Questões de Concurso Público Prefeitura de Dores de Guanhães - MG 2022 para Fonoaudiólogo

Foram encontradas 10 questões

Q2017976 Fonoaudiologia
De acordo com o Código de Ética da Fonoaudiologia, classifique as afirmativas a seguir em V para as verdadeiras, e F, para as falsas.
( ) Promoção da solidariedade e da cooperação constituem princípios gerais éticos e bioéticos adotados pela Fonoaudiologia. ( ) Aprimoramento dos conhecimentos técnicos, científicos, éticos e culturais constituem princípios gerais éticos e bioéticos adotados pela Fonoaudiologia. ( ) Exercício da atividade buscando maximizar os benefícios e minimizar os danos aos clientes, à coletividade e ao ecossistema constituem princípios gerais éticos e bioéticos adotados pela Fonoaudiologia. ( ) Promoção da igualdade, da justiça, da equidade e do respeito à diversidade cultural e ao pluralismo, para que não haja discriminação e estigmatização, constituem princípios gerais éticos e bioéticos adotados pela Fonoaudiologia. ( ) Respeito à autonomia do cliente e, nas relações de trabalho, do profissional constituem princípios gerais éticos e bioéticos adotados pela Fonoaudiologia.
Marque a alternativa com a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
Alternativas
Q2017977 Fonoaudiologia
A telessaúde é a prestação do serviço de saúde à distância, através de tecnologia de informação e de comunicação, tanto no setor público quanto no privado. Considerando esse assunto, marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2017978 Fonoaudiologia
A paralisia cerebral é um conjunto de desordens permanentes que afetam o movimento e a postura. Os sintomas ocorrem devido a um distúrbio que acontece durante o desenvolvimento do cérebro, na maioria das vezes, antes do nascimento.
Considerando essa informação, avalie as assertivas a seguir e a relação proposta entre elas.
I- A fonoterapia começa nos quadris e dirige-se para os lábios.
PORQUE
II- Para muitos indivíduos com paralisia cerebral, o posicionamento apropriado da pelve é essencial para a manutenção da respiração adequada para apoiar a fala.
A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2017979 Fonoaudiologia
O desvio fonológico é caracterizado por alterações que ocorrem na fala da criança, em que ela realiza uma produção inadequada dos fonemas, bem como o uso inadequado das regras fonológicas da língua. Esse transtorno linguístico é representado por crianças as quais apresentam alterações na produção da fala, na ausência de determinados fatores etiológicos como: dificuldade geral de aprendizagem, déficit intelectual, desordem neuromotora, distúrbios psiquiátricos, problemas otológicos ou fatores ambientais.
A partir das informações apresentadas, avalie as assertivas a seguir e a relação proposta entre elas.
I- A aquisição fonológica normal é caracterizada por produções governadas por processos fonológicos considerados simplificações realizadas pela criança, visando facilitar aspectos complexos da fala dos adultos. Esses processos estão presentes nas primeiras fases do desenvolvimento linguístico.
PORQUE
II- À medida que a criança vai aprendendo sua língua, esses processos vão sendo superados, permitindo a adequação para o padrão adulto. Quando os processos fonológicos naturais não são suprimidos até os 4 anos de idade, essa criança é classificada como portadora de desvio fonológico.
A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2017980 Fonoaudiologia
Uma perda auditiva pode causar alteração na comunicação e não se limita apenas às dificuldades para ouvir, reflete nos aspectos linguísticos, emocionais, educacionais, sociais e culturais, ocasionando atraso ou não da aquisição da linguagem oral. Com o paciente deficiente auditivo na terapia, são trabalhadas várias habilidades auditivas. Em uma terapia, o fonoaudiólogo realizou uma estratégia em que apresentou para a criança dois sons ou duas palavras, e foi solicitado que ela encaixasse peças em blocos de montagem, se os sons fossem iguais, e, se fossem diferentes, não encaixasse nenhuma peça. Nessa estratégia, o fonoaudiólogo tinha como objetivo trabalhar a habilidade auditiva de
Alternativas
Q2017981 Fonoaudiologia
A Resolução do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) nº. 492, de 7 de abril de 2016, dispõe “[...] sobre a regulamentação da atuação do profissional fonoaudiólogo em disfagia e dá outras providências”. De acordo com a resolução, é competência do fonoaudiólogo, na área de disfagia,
I - participar da equipe para a decisão da indicação e da retirada de vias alternativas de alimentação, quando classificado o risco de aspiração laringotraqueal. II - atuar como perito ou auditor em situações que envolvam o processo de avaliação e reabilitação da disfagia orofaríngea. III - avaliar os parâmetros respiratórios fisiológicos como frequência respiratória, frequência cardíaca, ausculta cervical dos ruídos da deglutição e saturação de oxigênio, devido ao risco de complicações pulmonares ocasionadas pela disfagia orofaríngea. IV - elaborar programas e ações de educação continuada para a equipe multidisciplinar, os cuidadores, os familiares e os clientes. V - usar tecnologias e recursos terapêuticos no tratamento das desordens da deglutição/disfagia orofaríngea, tais como indicação e adaptação de válvulas unidirecionais de deglutição e fala com e sem ventilação mecânica.
Está CORRETO o que se afirma em:
Alternativas
Q2017982 Fonoaudiologia
O canto pode parecer algo natural, no entanto, contar com o acompanhamento fonoaudiológico ao longo da carreira faz a diferença. De acordo com essa afirmação e baseado na terapia fonoaudiológica para profissionais da voz, analise as afirmativas a seguir:
I - Além de evitar enfraquecimento e perda parcial ou total da voz, o trabalho desenvolvido pelo fonoaudiólogo auxilia na produção da voz com menos esforço, maior resistência e qualidade. II - Uma das estratégias da terapia de voz, nesse caso, pode ser exercícios de respiração e controle vocal, além de trabalho para favorecer o conhecimento da fisiologia vocal. III - No caso da terapia realizada para o canto, treinar a capacidade pulmonar pode contribuir para a projeção vocal, porém os trabalhos de condicionamento e resistência vocal não surtem efeitos positivos. IV - Com o objetivo de ampliar a gama de possibilidades vocais, pode-se trabalhar, na terapia vocal, a estética vocal e os efeitos e padrões de emissão.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
Alternativas
Q2017983 Fonoaudiologia
A paralisia facial é a perda temporária ou permanente dos movimentos da mímica facial, em decorrência do acometimento do nervo facial. São vários os fatores que influenciam a evolução das lesões do nervo facial. Entre as alternativas a seguir, qual pode ser considerada a condição que mais frequentemente provoca paralisia facial?
Alternativas
Q2017984 Fonoaudiologia
Um paciente com queixa de dor miofascial, limitação de abertura bucal e disfunção estomatognática, iniciou o tratamento de fonoaudiologia. Como conduta, o fonoaudiólogo começou sua terapia com enfoque na redução da dor miofascial e da tensão corporal, para adequação dos movimentos mandibulares e dos órgãos fonoarticulatórios, consequentemente melhorando as funções estomatognáticas. Foram indicados alongamentos de todo o corpo, massagem na face e região cervical, termoterapia e adequação da função respiratória. Também foram recomendados orientações e encaminhamentos para o serviço de odontologia e psiquiatria.
I - Pode-se afirmar que o caso descrito é de um paciente com diagnóstico de DTM. II - Pode-se observar que esse fonoaudiólogo adotou uma conduta correta e seu enfoque terapêutico foi o de proporcionar o relaxamento corporal e diminuir a dor nas regiões cervical e facial. III - Deve-se, em casos de pacientes com DTM, com presença de dor, tensão e limitação nos movimentos mandibulares, primeiramente, buscar o alívio da dor e tensão e melhoras nos movimentos mandibulares.
Considerando as três proposições acima, assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q2017985 Fonoaudiologia
A disfagia pode ser frequentemente observada em indivíduos com distúrbios neurológicos e prejudica a deglutição de alimentos, o que pode levar a complicações como engasgos, desnutrição e aspiração pulmonar. A disfagia é muito comum, por exemplo, em pacientes com doença de Parkinson. Após realizada a avaliação e diagnosticada a presença da disfagia, segue-se a terapia.
I - Entre as manobras facilitadoras e voluntárias da deglutição, como estratégia de reabilitação, pode ser utilizada a manobra de Masako. II - No Brasil, o tratamento da deglutição é realizado por fonoaudiólogos, por meio da utilização de métodos que visam à compensação e à reabilitação, quando possível, das alterações no processo de deglutição. III - No momento da deglutição, um terapeuta que solicita ao paciente disfágico que coloque a língua para fora e prenda-a com os dentes, favorecendo, desse modo, a elevação laríngea e a constrição faríngea, de forma a promover maior proteção das vias aéreas inferior, está aplicando a manobra de Masako como estratégia de reabilitação.
Considerando as três proposições acima, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: E
4: B
5: C
6: E
7: D
8: A
9: C
10: A