Questões de Concurso Público MF 2013 para Analista Técnico - Administrativo
Foram encontradas 50 questões
Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta para a Coluna II.
COLUNA I
Reforma do Estado Social
Reforma Neodesenvolvimentista.
Reforma Liberal.
COLUNA II
( ) Baseia-se na aliança Estado e iniciativa privada para a inserção em nichos e mercados globais.
( ) Reforma de caráter fortemente minimalista, com ênfase na eficiência econômica.
( ) em ênfase no Estado e na sociedade civil. Ainda que diante de requisitos de integração econômica e desenvolvimento do mercado, o estado tem papel central na geração do bem-estar.
Acerca da nova gestão pública acima referida, analise as assertivas a seguir, classificando- as como verdadeiras( V) ou falsas ( F). Ao final, assinale a opção que contenha a sequência correta
( ) Sem uma forte orientação à equidade, corre- se o risco da exclusão digital e do consequente aprofundamento da desigualdade.
( ) A iniciativa privada deve aportar recursos, fomentar tecnologias e difundir o acesso, enquanto o governo deve regular o setor e promover o empreendedorismo digital.
( ) O mercado consegue, por si só, promover os avanços necessários à implementação da sociedade da informação, mesmo diante da necessidade de se cumprir padrões de justiça social.
( ) Não basta ofertar bens públicos via internet e tornar- se usuário exemplar. É necessário prover a oferta do acesso e modelar o macro- sistema.
( ) A noção de covariação estrutural coloca em relevo a relação entre estrutura organizacional e a dinâmica do ambiente externo à organização, a partir de variáveis como tecnologia, mercado e pessoas.
( ) Os modelos de gestão mecanicistas estão aptos a responder ao contexto cada vez mais complexo e instável do mundo moderno.
( ) O conceito de covariação estrutural pode ser expandido para comportar a correlação entre estrutura organizacional e variáveis contextuais pertencentes a domínios mais sutis, tais como a psique e a cultura.
( ) Uma estrutura interna cria outra externa e vice- versa, como propõe a autopoiesis e mediante um padrão de comportamento ou interrelação não linear, como propõe a abordagem da complexidade.
eformas, disponíveis na Coluna II. Ao final, assinale a sequência correta para a Coluna II.
( ) A crise é, efetivamente, um dos elementos distintivos de qualquer sistema de organização burocrática. Ela constitui o meio para chegar a operar os reajustes necessários.
( ) O ritmo essencial que caracteriza uma organização burocrática é, particularmente, a alternância de longos períodos de estabilidade e curtos espaços de crise e mudança.
( ) O poder de decisão, no interior de um sistema de organização burocrática, tende a situar- se, naturalmente, entre aqueles que dêem prioridade aos objetivos funcionais da organização independentemente da estabilidade do sistema político.
( ) Para que haja a consolidação da democracia, é indispensável que haja um estreitamento das formas de participação.
( ) O orçamento participativo relaciona a ampliação da participação e o estabelecimento de critérios de justiça no processo de deliberação.
( ) O orçamento participativo antecipa uma resposta participativa a um problema central da democracia brasileira, a falta de capacidade de controle pela população de uma burocracia autônoma e pouco acostumada a formas públicas de prestação de contas.
O – opinativa ou consultiva.
F – fiscalizadora.
S – sancionadora.
C – corretiva.
( ) realizar, por iniciativa própria, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, de Comissão Técnica ou de Inquérito, inspeções e auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, e demais entidades referidas no inciso II do art. 71 da Constituição Federal.
( ) apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento.
( ) assinar prazo para que o órgão ou entidade adote as providências necessárias ao exato cumprimento da lei, se verificada ilegalidade.
( ) declarar, na ocorrência de fraude comprovada à licitação, a inidoneidade do licitante fraudador para participar, por até cinco anos, de licitação na administração pública federal.
( ) acompanhar a evolução patrimonial dos agentes públicos mencionados pela Lei n. 8.730/93, por meio do recebimento das declarações do imposto de renda de pessoa física.
( ) O servidor público deve pautar sua conduta pelo princípio da legalidade, devendo sempre decidir entre o legal e o ilegal, abstendo- se de agir segundo a ponderação entre o honesto e o desonesto.
( ) O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.
( ) Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública.
( ) As propostas de criação, reorganização e extinção de órgãos e entidades, quando acarretarem aumento de despesa, deverão ser encaminhadas ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão até 31 de maio de cada exercício.
( ) No âmbito da administração direta, deverá haver um único regimento interno para cada Ministério, ou Órgão da Presidência da República, abrangendo todas as unidades administrativas integrantes de sua estrutura regimental, não sendo possível a existência de regimentos internos específicos de cada unidade administrativa.
( ) As unidades setoriais e seccionais do Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal – SIORG subordinam- se técnica e administrativamente ao órgão central do sistema.
Segundo o Manual de Orientação para o Arranjo Institucional de Órgãos e Entidades do Poder Executivo Federal, são consideradas funções da gestão, exceto:
Identifique os componentes posicionados conforme os números de 1 a 5 a partir das descrições a seguir e tendo por base as diretrizes do Manual de Orientação para Arranjo Institucional de Órgãos e Entidades do Poder Executivo Federal. Ao final, selecione a opção que contenha a sequência correta.
( ) É a estrutura de governança. Exerce o papel de liderar e coordenar as demais partes da estrutura e exercer autoridade política nas “relações de fronteira”, interagindo com o ambiente externo em nível institucional. Sua composição é uma decorrência do modelo de governança que pode ser singular ou colegiado.
( ) Situa- se fora da hierarquia da linha de autoridade. Subsidia tecnicamente a tomada de decisão.
( ) É o cerne da estrutura e representa os responsáveis pela implementação da estratégia. É o lócus no qual estão organizados os sistemas de trabalho que irão produzir os resultados definidos pela estratégia.
( ) É a estrutura de coordenação do órgão ou entidade. Sua função é fazer a estratégia chegar na base e a base chegar na estratégia.
( ) Tem por competência supervisionar e coordenar, no âmbito do órgão ou entidade, as atividades de organização e modernização administrativa de planejamento e de orçamento, de contabilidade, de administração financeira, de administração dos recursos da informação e informática, de gestão de pessoas e de serviços gerais.
( ) A estrutura da organização deve ser definida de cima para baixo a partir do modelo de governança adotado.
( ) O ordenamento dos sistemas de trabalho deve privilegiar a constituição de estruturas enxutas.
( ) Os processos de trabalho de natureza temporária também necessitam de estrutura formal.
( ) O primeiro passo para a definição dos sistemas de trabalho é a realização de uma reflexão estratégica sobre as competências institucionais.
( ) Organizações com processos de alta complexidade ou alto nível de diferenciação tendem a dispor de estruturas com alto grau de descentralização ou de atomização.