Questões de Concurso Público Prefeitura de Dores de Guanhães - MG 2022 para Fisioterapeuta

Foram encontradas 10 questões

Q1966841 Fisioterapia
Os ossos do pé são os tarsais, os metatarsais e as falanges. Existem 7 ossos tarsais, 5 ossos metatarsais e 14 falanges. Alguns desses ossos formam as articulações metatarsofalangianas, tarsometatarsiana e tibiotársica. Assinale a alternativa que melhor descreve a anatomia óssea do pé e suas relações. 
Alternativas
Q1966842 Fisioterapia
O ombro possui seis músculos intrínsecos (deltoide, redondo maior, redondo menor, supraespinal, infraespinal e subescapular). Esses músculos são responsáveis pelos movimentos do ombro. O fisioterapeuta deve ser capaz de avaliá-los em busca de verificar a integridade de sua função ou a presença de uma lesão. Analisando as afirmativas a seguir, marque a que apresenta corretamente a consequência de uma lesão (perda da ação muscular) do músculo enfatizado.
Alternativas
Q1966843 Fisioterapia
Alguns pacientes cardiopatas e hipertensos utilizam medicamentos para o controle da pressão arterial. Esses medicamentos atuam nos receptores do sistema nervoso autônomo (SNA). O receptor e o efeito que é provocado nele pelo medicamento hipotensor está descrito corretamente em qual alternativa?
Alternativas
Q1966844 Fisioterapia
Um paciente com doença pulmonar (asma) apresenta dificuldade para espirar o ar, mantendo-o, assim, aprisionado nos pulmões. Baseando-se na fisiologia do sistema respiratório, analise as afirmativas a seguir e marque a alternativa que explica essa situação.  
Alternativas
Q1966845 Fisioterapia
Para o fisioterapeuta examinar a inervação do membro superior, ele deve conhecer os níveis neurológicos associados a cada nervo periférico que compõe o plexo braquial. Dessa forma, pode-se afirmar que a consequência de uma lesão no nível neurológico C5 representa dificuldade ou impossibilidade de realizar a
Alternativas
Q1966846 Fisioterapia
Durante a flexão e a extensão do joelho, a ruptura do menisco pode produzir um estalido audível ou palpável na região da linha articular. O excesso de sensibilidade à palpação da linha articular sugere a possibilidade de ruptura do menisco. As rupturas posteriores do menisco são difíceis de ser diagnosticadas. Para diagnosticá-las, foi desenvolvido o seguinte teste: − Peça ao paciente para se deitar em decúbito dorsal com as pernas em posição neutra. Com uma das mãos, segure-lhe o calcanhar e flexione a perna completamente. Em seguida, coloque sua mão livre sobre a articulação do joelho de modo que seus dedos toquem a linha articular medial, e o polegar e a eminência tênar se apoiem sobre a linha articular lateral. Rode a perna interna e externamente soltando a articulação do joelho. Empurre a face lateral aplicando à face medial da articulação um esforço valgo, enquanto concomitantemente a perna é rodada externamente. Mantenha o esforço valgo, a rotação externa e estenda a perna lentamente enquanto palpa a linha articular medial. Se a manobra produzir um estalido audível ou palpável no interior da articulação, provavelmente haverá ruptura do menisco medial que, preferencialmente, se dá na porção posterior. A conclusão a que se pode chegar é que o texto acima se refere ao teste 
Alternativas
Q1966847 Fisioterapia
A reabilitação nas lesões de partes moles deve levar em consideração o estágio em que a lesão se encontra (aguda, subaguda ou crônica), para se traçar um plano terapêutico. Esse plano norteia a aplicação dos recursos fisioterapêuticos que podem ser utilizados na reabilitação. Dessa forma, analise as afirmativas a seguir, que descrevem a aplicação de alguns princípios terapêuticos em determinadas situações específicas. Avalie-as e marque a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q1966848 Fisioterapia
O adequado tratamento dos distúrbios musculares ou de lesões de partes moles depende do reconhecimento ou identificação da estrutura anatômica envolvida e do reconhecimento do seu estágio de recuperação. Dessa maneira, as características das lesões devem ser avaliadas. As afirmativas a seguir descrevem características de lesões musculares de partes moles, analise-as e marque a alternativa CORRETA. 
Alternativas
Q1966849 Fisioterapia
As disfunções vasculares causam complicações circulatórias nos membros e podem resultar em perda significante da função. Podem manifestar condições agudas e crônicas, nos sistemas circulatório arterial, venoso ou linfático. O fisioterapeuta precisa ter um entendimento desses problemas clínicos, a fim de avaliar e desenvolver efetivamente um plano de tratamento para pacientes com uma variedade de distúrbios vasculares. É necessário reconhecer as manifestações clínicas e, também, prever as consequências resultantes dessas lesões. Nesse sentido, o que se pode esperar na avaliação de um paciente portador de doença de Raynaud? 
Alternativas
Q1966850 Fisioterapia
Após a mastectomia e a excisão ou radiação dos nódulos linfáticos axilares adjacentes, um paciente corre o risco de desenvolver linfoedema do membro superior e perda da mobilidade do ombro. Os fisioterapeutas frequentemente se envolvem no manejo pós-operatório de pacientes que fizeram mastectomia. O exercício terapêutico é parte importante do plano de assistência pós-operatória do paciente, para prevenir ou minimizar o linfoedema ou perda de mobilidade no ombro. Ao se planejar a assistência fisioterapêutica no tratamento pós-mastectomia, deve-se ter metas. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa cuja meta e plano de assistência estão CORRETOS.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: D
4: A
5: C
6: B
7: E
8: C
9: A
10: E