Questões de Concurso Público Prefeitura de Dores de Guanhães - MG 2022 para Técnico em Enfermagem

Foram encontradas 25 questões

Q2018051 Enfermagem
No contexto da COVID-19, a estratificação de risco da síndrome gripal é importante para definir a conduta correta para cada caso, seja para manter o paciente na Atenção Primária à Saúde (APS), seja para encaminhá-lo aos centros de referência, urgência/emergência ou hospitais. A APS é responsável pelos casos leves de síndrome gripal, bem como identifica precocemente os casos graves, para encaminhamento rápido e correto, mantendo a coordenação do cuidado desses últimos. A estratificação de risco deve ser realizada após avaliação clínica, com anamnese e exame físico qualificado para confirmação da presença de síndrome gripal. O objetivo principal da estratificação de risco é identificar precocemente casos suspeitos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), que é a forma grave da COVID-19. O instrumento considerado para auxiliar nessa estratificação de risco (COES MINAS, 2020), que avalia a saturação de oxigênio transportado pelas hemoglobinas presentes no sangue arterial por meio de sensores de emissão e detecção de luz nos comprimentos de onda vermelha e infravermelha, de forma não invasiva, contínua, simples e indolor é o
Alternativas
Q2018052 Enfermagem
Doença febril aguda, a dengue é causada por um arbovírus e transmitida pela picada de um Aedes aegypti infectado. Ela pode ser assintomática ou sintomática e, nesse caso, causa uma doença sistêmica e dinâmica de amplo espectro clínico que varia desde formas oligossintomáticas até quadros graves, podendo evoluir para o óbito. Diante disso, é de grande importância a rápida identificação da doença com constante reavaliação e observação dos pacientes, oferecendo todas as medidas necessárias para evitar o agravamento do quadro e a ocorrência de óbitos. Fonte: BRASIL. Ministério da Saúde. Dengue: diagnóstico e manejo clínico – adulto e criança. 5. ed. Brasília, DF, 2016. 
Relacione as manifestações associadas à dengue descritas na segunda coluna às três fases clínicas dessa doença enumeradas na primeira coluna. 

I - Fase febril II - Fase crítica III - Fase de recuperação
( )Febre com duração de dois a sete dias, geralmente alta (39ºC a 40ºC), de início abrupto, associada à cefaleia, à adinamia, às mialgias, às artralgias e à dor retroorbitária.
( )Exantema presente em 50% dos casos, predominantemente do tipo maculopapular, atingindo face, tronco e membros de forma aditiva, não poupando plantas de pés e palmas de mãos, e podendo apresentar-se sob outras formas com ou sem prurido, frequentemente no desaparecimento da febre.
( )Diarreia presente em percentual significativo dos casos, habitualmente não volumosa, cursando apenas com fezes pastosas numa frequência de três a quatro evacuações por dia, o que facilita o diagnóstico diferencial com gastroenterites de outras causas.
( )Sinais de alarme resultantes do aumento da permeabilidade vascular, a qual marca o início do deterioramento clínico do paciente e sua possível evolução para o choque por extravasamento de plasma. 
( )Extravasamento de plasma pode acontecer, levando ao choque ou acúmulo de líquidos com desconforto respiratório, sangramento grave ou sinais de disfunção orgânica como o coração, os pulmões, os rins, o fígado e o sistema nervoso central.
( )Reabsorção gradual do conteúdo extravasado com progressiva melhora clínica, em pessoas que passaram pela fase crítica, com necessidade de atenção às possíveis complicações relacionadas à hiper-hidratação.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as manifestações associadas à dengue, de cima para baixo.
Alternativas
Q2018053 Enfermagem
A seguir, estão descritos os grupos da dengue com os sinais e os sintomas apresentados por cada grupo, conforme consta no fluxograma para classificação de risco de dengue presente no manual de diagnóstico e manejo clínico (BRASIL, 2016). Algumas das informações que também constam nesse manual é que a hidratação oral dos pacientes com suspeita de dengue deve ser iniciada ainda na sala de espera, enquanto aguardam consulta médica. Nos pacientes com sinais de alarme presentes e sinais de gravidade ausentes, é recomendada a reposição volêmica imediatamente, em qualquer ponto de atenção, independentemente do nível de complexidade, inclusive durante eventual transferência para uma unidade de referência, mesmo na ausência de exames complementares.
Grupo A - Dengue sem sinais de alarme, sem condição especial, sem risco social e sem comorbidades. Grupo B - Dengue sem sinais de alarme, com condição especial, ou com risco social e com comorbidades. Grupo C - Dengue com sinais de alarme presentes e sinais de gravidade ausentes: dor abdominal intensa (referida ou à palpação) e contínua; vômitos persistentes; acúmulo de líquidos (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico); hipotensão postural e/ou lipotimia; hepatomegalia maior do que 2 cm abaixo do rebordo costal; sangramento de mucosa; letargia e/ou irritabilidade; aumento progressivo do hematócrito. Grupo D - Dengue grave: extravasamento grave de plasma, levando ao choque evidenciado por taquicardia; extremidades distais frias; pulso fraco e filiforme; enchimento capilar lento (> 2 segundos); pressão arterial convergente (< 20 mm Hg); taquipneia; oliguria (< 1,5 ml/kg/h); hipotensão arterial (fase tardia do choque); cianose (fase tardia do choque); acumulação de líquidos com insuficiência respiratória; sangramento grave; comprometimento grave de órgãos.
Considerando as informações sobre os sinais e os sintomas, marque a alternativa CORRETA sobre a hidratação nos grupos de risco de dengue. 
Alternativas
Q2018054 Enfermagem
As crises convulsivas são descargas paroxísticas da atividade elétrica neuronal e ocasionam eventos que interferem nas funções do cotidiano. Muitas vezes a equipe de enfermagem se encontra despreparada no momento das crises e não tem raciocínio clínico ágil para intervir de forma correta, embora seja também de sua responsabilidade avaliar circunstâncias que possam desencadear essas crises, antes mesmo que ocorram, identificando estímulos como visuais, auditivos, olfatórios, táteis, distúrbios emocionais ou psicológicos, sono e hiperventilação. Além disso, deve oferecer informações ao paciente e ao seu cuidador, suporte e orientações aos envolvidos. Mas, também, é papel da equipe de enfermagem administrar medicações, conforme prescrição médica, a fim de minimizar as crises, oferecer os devidos cuidados antes, durante e depois do evento, através da realização de visitas domiciliares, com o acompanhamento dos hábitos de vida do paciente e orientação dos familiares quanto à rotina e modo de agir durante uma crise.
Considerando a exposição acima e o contexto geral que envolve crises convulsivas, marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2018055 Enfermagem
Na Atenção Primária em Saúde também chegam diariamente pacientes com quadros de urgências ou emergências, como a crise hipertensiva, que exige um atendimento rápido e preciso. Nesse contexto, a hipertensão arterial é um importante fator de risco cardiovascular que, associada a outros fatores de risco, como idade avançada e estilo de vida não saudável, eleva a preocupação com complicações e surgimento de doenças cardiovasculares secundárias. No mundo, a prevalência de hipertensão arterial é estimada entre 10 e 20% e dados da Organização Mundial da Saúde apontam que doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de 17 milhões de morte por ano. Sobre a crise hipertensiva e o seu contexto de ocorrência, marque a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2018056 Enfermagem
Em condições fisiológicas, a temperatura corporal é considerada um fator intrínseco controlado pelo corpo humano, apresentando um valor constante. Na mensuração média, normal, por via oral, é entre 36,5°C e 37°C e, por via retal, aproximadamente 0,6°C mais alta que por via oral. A regulação da temperatura do corpo ocorre, principalmente, por mecanismos de feedback neurais, através de centros regulatórios da temperatura localizados no hipotálamo, e esses mecanismos sofrem influência de vários fatores como atividade física, hormônios, alterações na temperatura ambiental, ciclo menstrual nas mulheres, dieta alimentar, estado emocional do indivíduo, medicamentos, ciclo circadiano e, até mesmo, postura corporal, pois as temperaturas esofagiana, sublingual e retal são mais elevadas no indivíduo de pé e mais baixas na posição supina. A temperatura corporal elevada pode ser considerada como febre ou hipertermia. Ambas demandam um conjunto de cuidados relacionados, apropriados, específicos e baseados em evidências científicas. Mas, de toda forma, elevações da temperatura acima da média normal podem ser situações de urgência/emergência e, nesse caso, exigem ação rápida. Sobre esse assunto, assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q2018057 Enfermagem
A diabetes mellitus resulta da incapacidade do organismo em utilizar a glicose existente no sangue como forma de energia. Caracteriza-se por hiperglicemia (excesso de açúcar no sangue), com parâmetros variáveis como o da Sociedade Brasileira de Diabetes e outros, de outras fontes. A hipoglicemia, por sua vez, é a diminuição dos níveis de glicose sanguínea e, nesse caso, há inexistência de um consenso sobre o limiar de glicemia que a delimita precisamente. Contudo, ambas podem apresentar complicações, com impacto nos diabéticos. Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa CORRETA
Alternativas
Q2018058 Enfermagem
Manoel, de 32 anos, é insulinodependente há 5 anos. Faz parte da sua rotina diária a administração da medicação e, normalmente, a Unidade Básica de Saúde (UBS) próxima ao seu domicílio fornece, além da medicação, seringas para insulina, cuja unidade de medida é em UI (unidades internacionais), o que facilita a aspiração da dosagem a ser utilizada pelo paciente no uso domiciliar da medicação. Porém, nessa semana, as seringas fornecidas apresentavam-se com unidade de medida em ml. Nesse caso, Manoel deve considerar que 100 UI é = a 1 ml ao fazer o uso da insulina. Considerando que ele deve aplicar 15 UI, por via subcutânea, e possui uma seringa de 3 ml, assinale a alternativa que contém o volume a ser administrado por Manoel.
Alternativas
Q2018059 Enfermagem
Quando se trata de limpeza, desinfecção e esterilização, o principal objetivo é a remoção de sujidades de superfícies do ambiente, materiais e equipamentos, mediante a aplicação e a ação de produtos químicos, ação física, aplicação de temperatura ou combinação de processos. O que se pretende com isso é proporcionar ao usuário dos serviços de saúde um ambiente com menor carga de contaminação possível, contribuindo na redução da possibilidade de transmissão de patógenos, por meio das boas práticas de limpeza e desinfecção. Enfatiza-se que as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) corroboram com o aumento do tempo de permanência dos pacientes nas unidades e a elevação dos custos assistenciais decorrentes dos agravos. E, embora os trabalhadores da Central de Material de Esterilização (CME) não prestem assistência direta ao paciente, os riscos de infecção são evidentemente altos, considerando a possibilidade de contágio a partir de acidentes com materiais perfurocortantes, bem como a exposição aos aerossóis formados através da limpeza automatizada de materiais, como aqueles gerados por lavadoras ultrassônicas. Além disso, a demanda de materiais para esterilização aumentou nos últimos anos, em razão do aumento do uso de respiradores. Particularmente, em relação ao vírus da COVID-19, destaca-se que o seu tempo de permanência nas superfícies de determinado objeto pode ser de dias, como no caso dos aços inoxidáveis e plásticos, submetendo os profissionais a riscos pelo contato direto com materiais contaminados por produtos químicos e biológicos (SANTOS et al., 2021).
Nesse contexto, para o pleno andamento dos serviços de saúde em relação à limpeza e à desinfecção de materiais e equipamentos, bem como à prevenção e ao controle de infecção hospitalar, está CORRETO o que se afirma em qual alternativa a seguir?
Alternativas
Q2018060 Enfermagem
No que se refere às urgências e emergências psiquiátricas, os profissionais de saúde das equipes devem estar qualificados e possuir conhecimentos teóricos e didáticos que embasem as suas abordagens. Uma estratégia para assimilar o conhecimento pode ser discutir casos. O que se espera é que os profissionais estejam preparados para uma intervenção rápida, se necessário, durante uma emergência comportamental visando impedir a progressão da violência, manter o máximo de segurança para a equipe, paciente e terceiros, mediante intervenções menos invasivas e coercivas possíveis. O manejo atitudinal e verbal realizado por um grupo de profissionais pode demonstrar ao paciente que a equipe está preparada para auxiliá-lo a controlar-se, conter a sua destrutividade e manter a segurança dele e das pessoas próximas. Assim, essa ação em equipe pode ser suficiente para impedir a progressão da violência, dispensando outros tipos de intervenções.
Diante do exposto, a seguir, assinale a alternativa que contém apenas ações CORRETAS sobre o manejo de pessoas em risco de manifestação de comportamento agressivo ou violento decorrente de transtorno mental.
Alternativas
Q2026508 Português
 Texto 01

Você é feliz no seu trabalho?


        Tenho percebido, nos últimos tempos, índices muito altos de pedidos de demissão. O que antigamente eram reclamações corriqueiras, hoje viraram razões concretas para esses pedidos. Motivados por insatisfações com a remuneração, cultura da empresa, atitudes da liderança, eminência de burnout e pela filosofia de que podemos trabalhar com o que gostamos, centenas de milhares de brasileiros deixaram os seus empregos nos últimos meses. Isso nos traz uma sensação de liberdade. Entretanto, quando cruzamos essa linha, nos deparamos com uma pergunta inevitável: “E agora?” [...]
        De forma concreta, não sabemos aonde essa vontade de mudar de emprego vai nos levar. O que sabemos, sim, é que mudanças desse tipo, por muitas vezes, depois de um tempo, colocam-nos no mesmo lugar de insatisfação profissional do qual partimos. Criamos, assim, um ciclo sem fim, que só pode ser interrompido com um olhar profundo sobre as nossas carreiras.    
        Sem esse olhar, seguiremos fugindo, buscando soluções milagrosas para que o trabalho seja mais prazeroso e nos traga felicidade, quando, na verdade, em grande parte das vezes, a possibilidade de um trabalho que nos ofereça uma vida feliz já está ao nosso alcance, mas ainda não conseguimos encontrar [...].
Disponível em: https://vidasimples.co/colunistas/analise. Acesso em: 12 jun. 2022. Adaptado.
De acordo com o texto, é CORRETO afirmar:

I. As pessoas pedem demissão de seus empregos com muito mais frequência hoje do que pediam no passado. II. O perfil da empresa e a forma como agem seus líderes estão entre os motivos pelos quais se pede demissão atualmente. III. As mudanças de emprego podem tornar-se repetitivas, quando não se analisa o motivo pelo qual não se encontra satisfação no trabalho. IV. A mudança de emprego muitas vezes não quer dizer que seja impossível encontrar aquele que traga mais satisfação e felicidade. V. A mudança frequente de emprego é sempre positiva, pois, além da sensação de liberdade, cada um desses empregos gera um tipo diferente de satisfação.

Estão CORRETAS as afirmativas:
Alternativas
Q2026509 Português
 Texto 01

Você é feliz no seu trabalho?


        Tenho percebido, nos últimos tempos, índices muito altos de pedidos de demissão. O que antigamente eram reclamações corriqueiras, hoje viraram razões concretas para esses pedidos. Motivados por insatisfações com a remuneração, cultura da empresa, atitudes da liderança, eminência de burnout e pela filosofia de que podemos trabalhar com o que gostamos, centenas de milhares de brasileiros deixaram os seus empregos nos últimos meses. Isso nos traz uma sensação de liberdade. Entretanto, quando cruzamos essa linha, nos deparamos com uma pergunta inevitável: “E agora?” [...]
        De forma concreta, não sabemos aonde essa vontade de mudar de emprego vai nos levar. O que sabemos, sim, é que mudanças desse tipo, por muitas vezes, depois de um tempo, colocam-nos no mesmo lugar de insatisfação profissional do qual partimos. Criamos, assim, um ciclo sem fim, que só pode ser interrompido com um olhar profundo sobre as nossas carreiras.    
        Sem esse olhar, seguiremos fugindo, buscando soluções milagrosas para que o trabalho seja mais prazeroso e nos traga felicidade, quando, na verdade, em grande parte das vezes, a possibilidade de um trabalho que nos ofereça uma vida feliz já está ao nosso alcance, mas ainda não conseguimos encontrar [...].
Disponível em: https://vidasimples.co/colunistas/analise. Acesso em: 12 jun. 2022. Adaptado.
Assinale a alternativa que contraria o significado do termo “corriqueiras” empregado no texto. 
Alternativas
Q2026510 Português
 Texto 01

Você é feliz no seu trabalho?


        Tenho percebido, nos últimos tempos, índices muito altos de pedidos de demissão. O que antigamente eram reclamações corriqueiras, hoje viraram razões concretas para esses pedidos. Motivados por insatisfações com a remuneração, cultura da empresa, atitudes da liderança, eminência de burnout e pela filosofia de que podemos trabalhar com o que gostamos, centenas de milhares de brasileiros deixaram os seus empregos nos últimos meses. Isso nos traz uma sensação de liberdade. Entretanto, quando cruzamos essa linha, nos deparamos com uma pergunta inevitável: “E agora?” [...]
        De forma concreta, não sabemos aonde essa vontade de mudar de emprego vai nos levar. O que sabemos, sim, é que mudanças desse tipo, por muitas vezes, depois de um tempo, colocam-nos no mesmo lugar de insatisfação profissional do qual partimos. Criamos, assim, um ciclo sem fim, que só pode ser interrompido com um olhar profundo sobre as nossas carreiras.    
        Sem esse olhar, seguiremos fugindo, buscando soluções milagrosas para que o trabalho seja mais prazeroso e nos traga felicidade, quando, na verdade, em grande parte das vezes, a possibilidade de um trabalho que nos ofereça uma vida feliz já está ao nosso alcance, mas ainda não conseguimos encontrar [...].
Disponível em: https://vidasimples.co/colunistas/analise. Acesso em: 12 jun. 2022. Adaptado.
Considere o período retirado do texto: “De forma concreta, não sabemos aonde essa vontade de mudar de emprego vai nos levar.” Sobre a organização morfossintática desse trecho, é CORRETO afirmar que

 I. a vírgula, conforme a norma, foi usada para intercalar a expressão adverbial de modo antecipada.  II. o termo “aonde” foi usado facultativamente, pois poderia ser substituído, com correção, por “onde”. III. o pronome “essa” foi usado como um elemento de coesão, uma vez que retoma uma ideia anterior. IV. o pronome pessoal oblíquo “nos”, segundo a norma, poderia ser colocado depois do verbo “levar”.  V. a forma “nos vai levar” poderia ter sido empregada, embora esse uso não seja o mais recorrente.

Estão CORRETAS as afirmativas 
Alternativas
Q2026511 Português
Sobre o texto 02, infere-se as seguintes ideias:

  I. Ter como pagar as contas pode ser um motivo para se permanecer no emprego.  II. Considerar chata a atividade profissional pode ser um motivo de pedir demissão. III. Executar atividades burocráticas não traz satisfação para alguns profissionais. IV. Pedir demissão pode ser uma atitude fácil, desde que não se precise trabalhar.  V. Fazer atividades burocráticas é o que motiva os funcionários em uma repartição.

Estão CORRETAS as afirmativas 
Alternativas
Q2026512 Português
Sobre o texto 02, é CORRETO afirmar que


I. a temática nele abordada estabelece relação com argumentos apresentados no texto 01. II. o uso da expressão “mais um” significa que fazer relatórios é uma atividade bem rotineira. III. os verbos usados no gerúndio indicam ações do passado que foram totalmente finalizadas. IV. a palavra “motivado” foi usada com sentido positivo, pois a tarefa a ser feita trará satisfação. V. a onomatopeia, usada no segundo quadro, contribui para a construção semântica do texto.

Estão CORRETAS as afirmativas 
Alternativas
Q2026513 Português

Texto 03


Pensando em desistir?


    Todos nós podemos explicar e até justificar os nossos fracassos. Os motivos para que determinada empreitada não vingue são abundantes. Conheci inúmeros empreendedores que fracassaram. Nossas conversas mostraram as causas do insucesso. Em alguns casos, havia sido a falta de capital. Em outros, os sucessivos planos econômicos. Não faltaram aqueles que culparam a concorrência “desonesta” dos chineses e até a falta de sorte. Como contestar esses fatos tão evidentes?

    Embora cada um tenha explicações razoáveis, a pergunta que deve ser feita é esta: “Será que tentaram tudo o que estava ao seu alcance para resolver seus problemas?”.

    Será que insistiram uma, duas, três, vinte, trinta vezes? Quem sabe 50 vezes ou mais. É muito? Mas quem disse que os resultados são encontrados nas primeiras tentativas?

    Muitos vencedores se depararam com a solução que procuravam após insistirem quase no limite de suas forças. Olharam para frente e viram todas as saídas obstruídas. Mesmo assim, foram experimentando uma a uma até descobrirem, quase no final da peregrinação, aquela que estava aberta.


Disponível em: https://vidasimples.co/colunistas/analise. Acesso em: 12 jun. 2022. Adaptado.

De acordo com o texto, para vencer é preciso 
Alternativas
Q2026514 Português

Texto 03


Pensando em desistir?


    Todos nós podemos explicar e até justificar os nossos fracassos. Os motivos para que determinada empreitada não vingue são abundantes. Conheci inúmeros empreendedores que fracassaram. Nossas conversas mostraram as causas do insucesso. Em alguns casos, havia sido a falta de capital. Em outros, os sucessivos planos econômicos. Não faltaram aqueles que culparam a concorrência “desonesta” dos chineses e até a falta de sorte. Como contestar esses fatos tão evidentes?

    Embora cada um tenha explicações razoáveis, a pergunta que deve ser feita é esta: “Será que tentaram tudo o que estava ao seu alcance para resolver seus problemas?”.

    Será que insistiram uma, duas, três, vinte, trinta vezes? Quem sabe 50 vezes ou mais. É muito? Mas quem disse que os resultados são encontrados nas primeiras tentativas?

    Muitos vencedores se depararam com a solução que procuravam após insistirem quase no limite de suas forças. Olharam para frente e viram todas as saídas obstruídas. Mesmo assim, foram experimentando uma a uma até descobrirem, quase no final da peregrinação, aquela que estava aberta.


Disponível em: https://vidasimples.co/colunistas/analise. Acesso em: 12 jun. 2022. Adaptado.

Tendo em vista as ideias defendidas no texto, analise as afirmativas a seguir.

I. O número de justificativas que as pessoas apresentam para o insucesso é muito grande e diversificado. II. Todas as justificativas apresentadas pelas pessoas para o fracasso são muito boas, portanto, procedem. III. As pessoas, muitas vezes, encontram a solução para um determinado problema quando já estão prestes a desistir. IV. A saída para determinado problema, às vezes, não existe, sendo assim, é inútil continuar tentando. V. Uma solução sempre haverá de existir para aqueles que são resilientes e seguem com persistência.

Estão CORRETAS as afirmativas 
Alternativas
Q2026515 Português

Texto 03


Pensando em desistir?


    Todos nós podemos explicar e até justificar os nossos fracassos. Os motivos para que determinada empreitada não vingue são abundantes. Conheci inúmeros empreendedores que fracassaram. Nossas conversas mostraram as causas do insucesso. Em alguns casos, havia sido a falta de capital. Em outros, os sucessivos planos econômicos. Não faltaram aqueles que culparam a concorrência “desonesta” dos chineses e até a falta de sorte. Como contestar esses fatos tão evidentes?

    Embora cada um tenha explicações razoáveis, a pergunta que deve ser feita é esta: “Será que tentaram tudo o que estava ao seu alcance para resolver seus problemas?”.

    Será que insistiram uma, duas, três, vinte, trinta vezes? Quem sabe 50 vezes ou mais. É muito? Mas quem disse que os resultados são encontrados nas primeiras tentativas?

    Muitos vencedores se depararam com a solução que procuravam após insistirem quase no limite de suas forças. Olharam para frente e viram todas as saídas obstruídas. Mesmo assim, foram experimentando uma a uma até descobrirem, quase no final da peregrinação, aquela que estava aberta.


Disponível em: https://vidasimples.co/colunistas/analise. Acesso em: 12 jun. 2022. Adaptado.

Considere o trecho “Embora cada um tenha explicações razoáveis, a pergunta que deve ser feita é esta: ‘Será que tentaram tudo o que estava ao seu alcance para resolver seus problemas?’”.
Sobre a organização morfossintática do texto, analise as afirmativas a seguir.
I. A conjunção subordinativa adverbial “embora” insere no trecho uma ideia de concessão.
II. A vírgula foi usada depois de “razoáveis” para intercalar uma oração adverbial antecipada. III. O pronome demonstrativo e coesivo “esta” poderia, com correção, ser substituído por “essa”. IV. O termo “o”, antes do “que”, foi usado como um pronome demonstrativo, significando “aquilo”. V. A forma verbal “tenha” foi empregada estabelecendo relação com o uso do termo “embora”

Estão CORRETAS as afirmativas 
Alternativas
Q2026516 Português
Umas das ideias veiculadas pelo texto é:
Alternativas
Q2026517 Português
As aspas presentes no texto marcam o uso do(a)
Alternativas
Respostas
1: C
2: B
3: A
4: B
5: E
6: A
7: D
8: A
9: C
10: D
11: D
12: B
13: A
14: C
15: A
16: E
17: B
18: A
19: D
20: C