Questões de Concurso Público Prefeitura de Queimadas - PB 2024 para Professor de Educação Básica I - Anos Iniciais
Foram encontradas 3 questões
1. O desmatamento na Amazônia é uma das principais preocupações ambientais do Brasil, com impactos diretos na biodiversidade e no clima global.
2. O Acordo de Paris, do qual o Brasil é signatário, estabelece metas de redução de emissões de gases de efeito estufa, visando limitar o aquecimento global a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais.
3. A expansão da fronteira agrícola no Cerrado brasileiro tem contribuído para a perda de vegetação nativa, mas também tem sido importante para o crescimento econômico do país.
4. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de energias renováveis, com destaque para a energia hidrelétrica, solar e de biomassa, que juntas compõem mais de 90% da matriz elétrica do país.
5. A crescente urbanização no Brasil tem levado ao aumento da poluição do ar e à redução das áreas verdes nas grandes cidades, agravando os problemas de saúde pública e privada.
Alternativas:
1. O Brasil foi um dos signatários do Acordo de Paris e comprometeu-se a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, principalmente por meio da redução do desmatamento e do aumento da participação de energias renováveis em sua matriz energética.
2. A Amazônia, considerada o "pulmão do mundo", absorve mais carbono do que emite, mas as recentes taxas de desmatamento têm ameaçado essa função, colocando em risco o cumprimento das metas ambientais estabelecidas pelo país.
3. O Brasil tem sido um líder global na promoção da agricultura sustentável, com políticas que incentivam a preservação de áreas florestais ao mesmo tempo que aumentam a produtividade agrícola por meio da intensificação sustentável e da recuperação de pastagens degradadas.
4. A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), realizada em Glasgow, marcou um ponto de virada para o Brasil, que se comprometeu a eliminar totalmente o desmatamento ilegal até 2028, embora a implementação dessas medidas ainda dependa de ações coordenadas entre governo, setor privado e sociedade civil.
Alternativas:
1. A pandemia de COVID-19 acelerou a digitalização da economia global, com um crescimento exponencial do comércio eletrônico, o que impulsionou o setor de logística e tecnologia da informação no Brasil.
2. A crise energética global, exacerbada pela guerra na Ucrânia, levou a um aumento significativo nos preços do petróleo e do gás natural, o que beneficiou a balança comercial brasileira devido à exportação de combustíveis fósseis.
3. O aumento das taxas de juros pelos principais bancos centrais do mundo, como o Federal Reserve dos Estados Unidos, impactou negativamente o fluxo de capitais para mercados emergentes, incluindo o Brasil, resultando em uma desvalorização da moeda local e em pressões inflacionárias.
4. As mudanças climáticas têm levado a uma maior demanda por investimentos em energias renováveis, e o Brasil tem se destacado como um dos principais mercados para energia solar e eólica, embora a participação dessas fontes na matriz energética nacional ainda seja limitada.
Alternativas: