Questões de Concurso Público CISLIPA 2015 para Técnico de Enfermagem Concomitante
Foram encontradas 12 questões
A avaliação inicial é a pedra fundamental para o tratamento da vítima, desenvolvendo uma impressão geral e estabelecendo valores basais para o estado respiratório, circulatório e neurológico. Com base nessas afirmações assinale (V) Verdadeiro ou (F) Falso:
( ) O exame primário classifica todas as informações de acordo com as prioridades e estabelece se a vítima está em iminência de situação grave, por meio de uma avaliação global, identificando as lesões que necessitam de intervenção imediata.
( ) As cincos etapas envolvidas no exame primário e sua ordem de prioridade são: A- Atendimento das Vias Aéreas e Controle da Coluna Cervical, BRespiração, C- Circulação, DIncapacidade, E- Exposição e Ambiente.
( ) As vias aéreas devem ser rapidamente verificadas para assegurar que estão abertas e limpas e que não existe perigo de obstrução. Se as vias aéreas estiverem comprometidas, terá que abri-las usando métodos manuais.
( ) Não são todas as vítimas traumatizadas que se deve suspeitar de lesão na medula espinhal, sendo assim, a imobilização deixa de ser essencial.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
O SAMU atua nos casos clínicos por meio da central de regulação médica de urgências, servindo de escuta permanente para todos os casos clínicos de urgência, por meio do número telefônico 192. Com base na atuação nos casos de urgência clínica no âmbito pré- hospitalar o SAMU tem por prioridade, assinale (V) Verdadeiro ou (F) Falso:
( ) A redução do número de mortes em função do retardo diagnóstico e terapêutico.
( ) O aumento do número de pacientes com sequelas decorrentes de atendimento tardio, atendimento parcial e/ou inadequado.
( ) A racionalização dos recursos para atendimento ao paciente, evitando desperdício decorrente do uso inadequado de meios, duplicação de atendimentos, retardo do tratamento com consequente aparecimento de sequelas, que aumentam o custo social.
( ) Não orientam a utilização de outros meios que não apenas as emergências hospitalares.
( ) Otimização do uso de ambulâncias hospitalares e ambulatoriais (básicas).
( ) Disponibilização de equipes treinadas e UTIs móveis para o correto transporte de pacientes graves entre os hospitais.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
O estado de choque é um estado de perfusão tecidual inadequada que gera suprimento insuficiente de oxigênio (O2) e nutrientes aos tecidos e impede a remoção dos produtos de excreção celular, causado por anormalidades no veículo de transporte de O2 (sangue) ou no sistema de transporte (sistema cardiovascular). É caracterizado pelo desequilíbrio entre a perfusão e as necessidades celulares. Sobre o Choque Distributivo, relacione a primeira coluna com a segunda:
(A) Choque Anafilático.
(B) Choque Neurogênico.
(C) Choque Séptico.
(D) Insuficiência da Suprarrenal.
1 - Relaciona-se com a incapacidade do paciente em produzir hormônios de estresse Cortisol, caracteriza-se por redução da resistência vascular sistêmica, do volume circulante e do débito cardíaco.
2 - Causado pela resposta do organismo a uma infecção sistêmica.
3 - Ocorre quando o indivíduo entra em contato com um antígeno para o qual foi previamente sensibilizado (micro-organismos, fármacos, alimentos).
4 - Decorre da redução do tônus vasomotor normal por distúrbio da função nervosa.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Sobre a Reanimação Cardiopulmonar, analise as assertivas:
I. Deve-se realizar no mínimo 100 compressões por minuto e sua profundidade deve ser de aproximadamente cinco centímetros.
II. As manobras devem ser ininterruptas, rápidas e fortes.
III. A proporção de massagem por ventilação é de 15/2 em adultos.
IV. Compressões torácicas efetivas não são essenciais para promover o fluxo rápido de sangue, não precisando ser realizada em todos os pacientes com parada cardíaca.
V. Para se fazer a ventilação será necessária a abertura de vias aeres, por meio da manobra de inclinação da cabeça e elevação do queixo.
VI. A proporção de massagem por ventilação é de 30/2, ou seja, 30 compressões para 2 ventilações, sendo ideal fazer em duas pessoas e revezar a cada dois minutos para evitar fadiga e manter boas compressões.
Assinale a alternativa CORRETA: