Questões de Concurso Público Prefeitura de Capanema - PA 2024 para Terapeuta Ocupacional

Foram encontradas 12 questões

Q3063773 Terapia Ocupacional
Os cuidados paliativos apresentam características que os diferenciam de outras modalidades terapêuticas. Neste sentido, a proposta terapêutica é fundamentada no respeito à vida e na aceitação da sua finitude, na aceitação da morte como fato inevitável. Segundo Beauchamps, deve-se respeitar os seguintes princípios éticos fundamentais (DE CARLO et al., 2007): 
Alternativas
Q3063774 Terapia Ocupacional
A Estrutura da Prática da Terapia Ocupacional: Domínio & Processo, 4ª Edição, é o documento oficial da Associação Americana de Terapia Ocupacional (AOTA, 2021). De acordo com este documento, Padrões de Desempenho referem-se aos hábitos, rotinas, papéis e rituais que podem estar associados a diferentes estilos de vida e que são utilizados no processo de envolvimento em ocupações ou atividades. Conforme este documento, tais conceitos são corretamente descritos:
Alternativas
Q3063775 Terapia Ocupacional
A doença de Parkinson (DP) é um dos distúrbios neurológicos degenerativos, de início na idade adulta, mais comuns. Sobre a assistência terapêutica ocupacional prestada a pacientes com DP, durante os estágios iniciais da doença, são preconizados os seguintes procedimentos:

I. Exercícios de flexibilidade postural devem fazer parte do programa, com atenção específica para a extensão de tronco.

II. Nesta fase, como os tremores não são tão graves, é desaconselhada a modificação dos fechos de roupas, pois a quantidade de energia e tempo para realizar tal tarefa não é considerada.

III. Devem ser realizadas modificações na casa para permitir que o paciente e seus familiares se ajustem às mudanças, incorporando-as às rotinas diárias antes que se tornem uma necessidade.


É(São) verdadeira(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q3063776 Terapia Ocupacional
A principal função da órtese é otimizar o aparelho locomotor por meio da força externa que exerce para influenciar a mobilidade articular (LUZO et al., 2004). As órteses podem ser classificadas de várias formas. Um dos tipos de órtese é corretamente caracterizada da seguinte forma:
Alternativas
Q3063777 Terapia Ocupacional
A cognição consiste em uma hierarquia interativa que inclui capacidades cognitivas primárias, habilidades cognitivas de nível superior e metaprocessos. Segundo Radomski (1998), constituem as capacidades cognitivas primárias:
Alternativas
Q3063778 Terapia Ocupacional
Segundo o Artigo 32 do Código de Ética e Deontologia da Terapia Ocupacional (Resolução COFFITO Nº425, de 08 de julho de 2013), é proibido ao terapeuta ocupacional:

I. revelar, sem justa causa, fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão do exercício de sua profissão;

II. negligenciar, na orientação de seus colaboradores, quanto ao sigilo profissional;

III. fazer referência a casos clínicos ou de assistência social identificáveis, exibir cliente/paciente/usuário/família/grupo/comunidade ou sua imagem em anúncios profissionais ou na divulgação de assuntos terapêuticos ocupacionais em qualquer meio de comunicação, ainda que autorizado pelo cliente/paciente/usuário/família/grupo/ comunidade ou seu responsável legal.


É(São) verdadeira(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Q3063779 Terapia Ocupacional
O perfil ocupacional é um resumo da história e das experiências ocupacionais do(a) cliente (pessoa, grupo ou população), padrões de vida diária, interesses, valores, necessidades e contextos relevantes (AOTA, 2017). Para o desenvolvimento do perfil ocupacional, o(a) terapeuta ocupacional utiliza-se da abordagem
Alternativas
Q3063780 Terapia Ocupacional
A Resolução Nº 429, de 08 de julho de 2013, reconhece e disciplina a especialidade de Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares, define as áreas de atuação e as competências do terapeuta ocupacional especialista em Contextos Hospitalares e dá outras providências. O Art. 4º versa sobre a formação profissional dessa especialidade, enquadrada na área requerida “Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares”, e apresenta três áreas de atuação (COFFITO, 2013): 
Alternativas
Q3063781 Terapia Ocupacional
A capacidade do terapeuta ocupacional de analisar a atividade é vital para identificar as metas e os objetivos do tratamento. Na literatura são encontradas várias análises propostas, aprimoradas pelas múltiplas características e passos que compõem a atividade. A descrição de algumas dessas propostas tem como objetivo ampliar a visão do terapeuta e expor as diferentes formas de olhar a atividade terapêutica. Para Crepeau (1999), a análise ocorre em três níveis: 
Alternativas
Q3063782 Terapia Ocupacional
Bundy et al. (2002) dividem as disfunções de Integração Sensorial (IS) em termos de transtornos de modulação, que têm mais impacto social, e problemas de discriminação, que têm maior impacto motor. Os problemas mais comuns quanto aos transtornos de modulação são
Alternativas
Q3063783 Terapia Ocupacional
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) pode ser definido como uma disfunção neurológica aguda de origem vascular com sintomas e sinais correspondentes ao comprometimento de áreas focais do cérebro. O comprometimento da artéria cerebral média (ACM) é a causa mais comum de AVC. A isquemia na área suprida pela ACM resulta em 
Alternativas
Q3063784 Terapia Ocupacional
A organização da Terapia Ocupacional, como categoria profissional e como profissão da área da saúde, está bastante ligada ao período da Primeira Guerra Mundial, a qual provocou o aumento dos incapacitados e neuróticos de guerra (DE CARLO; BARTALOTTI, 2001). Sobre os fundamentos da Terapia Ocupacional analise os itens a seguir.

I. A primeira escola profissional nos Estados Unidos foi criada em 1917, enquanto em outros países (como Inglaterra) a profissão foi inaugurada com o início da Segunda Guerra Mundial.

II. Os cursos e programas de Terapia Ocupacional eram conduzidos e supervisionados por médicos com auxílio de enfermeiras e assistentes sociais, que muitas vezes acabaram se transformando em terapeutas ocupacionais.

III. As mulheres eram as pioneiras no trabalho com indivíduos incapacitados, recebendo a denominação de “auxiliares de reconstrução”.


É(São) verdadeira(s) a(s) afirmativa(s)
Alternativas
Respostas
1: D
2: B
3: A
4: C
5: D
6: C
7: B
8: C
9: A
10: D
11: B
12: C