Questões de Concurso Público SUSEP 2010 para Analista Técnico, Prova 2 - Controle e Fiscalização
Foram encontradas 16 questões
Área 1: Baixo nível de risco, com baixa probabilidade de ocorrência de erros e/ou fraudes.
Área 2: Alto nível de risco, com média probabilidade de ocorrência de erros e/ou fraudes.
Área 3: Alto nível de risco, com alta probabilidade de ocorrência de erros e/ou fraudes.
Com base nas conclusões acima, pode-se afirmar que o auditor:
I. o auditor externo, ao realizar a auditoria em entidade seguradora, pode ter nível de parentesco até segundo grau com os administradores e gestores da entidade auditada, desde que declare para a SUSEP, CVM e CFC, antes do início da auditoria, este vínculo.
II. todo auditor externo, registrado no Conselho Federal de Contabilidade, que tenha registro no CNAI - Cadastro Nacional de Auditores Independentes, pode realizar auditoria em Seguradoras e Entidade de Previdência Complementar Aberta.
III. para ser auditor responsável pelos trabalhos, exercendo a função de sócio de auditoria, o auditor deve ter formação em nível superior nos cursos de administração de empresas ou contabilidade.
Assinale a opção correta, com relação às afirmativas acima.
I. O departamento fiscal da empresa, com o objetivo de reduzir o volume de impostos a recolher, cadastrou no sistema de faturamento, a alíquota do IPI que deveria ser de 11%, com o percentual de 5%.
II. Ao analisar a folha de pagamentos, evidenciou funcionários demitidos, constando do cálculo da folha, sendo que a conta a ser creditado o pagamento, destes funcionários, pertencia a outro colaborador do departamento pessoal.
III. O contador da empresa, ao definir a vida útil da máquina que foi introduzida em linha de produção nova, estabeleceu alíquota, estimando a produção de um milhão de unidades, nos próximos 5 anos. O projeto foi revisto e se reestimou para 10 anos.
Assinale a opção correta, levando em consideração os fatos acima narrados.
Controle Interno é defi nido como
Uma seguradora, quando desenvolve um sistema de controle interno, deve observar as características básicas relacionadas abaixo:
É correto afirmar que os controles internos são eficientes quando a alta administração tem razoável certeza:
I. do nível de alcance dos objetivos operacionais propostos.
II. de que as informações fornecidas pelos relatórios e sistemas corporativos são confiáveis.
III. leis, regulamentos e normas pertinentes estão sendo cumpridos.
Quanto à Governança Corporativa temos que:
I. é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada.
II. são stakeholders: os acionistas, segurados, corretores e benefi ciários.
III. tem havido um renovado interesse no assunto desde 2001, particularmente devido aos espetaculares colapsos de grandes corporações norte-americanas como a Enron Corporation e Worldcom, levando o governo federal norte-americano, em 2002, a aprovar a Lei Sarbannes-Oxley, com o propósito de restaurar a confi ança do público em geral na governança corporativa.
Os 5 (cinco) elementos que formam o controle interno são: