Questões de Concurso Público IF-ES 2022 para Assistente em Administração

Foram encontradas 10 questões

Q3073348 Administração Geral
Uma das características da Teoria Neoclássica é a ênfase dada à estrutura organizacional formal. A organização formal compõe-se de camadas hierárquicas. Apresentamos aqui dois casos para serem analisados. Identifique o tipo de organização formal para cada caso apresentado.
Caso 1 – empresa fictícia W. A diretoria da empresa W definiu para o planejamento geral alguns objetivos que indicam o tipo de organização que deve ser utilizado pela empresa. Apresentamos os objetivos: autoridade funcional dividida, linhas de comunicação diretas e decisões descentralizadas.
Caso 2 – empresa fictícia Y. A diretoria da empresa Y definiu para o planejamento geral alguns objetivos que indicam o tipo de organização que deve ser utilizado pela empresa. Apresentamos os objetivos: coexistência entre as linhas formais de comunicação com as linhas diretas de comunicação e separação entre órgãos operacionais (executivos) dos órgãos de apoio e suporte (assessores).
Com base nesses objetivos, que caracterizam dois tipos de organização formal neoclássica, marque a alternativa que apresenta os dois tipos de organização. 
Alternativas
Q3073349 Administração Geral
Marque a alternativa que apresenta as principais características da Teoria Neoclássica.
Alternativas
Q3073350 Administração Geral
Para os neoclássicos, a organização é um conjunto de posições funcionais e hierárquicas orientadas para o objetivo econômico de produzir bens ou serviços. Relacione as colunas e, em seguida, marque a alternativa que apresenta os princípios fundamentais da organização formal e seus respectivos conceitos. 
1. (   ) Divisão do trabalho  2. (   ) Especialização  3. (   ) Hierarquia  4. (   ) Amplitude administrativa 
I. Quando cada setor da organização, ou cargo tem funções e tarefas específicas e especializadas.
II. Corresponde à quantidade de subordinados que o superior pode dirigir.
III. Representa o desdobramento das funções de comando.
IV. Maneira pela qual um processo complexo pode ser decomposto em uma série de pequenas tarefas que a constituem.
Alternativas
Q3073351 Administração Geral
A centralização e a descentralização referem-se ao nível hierárquico no qual as decisões devem ser tomadas. Complete a sentença com as palavras centralização ou descentralização e, em seguida, marque a alternativa CORRETA.
Quando se adota a ______________________, a autoridade está centrada no topo da organização. A ______________________ indica que as decisões estão pulverizadas para os níveis mais baixos da organização. A _____________________ tem como vantagem o fato de que os gerentes ficam próximos do ponto no qual devem ser tomadas as decisões. A ______________________ pressupõe que as decisões sejam tomadas por pessoas que têm visão global da empresa. Como desvantagem, no caso da ______________________, as linhas de comunicação ao longo da cadeia escalar provocam demoras e maior custo operacional.  
Alternativas
Q3073352 Administração Geral
Complete a frase com os princípios básicos da organização e, em seguida, marque a alternativa CORRETA
Com base no princípio da _________________________, a organização empresarial passou a se desdobrar em três níveis administrativos. O nível ________________________ é composto por dirigentes e diretores da organização; o nível ________________________________ é composto pelos gerentes e; o nível _____________________________ é composto pelos supervisores, que administram a execução das tarefas e operações da empresa. Cada nível tem como responsabilidade a elaboração de planejamentos.  
Alternativas
Q3073353 Administração Geral
Para Chiavenato (2004, p. 188)
A Administração por Objetivos (APO) ou administração por resultados constitui o modelo administrativo identificado com o espírito pragmático e democrático da Teoria Neoclássica. Surgiu em 1954, quando Peter F. Drucker publicou um livro sobre a Administração por Objetivos, sendo considerado o pai da APO. 
A Administração por Objetivos (APO) apresenta algumas características que estão presentes em apenas uma das situações hipotéticas descritas a seguir. Marque a alternativa que apresenta a situação hipotética que descreve APENAS as características da APO.
Alternativas
Q3073357 Administração Geral
A Administração por Objetivos (APO) se caracteriza por princípios, dentre os quais apresentamos alguns destacados por Chiavenato (2004). Julgue VERDADEIRO (V) ou FALSO (F) cada um desses princípios indicados e, em seguida, marque a alternativa CORRETA
1. (   ) Focalização no futuro.  2. (   ) Visualização para fora.  3. (   ) Centralização.   4. (   ) Orientação para produtos.  5. (   ) Orientação para clientes.  6. (   ) Controle centralizado, funcional e tecnocrático.   7. (   ) Orientação para resultados.  8. (  ) Estilo participativo.  9. (  ) Ênfase no “como”.   10. (  ) Trabalho em equipe.  11. (  ) Administração da rotina.  
Alternativas
Q3073360 Administração Geral
Em uma organização pública, observa-se que, apesar dos diferentes setores e da separação geográfica entre as unidades, os valores centrais são defendidos e amplamente compartilhados pela maioria dos servidores. Sobre essa constatação é INCORRETO afirmar que: 
Alternativas
Q3073365 Administração Geral
De acordo com Robbins (2002), “[…] uma vez instituída uma cultura, existem práticas que atuam para mantê-la e reforçá-la”. Para o autor, três fatores desempenham um papel fundamental na sustentação de uma cultura adequada: práticas de seleção, ações da alta administração e métodos de socialização.
Sobre as opções de socialização dos ingressantes em uma organização, é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Q3073366 Administração Geral
Para os neoclássicos, a organização formal “[…] consiste em um conjunto de posições funcionais e hierárquicas orientado para o objetivo econômico de produzir bens ou serviços” (CHIAVENATO, 2004, p. 156).
Em relação aos princípios fundamentais da organização formal, julgue os itens a seguir como VERDADEIROS (V) ou FALSOS (F) e, em seguida, marque a alternativa com a sequência CORRETA.
1. ( ) Com a divisão do trabalho, a organização empresarial passa a desdobrar-se em três níveis administrativos: institucional, intermediário e operacional.
2. ( ) A especialização define a responsabilidade e a obediência a uma única autoridade.
3. ( ) Delegação é o processo de transferir autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hierarquia. 
Alternativas
Respostas
1: D
2: E
3: X
4: D
5: A
6: B
7: X
8: C
9: B
10: C