Questões de Concurso Público Prefeitura de Nova Veneza - SC 2016 para Médico do Trabalho

Foram encontradas 17 questões

Q648015 Segurança e Saúde no Trabalho
Relacionado aos aspectos gerais da Medicina do Trabalho, leia os itens que seguem e assinale o que se pede:
 
I. A saúde ocupacional é parte integrante do Sistema Único de Saúde, sendo assegurado aos trabalhadores alguns itens, como, a restrições quanto ao ingresso aos locais de trabalho de representantes sindicais para ouvir os empregados a respeito das condições de trabalho e acompanhamento da ação fiscalizadora referente à segurança, higiene e medicina do trabalho.
II. A saúde ocupacional é parte integrante do Sistema Único de Saúde, sendo assegurado aos trabalhadores alguns itens, como, a recusa do trabalho em ambientes que não tiverem seus riscos controlados com garantia de permanência no emprego e sem redução salarial.
III. Toda CAT pode ser preenchida por qualquer profissional da saúde, quem fez o primeiro atendimento ou por outro que fará o acompanhamento, com base  nas informações da ficha ou no relatório de ocorrência do Pronto Atendimento.
IV. A Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) é um componente do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde.
V. Em sua atual formatação institucional, a Renast deve integrar a rede de serviços do SUS por meio de Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), além de elaborar protocolos, linhas de cuidado, e instrumentos que favorecem a integralidade das ações, envolvendo apenas a atenção básica em saúde serviços e municípios sentinela. 
Os itens que contemplam as informações INCORRETAS estão apontadas na alternativa:
Alternativas
Q648017 Segurança e Saúde no Trabalho
“Os distúrbios do sistema locomotor são encontrados em ampla gama de ocupações”. Relacionado à dor leia os itens que seguem e assinale o que se pede:

I. A dor nociceptiva é causada por excitação direta das fibras nervosas e não disparada pelos receptores álgicos ou terminações nervosas livres.

II. A dor neurogênica pode ser causada pela excitação direta das fibras nervosas de tecido periférico.

III. Para identificação da dor psicogênica muitas vezes baseiam-se no fato do nem sempre serem encontrados sinais objetivos de dano real ao tecido periférico do sistema locomotor nos trabalhadores com distúrbios relacionados ao trabalho.

IV. A dor Psicogênica ou fadiga identificada quando o trabalho muscular é realizado durante um tempo prolongado, pode ocasionar a realização menos cuidadosa ou precisa da atividade, podendo, portanto, resultar em acidente.

V. Pode-se destacar que a dor miogênica disparada a partir do próprio músculo pode ser considerada como dor nociceptiva.
Dos itens acima estão CORRETOS os apontados na alternativa:
Alternativas
Q648018 Segurança e Saúde no Trabalho
Referente a assuntos gerais relacionados as regras trabalhistas, leia os itens que seguem, coloque V se a afirmação for verdadeira e F se a afirmação for falsa, após assinale o que se pede:

(     ) O atestado médico, para abono de faltas ao trabalho, tem limitações regulamentadas por lei. Não dispondo a empresa de médico da instituição de previdência a que esteja filiado o empregado, por médico do Serviço Social da Indústria ou do Serviço Social do Comércio, por médico de repartição federal, estadual ou municipal, incumbido de assunto de higiene ou saúde, ou, inexistindo na localidade médicos nas condições acima especificados, por médico do sindicato a que pertença o empregado ou por profissional da escolha deste.

(     ) Durante os primeiros dezesseis dias consecutivos de afastamento da atividade por motivo de doença, incumbe à empresa pagar ao segurado empregado o seu salário. Cabe à empresa que dispuser de serviço médico próprio ou em convênio o exame médico e o abono das faltas correspondentes aos primeiros quinze dias de afastamento.

(     ) Se concedido novo benefício decorrente da mesma doença dentro de sessenta dias contados da cessação do benefício anterior, a empresa fica desobrigada do pagamento relativo aos quinze primeiros dias de afastamento, prorrogando-se o benefício anterior e descontando-se os dias trabalhados, se for o caso.

(     ) O atestado médico, portanto, não deve "a priori" ter sua validade recusa da porquanto estarão sempre presentes no procedimento do médico que o forneceu a presunção de lisura e perícia técnica, exceto se for reconhecido favorecimento ou falsidade na sua elaboração quando então, além da recusa, é acertado requisitar a instauração do competente inquérito policial e, também, a representação ao Conselho Regional de Medicina para instauração do indispensável procedimento administrativo disciplinar.

(     ) Segundo o Art. 482 da CLT, entre as diversas possíveis motivações para uma demissão por justa causa podemos citar como exemplo a violação de regras morais ou jurídicas, como, comportamento incompatível com o permitido pelas regras da sociedade, tal como conduta libidinosa ou qualquer tipo de assédio, execução de negociações por conta própria sem a permissão do empregador, onde podem ser incluídas qualquer tipo de vendas e negociação dentro do ambiente de trabalho, roubo com falsificação de documentos.
A ordem CORRETA de cima para baixo está na alternativa:
Alternativas
Q648019 Segurança e Saúde no Trabalho
Leia o caso abaixo e associe a possível patologia:
Paciente jovem de 28 anos, com atividade laboral de flexão e elevação continua do ombro e braço, apresenta dor e rigidez no ombro, com limitação seria da capacidade do ombro se movimentar, aspecto de ombro "congelado" e muita sensibilidade dolorosa. Estas características indicam:
Alternativas
Q648020 Segurança e Saúde no Trabalho
O exame periódico de saúde é destinado, indistintamente, a toda uma população. Relacionado aos exames médicos especiais leia os itens que seguem e assinale a INCORRETA:
Alternativas
Q648021 Segurança e Saúde no Trabalho
Leia o caso abaixo e assinale o que se pede:

O empregado BCJ, operado de máquinas há 15 anos, de 38 anos de idade, trabalha na empresa B e, em consequência econômica financeira da empresa foi demitido junto com os outros. Recebeu todos os seus direitos mais não foi submetido a revisão médica. Sentindo-se injustiçado, procurou o seu sindicato para orientação, na oportunidade declarou ser portador de uma deficiência auditiva não existente por ocasião de seu ingresso na empresa. Ouve zumbido nos ouvidos, sente tonturas, insônia e muito nervosismo. Constatou-se um ambiente de trabalho com níveis de pressão sonora além do permissível pela NR7 Portaria 3214/78.
 
Com base no exposto leia os itens abaixo identificando as afirmações verdadeiras frente ao caso:

I.  Neste caso se há empresa não possuir elementos documentários de ordem médica e comprovação que adotava meios preventivos adequados, sem dúvida terá contra si todas as decisões jurídicas que advirão.
II. A empresa e/ou seus prepostos, após o evento infortunístico e por equiparação legal, estão sujeitas a uma ação civil da reparação de dano se configura a prática de um ato ilícito.
III. Poderá ser indicada uma responsabilidade penal devida, a um ato doloso ou culposo.
IV. Em casos de trabalhadores terceirizados cedidos a empresa B, a responsabilidade penal em decorrência de eventos ocorridos na instituição e, a fiscalização quanto ao uso de dispositivos de segurança é de responsabilidades da empresa que terceiriza o profissional eximindo a empresa B de sanções trabalhistas.
V. De acordo com a atividade desenvolvida, se faz necessário que as empresas estabeleçam em suas estruturas uma política de proteção audiológica como medida prevencionista efetiva contra a surdez ocupacional que contemple no seu bojo, um programa PAC, preconizado na lei 8213/91.
VI. Em casos da empresa não realizar medidas preventivas contra ruídos a mesma poderá sofrer sanções previstas na lei 8237/91 a qual delibera responsabilidade civil e criminal do empregador e/ou de seu prepostos em decorrência de acidente de trabalho ou doença ocupacional.
Das afirmações acima estão CORRETOS os itens apontados na alternativa:
Alternativas
Q648022 Segurança e Saúde no Trabalho
No intuito do profissional Médico do Trabalho atuar corretamente quando necessário o atendimento a casos de emergências ou nos exames admissionais e periódico de saúde, faz-se necessário o conhecimento básico em oftalmologia. Para tanto, leia os itens que seguem e após assinale o que se pede:

I. Pode ser considerada como emergências oftálmicas a irite, inflamação do trato uveal, de uma uveíte anterior, manifesta-se com dor, fotofobia, borramento de visão, miose, olho vermelho sem secreção purulenta.
II. As ceratites é uma doença ocular muito comum, manifesta-se com aumento intra ocular importante, congestão ciliar e midríase.
III. O glaucoma de ângulo fechado o olho apresenta consistência endurecida ao toque bi digital, se não for tratado, a pressão poderá subir a níveis maiores que a pressão arterial da artéria central da retina, podendo determinar a interrupção do fluxo sanguíneo e levando a isquemia retiniana.
IV. No caso de dacriocistites ocorre a inflamação de glândulas sebáceas palpebrais.
V. Os estrabismos paralíticos são considerados emergências oftalmológicas no sentido que podem ser prenúncio de patologias intracranianas mais severas.
Das afirmações acima são INCORRETOS os itens apontados na alternativa:
Alternativas
Q648023 Segurança e Saúde no Trabalho
 Leia o caso abaixo e indique o provável diagnóstico:

Paciente BOS, de 42 anos de idade, casado, trabalhador de loja de materiais de construção. QP: Dor em quadril.
HDA: Paciente relata dor em quadril esquerdo há algumas semanas, principalmente quando está posicionando sacos de 50 kg de cimento nos caminhões da empresa. Além disso, sente dificuldade de subir na caçamba do caminhão. Informa que passa muito tempo dirigindo o trator e os caminhões da mesma empresa.
HMP: Raramente fumou, bebe bastante em festas, já teve lesão em ligamento de joelho esquerdo. Teve malária quando morava em Amazônia.
HDAS: Vai ao banheiro 2 vezes ao dia sem queixas em fezes ou urina. Sem demais queixas.
EF: Ao exame, paciente lúcido, orientado, afebril, com dor a palpação em região trocantérica femoral esquerdo, limitação dos movimentos de flexão e extensão e rotação externa e interna do quadril esquerdo.
AC: ritmo regular, 2 tempos, sem ruídos adventícios.
AP: Murmúrio vesicular presente, bilateral em todos os focos pulmonares.
US: ultrassonografia de articulação coxo-femoral apresenta-se imagem anecóica em topografia do trocanter, medindo 18 mm.
Frente aos dados acima qual provável diagnóstico:
Alternativas
Q648024 Segurança e Saúde no Trabalho
Referente à NR 9 - norma regulamentadora 9, que aborda sobre o programa de prevenção de riscos ambientais, relacione os itens que seguem com suas características e significado.
I. Silicose; II. Asbestose; III. Bissinose; IV. Pneumoconiose; V. Bagaçose.
( ) Esta pode ser causada pelas poeiras vegetais do bagaço da cana de açúcar. ( ) Esta pode ser causada pela poeiras mineiras do pó do amianto. ( ) Esta é a formação permanente de tecido cicatricial nos pulmões causada pela inalação de pó de sílica (quartzo). ( ) Esta causa um estreitamento das vias respiratórias causado pela aspiração de partículas de algodão, de linho ou de cânhamo. ( )Esta em aspecto geral é uma doença respiratória causada pela inalação de substâncias químicas, como silicose, alumínio, grafite ou asbestos, que provocam tosse frequente ou dificuldade para respirar.
A ordem CORRETA de cima para baixo está na alternativa:
Alternativas
Q648025 Segurança e Saúde no Trabalho
Relacionado à legislação em saúde a qual contempla a legislação para saúde do trabalhador assinale a alternativa INCORRETA:
Alternativas
Q648026 Segurança e Saúde no Trabalho
Com vistas a NR-7 programa de controle médico de saúde ocupacional (PCMSO), assinale a INCORRETA: 
Alternativas
Q648027 Segurança e Saúde no Trabalho
Relacionado às doenças infecciosas e parasitárias relacionadas ao trabalho (grupo I da Cid-10), leia os itens que seguem, após assinale o que se pede:

I. Nos trabalhadores da saúde é importante a exposição direta ao paciente e às secreções e fluidos biológicos. Muitas dessas doenças são originalmente zoonoses, que podem estar relacionadas ao trabalho. Entre os grupos mais expostos estão os trabalhadores da agricultura, da saúde em centros de saúde, hospitais, laboratórios, necrotérios, em atividades de investigações de campo e vigilância em saúde, controle de vetores e aqueles que lidam com animais. Também podem ser afetadas as pessoas que trabalham em habitat silvestre, como na silvicultura, em atividades de pesca, produção e manipulação de produtos animais, como abatedouros, curtumes, frigoríficos, indústria alimentícia (carnes e pescados) e trabalhadores em serviços de saneamento e de coleta de lixo.

II. A partir do diagnóstico da doença e do estabelecimento do nexo com o trabalho, devem ser adotadas algumas medidas como notificação do agravo ao sistema de informação de morbidade vigente, o SINAN ou outro similar, lembrando que algumas dessas doenças são de notificação compulsória. Também podem ser notificados a Delegacia Regional do Trabalho e o sindicato da categoria a qual pertence o trabalhador.

III. Na lista de doenças infecciosas e parasitárias relacionadas ao trabalho, de acordo com a PORTARIA/MS N.º 1.339/1999, apontam dentre os agravos a Tuberculose (A15- e A19.-), Carbúnculo (Antraz) (A22.-), Brucelose (A23.-), Leptospirose (A27.-), Tétano (A35-), Parotide Epidêmica (B26 -).

IV. Para a prevenção da exposição a agentes patógenos de transmissão sanguínea, as Normas de Biossegurança ou Precauções Universais, prescrevem alguns cuidados como, cuidar da limpeza da unidade, dos utensílios e das roupas de cama. Caso haja derramamento de fluido corpóreo no chão, bancada ou mesa, jogar hipoclorito de sódio a 1% no local, por 30 minutos.
Dos itens acima está INCORRETO a afirmativa apontada na alternativa:
Alternativas
Q648028 Segurança e Saúde no Trabalho
 A Portaria nº 1.823, de 23 de agosto de 2012, a qual Institui a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, no seu arti. 5º aponta como princípios e diretrizes:
I. universalidade;
II. adscrição de clientela;
III. integralidade;
IV. participação da comunidade, dos trabalhadores e do controle social;
V. centralização;
VI. hierarquização;
VII. equidade;
VIII. precaução.
Dos itens acima são INCORRETOS os apontados na alternativa: 
Alternativas
Q648029 Segurança e Saúde no Trabalho
Referente aos objetivos da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, instituídos na Portaria nº 1.823, de 23 de agosto de 2012, incluem COM EXCEÇÃO:  
Alternativas
Q648030 Segurança e Saúde no Trabalho
São sistemas de informação de interesse da saúde do trabalhador conforme descrito na Política Nacional de Saúde do Trabalhador os seguintes sistemas:
I. Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS);
II. Sistema Único de Benefícios (SUB);
III. Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);
IV. Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED);
V. Sistema Federal de Inspeção do Trabalho (SFIT);
VI. Troca de Informação em Saúde Suplementar (TISS);
VII. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE);
VIII. Sistema de Informação sobre Maternidade (SIM);
IX. Sistema de Informação de Atenção Básica (SIB).
São itens INCORRETOS os apontados na alternativa: 
Alternativas
Q648031 Segurança e Saúde no Trabalho
A Politica Nacional de Saúde do trabalhador aponta como atribuições do CEREST, no âmbito da RENAST COM EXCEÇÃO:
Alternativas
Q648032 Segurança e Saúde no Trabalho
Relacionado à condução dos acidentes de trabalho, leia os itens que seguem e após assinale a alternativa correta:    I. Todos os serviços de saúde devem atender ao acidentado do trabalho.
II. Toda CAT pode ser preenchida por qualquer profissional de saúde, quem fez o primeiro atendimento ou por outro que fará o acompanhamento, com base nas informações da ficha ou relatório de ocorrencia do Pronto Atendimento.
III. Após o atendimento médico, o serviço deve solicitar à empresa do paciente a emissão da comunicação de acidente de trabalho – CAT.
IV. Se o paciente necessitar de periodo de 15 dias de afastamento, deve ter um relato sucinto pelo médico pelo médico de acompanhamento, com base no qual será feita a perícea pelo INSS, este procedimento deve ocorrer a cada perícia.
V. Após o preenchimento pelo médico, o serviço deve providenciar o envio da CAT ao INSS da região, que a enumerará.    São itens INCORRETOS os apontados na alternativa:
Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: A
4: D
5: C
6: A
7: E
8: A
9: B
10: B
11: E
12: D
13: C
14: D
15: C
16: A
17: B