Questões de Concurso Público Prefeitura de Ibema - PR 2022 para Médico Veterinário

Foram encontradas 16 questões

Q2021321 Veterinária

“Uma vez instalado o ciclo de transmissão de determinada zoonose em certa área em que uma população animal esteja relacionada, deve-se proceder às medidas de controle para a redução ou a eliminação, quando possível, do número de casos humanos da doença, intervindo de forma efetiva na interrupção do ciclo de transmissão”.

Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_vigilancia_prevencao_control e_zoonoses.pdf


É correto afirmar que o excerto define:

Alternativas
Q2021322 Veterinária
De acordo com o Ministério da Saúde, a Raiva é uma zoonose viral que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letalidade de aproximadamente 100%, considerando casos raros de cura. O Ministério declara que o vírus da raiva (RABV) apresenta sete caracterizações antigênicas (AgV) distintas no Brasil. Dessas caracterizações, não é encontrada em morcegos a citada em:
Alternativas
Q2021323 Veterinária
Sobre a Tuberculose Bovina, é incorreto afirmar que:
Alternativas
Q2021324 Veterinária
 A brucelose é uma enfermidade infectocontagiosa de caráter:
Alternativas
Q2021327 Veterinária

Observe a imagem: 


Imagem associada para resolução da questão



Quanto à origem dos suínos, respectivamente, da esquerda para direita, temos:


Alternativas
Q2021328 Veterinária
Também conhecida como pseudoraiva ou peste de coçar, é uma enfermidade viral, descrita pela primeira vez em 1813, em bovinos nos Estados Unidos, sendo o suíno o hospedeiro natural do vírus. Trata-se da: 
Alternativas
Q2021329 Veterinária
Responda verdadeiro (V) ou falso (F) com relação aos conceitos trazidos pelo RIISPOA, e assinale a alternativa que traz a sequência correta: 


(  ) Animais silvestres - todos aqueles pertencentes às espécies da fauna exótica, criados em cativeiro, cuja distribuição geográfica não inclua o território brasileiro, aquelas introduzidas pelo homem, inclusive domésticas, em estado asselvajado, ou também aquelas que tenham sido introduzidas fora das fronteiras brasileiras e das suas águas jurisdicionais e que tenham entrado em território brasileiro. (  ) Padrão de Identidade - conjunto de parâmetros que permite identificar um produto de origem animal quanto à sua natureza, à sua característica sensorial, à sua composição, ao seu tipo de processamento e ao seu modo de apresentação, a serem fixados por meio de Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade.  (  ) Rastreabilidade - é a capacidade de identificar a origem e seguir a movimentação de um produto de origem animal durante as etapas de produção, distribuição e comercialização e das matérias-primas, dos ingredientes e dos insumos utilizados em sua fabricação. (  ) Procedimento Padrão de Higiene Operacional - PPHO - procedimentos descritos, desenvolvidos, implantados, monitorados e verificados pelo estabelecimento, com vistas a estabelecer a forma rotineira pela qual o estabelecimento evita a contaminação direta ou cruzada do produto e preserva sua qualidade e integridade, por meio da higiene, antes, durante e depois das operações. (  ) Análise Fiscal - análise laboratorial realizada a partir da amostra oficial de contraprova, quando o resultado da amostra da análise fiscal for contestado por uma das partes envolvidas, para assegurar amplo direito de defesa ao interessado, quando pertinente.
Alternativas
Q2021330 Veterinária
Sobre a Raiva Canina, sabe-se que, nos cães, distinguem-se duas formas, a raiva furiosa e a paralítica ou muda. Sobre a sintomatologia nervosa predominante, considere a alternativa incorreta: 
Alternativas
Q2021331 Veterinária
Na bovinocultura de corte, as pododermatites e as mastites são de caráter pontual e eventual, mas as demais enfermidades podem influenciar, negativamente, nos resultados reprodutivos. Dentre os problemas envolvidos, das causas infecciosas primárias, é causa bacteriana quando associada à: 
Alternativas
Q2021332 Veterinária
A campilobacteriose, também conhecida como vibriose, é uma doença bacteriana cujo agente etiológico é o Campylobacter foetus veneralis. É responsável por problemas reprodutivos em vacas, dos quais não se enquadra:
Alternativas
Q2021333 Veterinária
A doença conhecida como I.B.R., no português R.I.B, é a sigla usada para denominar uma síndrome viral chamada Rinotraqueite Infecciosa Bovina, causada pelo:
Alternativas
Q2021334 Veterinária
Das doenças que requerem notificação imediata de qualquer caso suspeito, são ligadas a múltiplas espécies, exceto:
Alternativas
Q2021335 Veterinária
Aquelas que reaparecem, após período de declínio significativo ou com risco de aumento, no futuro próximo, promovendo significativo impacto sobre o ser humano devido à sua gravidade e à potencialidade de deixar sequelas e morte, são nomeadas de zoonoses: 
Alternativas
Q2021337 Veterinária
É considerado um alimento concentrado energético padrão na alimentação de bovinos. É rico em amido e pobre em proteína. Pode ser usado de diversas formas, como fonte volumosa (silagem) ou concentrado energético (grão inteiro e moído). Trata-se do ingrediente utilizado na alimentação animal, denominado: 
Alternativas
Q2021338 Veterinária

A introdução da brucelose no rebanho acontece pela entrada de animais portadores, em geral assintomáticos. Sobre o tema, considere os itens:



I - Infecções transplacentárias ou perinatais podem acontecer, originando infecções latentes.

II - Touros infectados, em geral, não transmitem a doença por monta natural, mas o uso do sêmen destes pode ser fonte de infecção para fêmeas inseminadas.

III - A transmissão venérea ocorre, sobretudo, na espécie suína.


Está correto o que se afirma em: 

Alternativas
Q2021340 Veterinária
A Osteopetrose é uma osteopatia congênita e familiar muito rara nos cães, e descrita, somente, na raça: 
Alternativas
Respostas
1: C
2: A
3: B
4: C
5: D
6: A
7: C
8: D
9: C
10: C
11: C
12: A
13: B
14: C
15: D
16: C