Questões de Concurso Público Prefeitura de Marco - CE 2022 para Agente de Combate às Endemias

Foram encontradas 24 questões

Q1936243 Saúde Pública
Os Entes Federativos União, Estados, Distrito Federal e Municípios exercem atribuições específicas em cada área. Nesse sentido, assinale a alternativa correta que indica uma atribuição exclusiva da direção municipal:
Alternativas
Q1936244 Saúde Pública
O Sistema Único de Saúde é constituído pelo conjunto e ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público. Nesse sentido, marque a alternativa que descreve corretamente a forma de como a iniciativa privada pode participar do Sistema Único de Saúde (SUS):
Alternativas
Q1936245 Saúde Pública
A Constituição Federal de 1988 trouxe a definição de Seguridade Social como conceito organizador da proteção social brasileira. Sendo assim, a seguridade social pode ser descrita como um conjunto de políticas públicas.
Desse modo, assinale a alternativa que apresenta corretamente o Tripé da Seguridade Social.
Alternativas
Q1936246 Saúde Pública
A direção do Sistema Único de Saúde (SUS) é única, sendo exercida em cada esfera de governo pelos seguintes órgãos:
Alternativas
Q1936247 Saúde Pública
O Sistema Único de Saúde tem como um dos seus princípios doutrinários a equidade. Assinale a alternativa correta quanto ao princípio da equidade:
Alternativas
Q1938573 Saúde Pública
Os Agentes de Combate às Endemias estão historicamente expostos aos mais variados riscos à sua saúde, que vão desde a permanência em áreas endêmicas do vetor até o manuseio de substâncias tóxicas usadas na tentativa de erradicação e controle dos mosquitos. Dentre esses riscos, destacam-se os químicos, ergonômicos e de organização do trabalho, sociais, físicos, biológicos, mecânicos e de acidentes, muitas vezes concorrentes e simultâneos, podendo causar doenças e agravos a esses trabalhadores.
Considerando os fatores de risco nas atividades desenvolvidas pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE), analise os itens abaixo e marque a opção CORRETA
Alternativas
Q1938574 Saúde Pública
As medidas de proteção visam a prevenção de acidentes, doenças e outros agravos relacionados ao trabalho, a partir da adoção de medidas que podem ser aplicadas individual ou coletivamente. O conhecimento sobre as atividades e como estas são desenvolvidas é essencial para identificar os fatores e situações de risco aos quais os trabalhadores estão expostos. Em relação às normas de segurança e os riscos aos quais os Agente de Combate às Endemias (ACE) são expostos, marque a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1938575 Saúde Pública
A Vigilância em Saúde tem como objetivo a análise permanente da situação de saúde da população e a organização e execução de práticas de saúde adequadas ao enfrentamento dos problemas existentes. Em relação a Vigilância em Saúde, marque o item CORRETO
Alternativas
Q1938576 Saúde Pública
No seu ciclo de vida, o Aedes aegypti apresenta quatro fases como demonstrado na figura abaixo:

Imagem associada para resolução da questão

O mosquito adulto vive, em média, de 30 a 35 dias. A sua fêmea põe ovos de 4 a 6 vezes durante sua vida e, em cada vez, cerca de 100 ovos, em locais com água limpa e parada.
Assinale a ordem CORRETA das quatro fases do ciclo de vida do Aedes aegypti:
Alternativas
Q1938577 Saúde Pública
Os objetivos do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD) concentram-se em evitar que ocorram infecções pelo vírus da dengue, controlando a ocorrência de epidemias, evitando o aumento no número de óbitos. Com base no Programa Nacional de Controle da Dengue, marque a alternativa CORRETA :
Alternativas
Q1938578 Saúde Pública
Um ovo do Aedes aegypti pode sobreviver por até 450 dias, mesmo que o local onde ele foi depositado fique seco. Se esse recipiente receber água novamente, o ovo volta a ficar ativo. Quando não encontra recipientes apropriados (criadouros), a fêmea, em casos excepcionais, pode voar a grandes distâncias em busca de outros locais para depositar seus ovos. Assinale o item CORRETO o que se refere a Dengue:
Alternativas
Q1938579 Saúde Pública
A esquistossomose é uma doença infectoparasitária causada por vermes do gênero Schistosoma, de início assintomático que pode evoluir para formas gravíssimas. Sua transmissão se dá através do contato do indivíduo com águas onde haja a presença do caramujo liberando as cercárias. Sobre o ciclo evolutivo do Schistosoma mansoni é correto afirmar que: 
Alternativas
Q1938580 Saúde Pública
A equipe de atenção Básica/Saúde da Família desenvolve uma importante função no pronto atendimento e, quando necessário, no encaminhamento em tempo hábil a uma unidade de saúde de pacientes que sofreram acidentes por animais peçonhentos. Da mesma forma, desempenha papel como multiplicadora de informações para a população. Assinale a alternativa correta que se refere a uma atribuição dos agentes de combate às endemias no controle dos acidentes por animais peçonhentos:
Alternativas
Q1938581 Saúde Pública
No Brasil, a malária detém grande importância epidemiológica devido a sua gravidade e alto poder de disseminação, principalmente em áreas de clima favorável ao vetor da doença. Causada por protozoários do gênero Plasmodium, seus sintomas são caracterizados de acordo com a espécie de parasito infectante. Sobre o parasito causador da doença é correto afirmar que: 
Alternativas
Q1938582 Saúde Pública
A Doença de Chagas é transmitida para seres humanos pelo Trypanosoma cruzi por meio de um vetor, os triatomíneos, e a transmissibilidade é dada de forma transfusional, gestação, transplante de órgãos, alimentos contaminados ou de forma acidental. Sobre o vetor e a transmissão da Doença de Chagas é correto afirmar que:
Alternativas
Q1938583 Saúde Pública
O Agente de Combate às Endemias atua no enfrentamento de várias doenças endêmicas no Brasil, entre elas está a raiva que apresenta um grau diferenciado de acordo com a região geopolítica. Assinale a alternativa correta que se refere a uma atribuição dos agentes de combate às endemias no controle dessa doença:
Alternativas
Q1938584 Saúde Pública
Caracterizada como uma doença febril aguda, não contagiosa, a Febre Amarela tem como principal vetor na transmissão urbana o Aedes aegypti. Além de vetor transmissor da Malária, os mosquitos além de vetores, são também reservatórios do vírus. Sobre a cadeia de transmissão da Malária é correto afirmar que:
Alternativas
Q1938585 Saúde Pública
Os flebotomíneos do gênero Lutzomyia são os insetos vetores da Leishmaniose Tegumentar Americana (LTA). São insetos pequenos e apresentam corpo revestido de pelos e possuem uma coloração castanho clara. Sobre o ciclo biológico dos flebotomíneos é correto afirmar que:
Alternativas
Q1938586 Saúde Pública
No Brasil, os acidentes ofídicos são de grande importância para a saúde pública, em decorrência principalmente da sua alta taxa de ocorrência e em sua maioria por sua gravidade. Ao realizar a identificação do animal gerador do acidente, alguns critérios básicos devem ser seguidos para fazer a distinção das serpentes. A respeito dos critérios de identificação de serpentes peçonhentas das não peçonhentas é correto afirmar que:
Alternativas
Q1938587 Saúde Pública
A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que é considerada um problema mundial de saúde pública. A infecção pode apresentar-se sob várias formas clínicas, variando de assintomática a quadros graves, podendo levar à morte. Ela é uma antropozoonose que tem como hospedeiros primários os animais sinantrópicos, domésticos e silvestres. Assinale a alternativa correta que corresponde ao modo de transmissão da leptospirose.
Alternativas
Respostas
1: B
2: A
3: A
4: D
5: D
6: C
7: A
8: D
9: B
10: B
11: D
12: A
13: D
14: C
15: C
16: A
17: D
18: A
19: B
20: B