Questões de Concurso Público Prefeitura de Marcação - PB 2016 para Assistente Social

Foram encontradas 25 questões

Q1384566 Serviço Social
Acerca dos Benefícios previstos pela Previdência Social Brasileira, conforme o Ministério do Trabalho e Previdência Social, NÃO é correto afirmar que:
Alternativas
Q1384567 Serviço Social
O Ministério do Trabalho e Previdência Social prevê o Benefício de Prestação Continuada à pessoa idosa ou deficiente, conforme requisitos preestabelecidos. Acerca desse benefício NÃO é correto afirmar que:
Alternativas
Q1384568 Serviço Social
O atual Código de Ética dos Assistentes Sociais - de 1993 - em seu Capítulo V dispõe sobre o Sigilo Profissional. Constitui-se como um direito do Assistente Social e deve proteger:
Alternativas
Q1384569 Serviço Social
Conforme o atual Código de Ética dos Assistentes Sociais - de 1993 - constituem penalidades decorrentes de infrações disciplinares preestabelecidas, EXCETO:
Alternativas
Q1384570 Serviço Social
Conforme acentua Iamamoto (2000), o Serviço Social tem na questão social a base de sua fundação como especialização do trabalho. Contemporaneamente, a questão social é apreendida como:
Alternativas
Q1384571 Serviço Social
Conforme apreende Iamamoto (2000), apoiando-se em Marx, todo processo de trabalho implica uma matéria-prima ou objeto sobre o qual incide a ação; meios ou instrumentos de trabalho que potencializam a ação do sujeito e do objeto; e a própria atividade, ou seja, o trabalho direcionado a um fim, que resulta em um produto. Tendo por base o pensamento da autora, faça a correlação e assinale a alternativa correta.
I- Objeto de trabalho do Serviço Social; II- Os meios de trabalho do Assistente Social; III- O trabalho do Assistente Social; IV- O produto do trabalho do Assistente Social;
( ) Está na reprodução material da força de trabalho e no processo de reprodução sociopolítica ou ideopolítica dos indivíduos sociais; ( ) É parte de um trabalho combinado ou de um trabalhador coletivo; ( ) É a Questão Social ou as expressões desta; ( ) Para além do “arsenal de técnicas”, também o conhecimento, capaz de imprimir de iluminar a leitura da realidade, imprimindo rumos a ação;
Alternativas
Q1384572 Serviço Social
Na obra “Renovação e Conservadorismo no Serviço Social”, Iamamoto (2004) tece algumas críticas acerca do “Serviço Social Alternativo”, objeto de debate, especialmente no final da década de 1980. Suas apreensões ponderam que o referido debate efetivava-se em virtude da preocupação da categoria em atribuir uma “nova qualidade à prática profissional”. Tendo como referência o enunciado é CORRETO afirmar que:
I. Tratava-se de buscar atribuir uma “nova qualidade à prática profissional”, no âmbito da recriação do exercício profissional cotidiano, ao que se defendia uma prática coesa ao pensamento conservador. II. Tratava-se de buscar atribuir uma “nova qualidade à prática profissional” seja no âmbito da análise teórica da profissão, seja no âmbito da recriação do exercício profissional cotidiano. III. Almejava-se a ruptura com a herança conservadora de que o Serviço Social é caudatário. Herança traduzida nos veios positivistas e irracionalistas que atravessam historicamente a análise da profissão. IV. Almejava-se a ruptura com a herança traduzida também nas ações paternalistas e tutelares que selavam o fazer profissional, inscrito no horizonte dos interesses sociais e culturais dominantes da sociedade.
Alternativas
Q1384573 Serviço Social
A Política Nacional de Assistência Social - PNAS 2004 - assinala que a Constituição Federal de 1988 traz uma nova concepção para a Assistência Social brasileira. Incluída no âmbito da Seguridade Social e regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS - como política social pública, a assistência social inicia um novo percurso, que segue em direção:
Alternativas
Q1384574 Serviço Social
Em conformidade com a Política Nacional de Assistência Social - PNAS 2004 - a Assistência Social e as Proteções Afiançadas dividem-se em:
Alternativas
Q1384575 Serviço Social
Conforme a Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social -NOB/SUAS 2005 - no que concernem às Funções da Política Pública de Assistência Social para a Extensão da Proteção Social Brasileira, NÃO é correto afirmar que:
Alternativas
Q1384576 Serviço Social
O processo de Reforma Sanitária Brasileira (RSB), consolidado na década de 80, foi um movimento desencadeado em atenção à saúde pública brasileira. Esse processo contou com a participação de diversos atores sociais que tencionaram a discussão acerca das condições de vida da população brasileira e das propostas governamentais apresentadas para o setor, contribuindo para um amplo debate que permeou toda a sociedade civil. Acerca das principais propostas da RSB, NÃO é correto afirmar que:
Alternativas
Q1384577 Serviço Social
A Lei nº 8.662/1993 define, entre outras, como competência do Assistente Social, a assessoria e o apoio aos movimentos sociais, em matéria relacionada às políticas sociais. Analise as afirmativas que tratam da atuação do assistente social junto aos movimentos sociais e instâncias de controle público e assinale a alternativa correta.
I. A assessoria e o apoio aos movimentos sociais, previstos na lei que regulamenta a profissão do assistente social, diz respeito ao exercício em defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade; II. As instâncias públicas de controle democrático, articuladas aos movimentos sociais são espaços de trabalho em que os assistentes sociais podem contribuir para o fortalecimento dos sujeitos políticos, na perspectiva da garantia e/ou ampliação dos direitos sociais, tendo no horizonte a emancipação humana. III. A literatura clássica do Serviço Social ressalta a importância dos assistentes sociais nos conselhos e nos movimentos sociais, como forma de reassumir o trabalho de base, de educação, de mobilização e organização popular. IV. O trabalho junto aos movimentos sociais predispõe o assistente social a efetivação de uma contra-hegemonia democrática, à medida que atua enquanto líder comunitário, num cenário de revolução social, embasado no militarismo e no “messianismo” profissional.
Alternativas
Q1384578 Serviço Social
Historicamente, os assistentes sociais dedicaram-se à implementação de políticas públicas, localizando-se na linha de frente das relações entre população e instituição ou, nos termos de Netto (1992), sendo “executores terminais de políticas sociais”. Acerca da atuação do assistente social, as mudanças na sociedade contemporânea, sobretudo, nas políticas sociais públicas, emergem acompanhadas de novas exigências de qualificação. São exemplos dessas novas exigências, EXCETO:
Alternativas
Q1384579 Serviço Social
O planejamento é muitas vezes confundido com plano, programa ou projeto. Esses são apenas os meios pelos quais o planejamento se expressa. Assim sendo, faça a correlação e assinale a alternativa correta.
I. PLANO II. PROGRAMA III. PROJETO
( ) É o documento que indica um conjunto de projetos cujos resultados permitem alcançar o objetivo maior de uma política pública. ( ) É o documento mais abrangente e geral, que contém estudos, análises situacionais ou diagnósticos necessários à identificação dos pontos a serem atacados; dos programas e projetos necessários; dos objetivos, estratégias e metas de um governo, de um Ministério, de uma Secretaria ou de uma Unidade. ( ) É a menor unidade do processo de planejamento. Trata-se de um instrumento técnico-administrativo de execução de empreendimentos específicos, direcionados para as mais variadas atividades interventivas e de pesquisa no espaço público e no espaço privado. ( ) Consiste num documento que prevê ações com início e fim previamente definidos, além de conter maior detalhamento das operações a serem executadas.
Alternativas
Q1384580 Serviço Social
A pesquisa-ação consiste numa análise interpretativa que abarca um processo metodológico empírico. Acerca das suas principais características, assinale a alternativa ERRADA:
Alternativas
Q1384581 Serviço Social
Constituem espaços de ocupação do assistente social, EXCETO:
Alternativas
Q1384582 Serviço Social
Para Faleiros (1999) a construção e a desconstrução de mediações, no processo de fragilização e fortalecimento do poder, implicam um instrumental operativo para captar as relações e elaborar estratégias que constituem o campo de uma profissão de intervenção social na constante relação teoria/prática. Tendo por base o exposto indique a alternativa que NÃO corresponde a uma característica da categoria mediação no Serviço Social:
Alternativas
Q1384583 Serviço Social
De acordo com o CFESS (2007), a Assistência Social, legalmente reconhecida como direito social e dever do Estado pela Constituição de 1988 e pela Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), foi regulamentada pelo Governo Federal, com a aprovação pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), da Política Nacional de Assistência Social (2004) e do Sistema Único de Assistência Social (2005). O objetivo desse processo é consolidar a Assistência Social como política de Estado para:
Alternativas
Q1384584 Serviço Social
No Brasil, as primeiras instituições de assistência surgem após o fim da Primeira Guerra Mundial e já possuem uma diferenciação face às atividades tradicionais de caridade típicas da ação social da igreja católica. A importância dessas instituições consiste no fato de terem sido a base para a expansão da Ação Social e para o surgimento das primeiras escolas de Serviço Social. Sobre essa temática, conforme os registros históricos, NÃO é correto afirmar que:
Alternativas
Q1384585 Serviço Social
A citação abaixo corresponde à atuação do assistente social em suas protoformas. Com base no recorte do texto, assinale a alternativa que corresponde a corrente filosófica caracterizadora do período.
As péssimas condições de vida do proletariado se devem ao desapego ao lar, a falta de formação doméstica da mulher etc. Logo, é necessário começar pela reforma do homem, para tanto, a necessidade de campanhas educativas e do aumento da fiscalização sanitária. A ignorância e a pobreza são as duas causas principais da subnutrição no Brasil (IAMAMOTO, 1983).
Alternativas
Respostas
1: A
2: B
3: A
4: C
5: A
6: E
7: B
8: E
9: C
10: C
11: D
12: A
13: B
14: B
15: D
16: E
17: E
18: C
19: B
20: A