Questões de Concurso Público SMF-RJ 2010 para Fiscal de Rendas - Prova 1

Foram encontradas 20 questões

Q83240 Português
Imagem 002.jpg

Considerando a continuidade do parágrafo, julgue as possibilidades de outra redação para os itens que constituem a enumeração das "três premissas" (L.6), em destaque no texto acima.

I. primeiramente, a distribuição entre todos, de parte substancial dos bens econômicos produzidos pela sociedade, deveria ser tão igual e equitativa quanto humanamente factível; em segundo lugar, a outra parte deveria permanecer com as pessoas como retribuição ao seu talento, esforço e mérito e à quantidade e qualidade da sua contribuição pessoal para a geração dos bens e/ou da riqueza nacional; competiria, por fi m, ao Estado defi nir a quantidade, a ocasião e a forma com que cada pessoa contribuirá para tornar acessível a todos uma parte do que ganha, produz ou possui.

II. a distribuição entre todos, de parte substancial dos bens econômicos produzidos pela sociedade, deveria ser tão igual e equitativa quanto humanamente factível, seria a primeira, a outra parte deveria permanecer com as pessoas como retribuição ao seu talento, esforço e mérito e à quantidade e qualidade da sua contribuição pessoal para a geração dos bens e/ou da riqueza nacional. E competiria ao Estado defi nir a quantidade, a ocasião e a forma que cada pessoa contribuirá para tornar acessível a todos uma parte do que ganha, produz ou possui, seria a terceira.

III. as duas primeiras seriam: a distribuição entre todos, de parte substancial dos bens econômicos produzidos pela sociedade, deveria ser tão igual e equitativa quanto humanamente factível; e a outra parte deveria permanecer com as pessoas como retribuição ao seu talento, esforço e mérito e à quantidade e qualidade da sua contribuição pessoal para a geração dos bens e/ou da riqueza nacional. Como terceira competiria ao Estado defi nir a quantidade, a ocasião e a forma com que cada pessoa contribuirá para tornar acessível a todos uma parte do que ganha, produz ou possui.

Estão respeitadas a coerência entre os argumentos e a correção gramatical apenas em
Alternativas
Q83241 Português
Assinale a opção em que o trecho constitui continuação gramaticalmente correta, coesa e coerente para o segmento abaixo.

Levantamento da Fundação Dom Cabral mostrou que em 2/3 das 76 maiores companhias do País há falta de pessoal qualifi cado que elas não conseguem encontrar no mercado. Há vagas abertas para engenheiros, eletricistas, carpinteiros, técnicos em operação e manutenção, secretárias, profi ssionais de Tecnologia da Informação, fi nanças, vendas e até motoristas, em todo o País. Mas, dadas as defi ciências educacionais, muitas vagas não podem ser preenchidas.

(O Estado de S. Paulo, Editorial, 29/5/2010)
Alternativas
Q83242 Português
Constitui uma continuidade gramaticalmente correta e coerente com a argumentação do texto o seguinte parágrafo:
Alternativas
Q83243 Português
Provoca-se erro gramatical e incoerência textual ao fazer a seguinte substituição no texto:
Alternativas
Q83244 Português
Em relação às ideias do texto, assinale a opção correta.
Alternativas
Q83245 Português
Em relação às estruturas do texto, assinale a opção correta.
Alternativas
Q83246 Português
Preservam-se a coerência textual e a correção gramatical ao substituir
Alternativas
Q83247 Português
Assinale a expressão do texto que, no desenvolvimento da argumentação, é usada com valor de causa.
Alternativas
Q83248 Português
Assinale a opção que interpreta corretamente o uso das estruturas linguísticas no texto abaixo.

Imagem 007.jpg
Alternativas
Q83249 Português
Assinale como verdadeiras (V) ou falsas (F) as afi rmações a respeito da organização do texto abaixo.

Imagem 008.jpg

( ) Desrespeitam-se as relações entre os argumentos e provoca-se erro gramatical ao substituir "onde"(?.2) por em que.

( ) Explicita-se a relação entre as ideias do texto ao iniciar o segundo período sintático do texto por um conectivo, escrevendo: Conquanto as relações.

( ) Explicita-se a relação entre as ideias do texto ao inserir, entre vírgulas, o conectivo no entanto depois de "identifi cado"(?.14).

( ) Desrespeitam-se as relações entre os argumentos e provoca-se erro gramatical ao substituir "onde"(?.17) por a qual.

A sequência obtida é
Alternativas
Q83250 Português
Assinale a opção correta a respeito das relações de coesão no texto.
Alternativas
Q83251 Português
Com referência ao uso do sinal indicativo da crase, respeitam-se a correção gramatical e a coerência textual ao
Alternativas
Q83252 Português
Com relação ao emprego do pronome relativo, mantêm-se a coerência entre os argumentos e a correção gramatical do texto ao usar
Alternativas
Q83253 Português
De acordo com o desenvolvimento do texto, assinale a palavra que não está subentendida na posição indicada.
Alternativas
Q83254 Português
Assinale a opção correta a respeito das relações de concordância no texto.
Alternativas
Q83255 Português
As revoluções inglesas do século XVII foram, na verdade, marcos políticos importantes do avanço de ideias libertárias e igualitárias. Deixaram como resultado um núcleo fundamental de direitos individuais, os direitos civis, que foi sendo ampliado(a). As ideias de liberdade e igualdade não se deteram(b), no entanto, no espaço individual, mas invadiram a esfera política. O marco fundamental aqui foi(c) a criação e o funcionamento de instituições representativas. A autoridade é, assim, necessária para a vida em sociedade, mas só será(d) legítima se fundada no consentimento daqueles sobre os quais(e) é exercida.

(Roberto Freire, Vilma Figueiredo & Caetano de Araújo. Estado e democracia. In: Contemporâneos do Futuro, p. 50-51, com adaptações)

O texto foi transcrito com erro gramatical em
Alternativas
Q83256 Português
Uma economia obsoleta pode manter e até multiplicar empregos, por vezes com recurso ao mercado informal, ______(a)_______a lógica da mais-valia absoluta. ______(b)______ do sistema produtivo e consequente difi culdade crescente de gerar excedentes para o social. Uma economia moderna tende a poupar empregos, pelo menos os obsoletos, mas pode______(c)______, na possível formação de consumo de massa disponível para a maioria, no barateamento e melhoria da qualidade dos produtos, _______(d)_______ um excedente econômico muito mais considerável. Sua aplicação social adequada será, então, questão de cidadania, _____(e)_____ a uma redistribuição de renda, não a produção econômica como tal.

(Pedro Demo, Desafi os modernos da educação, p. 35-36, com adaptações)

Assinale a opção em que as duas possibilidades para preenchimento do texto preservam sua correção gramatical e coerência argumentativa.
Alternativas
Q83257 Português
A ideia de um Estado em ação implica ___(1)___ heterogeneidade, a luta de poder e o confl ito de interesses mesmo dentro da burocracia estatal. Logo, analisar o Estado em ação signifi ca levar em conta sua dinâmica interna, a partir das ações de diferentes sujeitos, ____(2)___ difícil recorrer, nesse nível, a modelos analíticos que ___(3)___ reduzam a um instrumento de classe, a gestor da ordem social, a promotor do desenvolvimento, ou a qualquer outra concepção que _____(4)_____ os inevitáveis antagonismos, tanto do Estado com a sociedade quanto internamente, ___(5)____ máquina estatal.

(Maria Cecília Londres Fonseca, O patrimônio em processo, p.46, com adaptações)

Assinale a opção em que, na sequência, os termos preenchem corretamente as lacunas do texto acima.
Alternativas
Q83258 Português
Os trechos abaixo constituem um texto adaptado de O Estado de S. Paulo, Editorial, de 1/6/2010. Assinale a opção em que não foram inseridos erros gramaticais e o trecho foi transcrito de forma gramaticalmente correta.
Alternativas
Q83259 Português
Assinale a opção em que, ao ser transcrito, o fragmento do editorial adaptado da Revista Veja, de 4 de agosto, 2010, desrespeitou a gramática da norma culta.
Alternativas
Respostas
1: B
2: E
3: C
4: D
5: E
6: X
7: B
8: C
9: E
10: A
11: D
12: D
13: A
14: D
15: E
16: B
17: D
18: B
19: B
20: A