaixo.
Assinale a opção que apresenta erro gramatical relacionado ao emprego do verbo.
Analise o período e marque a afirmativa incorreta.
Todos temos uma utopia ou um sonho em busca dos quais chegamos a empenhar a vida.
Assinale a opção que contém as palavras que, atendendo à coesão e coerência textual, preenchem corretamente as lacunas do trecho abaixo, na ordem em que aparecem.
São múltiplas e complexas as causas ................. conduzem crianças e adolescentes às trilhas do crime. ................... a primeira delas, sem dúvida, é a exclusão social. As políticas públicas de inclusão articulam apenas medidas paliativas, ..................... por meio de esmolas travestidas de programas sociais. O desafio, ..................... , exige ações estruturais nos campos da educação, da saúde, do mercado de trabalho, entre outros.
(Adaptado de "Juventude marginalizada", Correio Braziliense, 14/04/2004)
Assinale a única forma gramaticalmente correta, entre as sublinhadas no texto abaixo.
Cumprindo determinação superior, o assistente da diretoria de determinada empresa redigiu documento oficial aos chefes de setor, no qual constava o trecho: "O presidente deseja ter à mão informações a cerca dos pontos fracos e fortes de cada setor afim de subsidiar a elaboração do planejamento estratégico da empresa. Para tanto, fá-se necessário promover reuniões em todos os setores da empresa para discutirmos como aumentar nossa competitividade".
Leia o seguinte trecho de Machado de Assis e marque a opção correta.
"O tempo é um tecido invisível em que se pode bordar tudo, uma flor, um pássaro, uma dama, um castelo, um túmulo. Também se pode bordar nada. Nada em cima de invisível é a mais sutil obra deste mundo..."
Relacione as ações (1), (2), (3) e (4) com o advérbio semanticamente adequado, conforme mostra o modelo, e assinale, a seguir, a seqüência correta.
Modelo: Falar com orgulho e insolência
Falar arrogantemente
(1) Exprimir-se com muitas palavras, com palavras em excesso
(2) Agir como criança
(3) Insinuar com perspicácia e delicadeza
(4) Eliminar sem se render a logros
( ) sutilmente
( ) puerilmente
( ) prolixamente
( ) inexoravelmente
A seqüência correta é:
Indique a opção que preenche com correção os espaços numerados do trecho abaixo.
....(1).... história por escrever do século vindouro cabe o desafio de encontrar formas de convívio em que ....(2).... força da integração seja o resultado da vitalidade das partes e em que .... (3).... independência das partes se associe a força da unidade.
(Adaptado de Paulo T. Flecha de Lima, "Acaba a América? Três Américas? E o Brasil?")
Marque a única das substituições propostas que mantém a correção gramatical do texto abaixo transcrito.
Todo o aprendizado - raciocínio, memória, pensamento e imaginação - depende de um órgão do corpo humano que pesa mais ou menos 1,3 quilograma e é formado por cem bilhões de neurônios, que têm a capacidade de se multiplicarem mais de 250 mil vezes por minuto nos dois primeiros meses de gestação e cujos prolongamentos parecem um emaranhado de fios: o cérebro.
(Vitor F. Kümpel, "Resumos no processo do aprendizado")
Analise as sentenças a seguir, à luz da seguinte norma gramatical:
Os particípios dado e visto têm valor passivo e concordam em gênero e número com o substantivo a que se referem.
(Extraído do Manual de Redação da Presidência da República)
Aponte a sentença que não cumpre a norma gramatical
supracitada.
Assinale a opção que corresponde a erro morfossintático, de concordância ou inadequação vocabular.
Nossa língua é, entre as grandes do mundo, certamente uma das que mais mudam de ano para ano, como se tomada por um desejo furibundo de se destruir, de perder sua identidade, de se esquecer e alienar- se de si. Devemos isso, em parte, à mania experimentalista que redundou na idolatria do "inventar", e caiu no mero beletrismo; em parte, devemos-lo ao jornalismo e à TV, que, ansiosos por imitar os trejeitos primeiromundistas, o fazem em prejuízo da lógica e da gramática.
(Baseado em Olavo de Carvalho, "O pensamento brasileiro no futuro: um apelo à responsabilidade histórica")
Analise o emprego dos sinais de pontuação nos períodos abaixo.
1) Passatempo ou obsessão? Desde que o mundo é mundo, há pessoas que se dedicam a colecionar coisas e juntar bugigangas.
2) Figurinhas, selos, latinhas de cerveja, caixas de fósforo - nada, escapa dos fiéis seguidores da tradição de juntar bugigangas.
3) Para o historiador alemão, Philipp Bloom o hábito de juntar quinquilharias tem justificativas históricas, filosóficas e psicológicas.
(Adaptado de artigo da revista Superinteressante, abril 2004)
Os sinais de pontuação estão corretamente empregados