Questões de Concurso Público Prefeitura de Cabeceira Grande - MG 2023 para Agente Comunitário de Saúde

Foram encontradas 10 questões

Q2333687 Saúde Pública
A raiva é uma doença infecciosa, que acomete mamíferos, inclusive o homem, com letalidade de quase 100%. Assinale a alternativa CORRETA sobre esse assunto.
Alternativas
Q2333688 Saúde Pública
A política de vacinação é responsabilidade do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. A vacinação é tida como uma das mais eficazes estratégias para preservar a saúde da população, pois previne contra doenças graves e contribui para reduzir a disseminação dos agentes infecciosos a que se referem na comunidade. Além disso, protege inclusive aqueles que não podem ser vacinados por motivos de saúde. Sobre o Calendário Nacional de Vacinação vigente, leia as afirmativas que seguem e assinale a alternativa CORRETA, considerando um calendário vacinal completo no dia da vacinação:
Alternativas
Q2333689 Saúde Pública
A Lei n.º 8080/1990 é conhecida como a Lei Orgânica do Sistema Único de Saúde (SUS) e dispõe “[...] sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências”.
Leia as assertivas que seguem acerca dessa lei e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) O dever do Estado não exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.
( ) A iniciativa privada não pode, em nenhuma hipótese, participar do SUS.
( ) As Comissões Intergestores Bipartite e Tripartite são reconhecidas como foros de negociação e pactuação entre gestores, quanto aos aspectos operacionais do SUS.
( ) O SUS pode recorrer à iniciativa privada, quando a oferta de serviços foi indisponível, visando garantir a cobertura assistencial à população de uma determinada área.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as assertivas de cima para baixo.
Alternativas
Q2333690 Saúde Pública
Os serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, limpeza urbana, coleta e destinação do lixo, e drenagem e manejo da água das chuvas referem-se a/à
Alternativas
Q2333691 Saúde Pública
A doença de Chagas, ainda nos dias de hoje, mesmo com os avanços no controle da doença em países endêmicos, mantém-se como um processo mórbido (ou um agravo) relevante para a saúde pública. Assinale a alternativa CORRETA sobre essa patologia.
Alternativas
Q2333692 Saúde Pública
A Portaria n.° 2.121, de 18 de dezembro de 2015, “altera o Anexo I da Portaria n.º 2.488/GM/MS, de 21 de outubro de 2011, para reforçar as ações voltadas ao controle e redução dos riscos em saúde pelas Equipes de Atenção Básica”. Ela traz, no corpo do texto, diversas alterações a todos os membros da equipe. Inclusive, em seu Art. 2.º, O Anexo I da Portaria n.º 2.488/GM/MS, de 21 de outubro de 2011, foi alterado, passando a vigorar acrescido do seguinte inciso, ao subtítulo “Do Agente Comunitário de Saúde”:
Alternativas
Q2333693 Saúde Pública
De acordo com a Política Nacional da Atenção Básica, o número de ACS por equipe deve ser definido de acordo com a base populacional, os critérios demográficos, epidemiológicos e socioeconômicos, e a definição local. Considerando esse assunto, assinale a alternativa CORRETA.
Alternativas
Q2333694 Saúde Pública
O modelo de atenção em saúde fundamentado na assistência multiprofissional em saúde da família refere algumas atividades que devem ser realizadas pelos profissionais de saúde. Leia as assertivas que seguem sobre atividades típicas do ACS, em sua área geográfica de atuação, e marque V para as verdades e F para as falsas.
( ) O detalhamento das visitas domiciliares deve ser feito, com coleta e registro de dados relativos a suas atribuições, para fim exclusivo de controle e planejamento das ações de saúde.
( ) A consulta clínica de rotina, com aferição de dados vitais durante as visitas, deve ser realizada.
( ) O registro de enfermagem deve ser realizado rotineiramente, pois, a Sistematização da Assistência de Enfermagem inclui a garantia do registro dos atendimentos feitos pelos ACS.
( ) A orientação de indivíduos e de grupos sociais quanto a fluxos, rotinas e ações desenvolvidos no âmbito da atenção básica em saúde deve ser feita.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as assertivas de cima para baixo.  
Alternativas
Q2333695 Saúde Pública
A dengue é a arbovirose urbana mais prevalente nas Américas, principalmente no Brasil. Leia as afirmativas a seguir acerca da Dengue e classifique-as em verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Trata-se de um arbovírus transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti.
( ) O acúmulo de água parada favorece a proliferação do mosquito e, maior disseminação da doença; consequentemente, é importante evitar água parada, todos os dias, porque os ovos do mosquito podem sobreviver por um ano no ambiente.
( ) A Dengue é uma doença de notificação compulsória, logo todo caso suspeito e/ou confirmado deve ser obrigatoriamente notificado ao Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
( ) Os sinais de alarme são assim chamados por sinalizarem o extravasamento de plasma e/ou hemorragias que podem levar o paciente a choque grave e óbito, incluindo, na forma grave da doença, dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
Alternativas
Q2333696 Saúde Pública
A COVID-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, potencialmente grave, de elevada transmissibilidade e de distribuição global. O SARS-CoV-2 é um betacoronavírus descoberto em amostras de lavado broncoalveolar obtidas de pacientes com pneumonia de causa desconhecida na cidade de Wuhan, província de Hubei, China, em dezembro de 2019. Ele pertence ao subgênero Sarbecovírus da família Coronaviridae e é o sétimo coronavírus conhecido a infectar seres humanos. Leia as afirmativas a seguir sobre esse assunto e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) O uso de máscaras é indicado para pessoas infectadas pelo SARS-CoV-2, na intenção de mitigar riscos de infecção de terceiros, e para pessoas saudáveis, quando em contato com pessoas infectadas. Em caso de suspeitos pela infecção ou indivíduos apresentando sintomas respiratórios, a utilização de máscaras também é recomendada.
( ) O uso de máscaras de proteção é desaconselhado pelo Ministério da Saúde desde meados de 2021.
( ) As pessoas idosas e as pessoas com condições médicas pré-existentes (como pressão alta, doenças cardíacas, doenças pulmonares, câncer ou diabetes) estão mais suscetíveis a desenvolver casos mais severos de COVID-19.
( ) O monitoramento pela Atenção Primária à Saúde é aconselhado, caso haja na residência uma pessoa que tenha testado positivo para COVID 19, por meio da realização de ações padronizadas pelo MS, entre elas a visita domiciliar diária para garantir que não haja novas infecções na residência e minimizar o contágio.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, considerando as afirmativas de cima para baixo.
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: D
4: D
5: A
6: E
7: C
8: A
9: B
10: E