Questões de Concurso Público BANPARÁ 2015 para Técnico em Informática

Foram encontradas 9 questões

Q569218 Engenharia de Software
Sobre orientação a objetos é correto afirmar que:
Alternativas
Q569219 Engenharia de Software
Sobre a etapa de análise de sistemas, podemos afirmar que:
Alternativas
Q569220 Engenharia de Software
Tendo em vista a análise de sistemas utilizando a UML, é incorreto afirmar: 
Alternativas
Q569221 Engenharia de Software
Sobre as diversas classes de um sistema, assinale a alternativa correta:

I - As classes de fronteira devem apenas servir como um ponto de captação de informações a partir do ambiente, ou de apresentação de informações que o sistema processou.

II - As classes de sistema são aquelas que representam os conceitos do domínio que o sistema deve processar. Essas classes representam as informações e as regras de negócio que direcionam a manipulação dessas informações.

III - As classes de controle normalmente não representam objetos do domínio, mas, sim, da aplicação, cuja responsabilidade é coordenar a interação entre outros objetos.  
Alternativas
Q569231 Engenharia de Software
Considere as afirmações abaixo:

I - Os princípios do SCRUM são consistentes com o manifesto ágil e são usados para orientar as atividades de desenvolvimento dentro de um processo que incorpora as seguintes atividades estruturais: requisitos, análise, projeto, evolução e entrega. Em cada atividade metodológica, ocorrem tarefas a realizar dentro de um padrão de processo chamado sprint.

II - A Extreme Programming – XP emprega uma abordagem orientada a objetos como seu paradigma de desenvolvimento preferido e envolve um conjunto de regras e práticas constantes no contexto de quatro atividades metodológicas: planejamento, projeto, codificação e testes.

Pode-se afirmar que:
Alternativas
Q569234 Engenharia de Software
No que se refere a testes de software, é correto afirmar que: 
Alternativas
Q569235 Engenharia de Software
Sobre Engenharia de Software, analise as afirmativas abaixo:

I - Nas atividades executadas na manutenção de software, a categoria corretiva se refere à atividade de modificação do software para a correção de erros; a categoria adaptativa se refere a atividades de alteração para adequar o sistema às mudanças no ambiente em que ele esteja operando; e a categoria evolutiva contempla as alterações para atender necessidades de evolução requeridas pelo usuário, como mudanças nas regras de negócio.

II - Engenharia de Software é a área interdisciplinar que engloba vertentes tecnológicas e gerencial visando abordar, de modo sistemático, os processos de construção, implantação e manutenção de produtos de software com qualidade assegurada por construção, segundo cronogramas e custos previamente definidos.

III - Pressman afirma que um projeto de software é necessário que alguns parâmetros sejam corretamente analisados como: o escopo do software, os riscos envolvidos, os recursos necessários, as tarefas a serem realizadas, os indicadores a serem acompanhados, os esforços e custos aplicados e a sistemática a ser seguida.

Está(ão) correta(s):
Alternativas
Q569236 Engenharia de Software
Sobre metodologias de desenvolvimento de sistemas em Engenharia de software:

I - Métodos ágeis focam em simplicidade, software funcional no início das iterações, flexibilidade e intensa comunicação tanto internamente quanto com clientes.

II - Desenvolvimento incremental é uma estratégia de planejamento estagiado em que várias partes do sistema são desenvolvidas em paralelo, e integradas quando completas, enquanto que o desenvolvimento iterativo é uma estrategia de planejamento de retrabalho em que o tempo de revisão e melhorias de partes do sistema é pré-definido.

III - Princípios que regem as metodologias ágeis: Pessoas e interações, ao contrário de processos e ferramentas; Documentação extensa ao invés do sistema em funcionamento; Colaboração do cliente, ao contrário de constantes negociações de contratos; Respostas rápidas para as mudanças, ao contrário de seguir planos previamente definidos.

Está(ão) correta(s):
Alternativas
Q569237 Engenharia de Software
 Em relação as metodologias ágeis, julgue os itens a seguir, marcando com (V) a assertiva verdadeira e com (F) a assertiva falsa:

( ) O conceito de sprint aplica-se ao modelo ágil do processo de engenharia de software conhecido como Scrum.

( ) RUP, XP e DSDM são alguns exemplos de metodologias de desenvolvimento de software consideradas ágeis.

( ) A Feature Driven Development (FDD) é uma metodologia ágil de desenvolvimento de software que mantém seu foco apenas na fase de modelagem.

( ) Na extreme programming, os requisitos são expressos como cenários e implementados diretamente como uma série de tarefas.

Assinale a opção com a sequência CORRETA de cima para baixo:
Alternativas
Respostas
1: E
2: C
3: A
4: B
5: B
6: B
7: D
8: A
9: D