Questões de Concurso Público Prefeitura de Bandeirantes - PR 2017 para Nutricionista
Foram encontradas 21 questões
A Portaria nº 326, de 30 de julho de 1997, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), estabelece os requisitos gerais (essenciais) de higiene e de boas práticas de fabricação para alimentos produzidos/fabricados para o consumo humano. Para efeitos desse regulamento:
I. As Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos, a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos.
II. Desinfecção: é a eliminação total de microrganismos, através de agentes químicos ou métodos físicos adequados, no prédio, instalações, maquinários e utensílios.
III. Luvas: o emprego de luvas na manipulação de alimentos deve obedecer às perfeitas condições de higiene e limpeza destas. O uso de luvas não exime o manipulador da obrigação de lavar as mãos cuidadosamente.
IV. Fracionamento de alimentos: são as operações através das quais se divide um alimento, modificando a sua composição original.
Assinale a alternativa CORRETA.
( ) Na anorexia, existe um medo intenso de ganhar peso, mesmo estando com o peso abaixo do normal. Nas mulheres pós-menarca, é comum a amenorreia, isto é, a ausência de, pelo menos, três ciclos menstruais consecutivos. ( ) A anorexia pode ser do tipo restritivo, em que o indivíduo desenvolve um comportamento de comer compulsivamente ou de purgação. ( ) A desnutrição pode levar à diminuição da capacidade imunológica dos pacientes com anorexia, aumentando as chances de infecção. ( ) A bulimia pode ser do tipo purgativo ou sem purgação.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo a sequência CORRETA:
I. A doença inflamatória intestinal (DII) é caracterizada por inflamação aguda da mucosa intestinal com etiologia desconhecida e parece ser influenciada por alguns membros da microflora endógena. II. A síndrome do intestino irritável é um distúrbio caracterizado por dor abdominal, distensão, constipação ou diarreia, náusea, cansaço, retenção hídrica e dores articulares. Ocorre uma redução das bifidobactérias e aumento das bactérias anaeróbicas, promovendo fermentação anormal no cólon. III. A intolerância à lactose é caracterizada pela deficiência da lactase. O efeito hiperosmótico provocado pela lactose não digerida leva à entrada de água no intestino. A combinação do influxo de água com gases e ácidos formados pela fermentação da lactose não digerida no intestino delgado resulta em intumescimento da alça intestinal, cólica e diarreia. IV. As ações dos probióticos sobre a doença inflamatória intestinal (DII) incluem alteração no sistema imune da mucosa, com aumento da produção de anticorpos, atividade de macrófagos e de citocinas anti-inflamatórias.
( ) A ativação da vitamina D ocorrerá nos rins. ( ) A alimentação rica em óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo e peixes, como atum, sardinha, salmão e cavala, oferecem boas doses de vitamina D. ( ) A vitamina D induz a diferenciação de macrófagos em monócitos, aumentando seus efeitos conta microrganismos patógenos. ( ) Doenças como esclerose múltipla, lúpus, diabete tipo 1 e artrite reumatoide podem sofrer influência do papel imunomodulador da Vitamina D.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência CORRETA:
I. A albumina pode estar aumentada na desidratação, edema e doença hepática. II. Os leucócitos podem estar aumentados em infecções bacterianas e câncer. III. A redução da homocisteína pode indicar deficiência de acido fólico. IV. São exames laboratoriais para acompanhamento de doenças hepáticas: alanina aminotransferase (ALT), aspartato aminotransferase (AST), gama glutamiltransferase (GGT), bilirrubina.
I. Valina, prolina e glicina são aminoácidos essenciais. II. Isoleucina, histidina e taurina são aminoácidos essenciais. III. Tirosina, lisina e serina são aminoácidos não essenciais. IV. Triptofano, metionina e treonina, são aminoácidos essenciais.
Assinale a alternativa CORRETA.
( ) O xarope de milho, o mel e as frutas são fontes de monossacarídeos. ( ) A galactose é o açúcar do leite. ( ) A lactose está presente no leite e é a soma de glicose + glicose. ( ) A sacarose é um monossacarídeo, presente no açúcar natural das frutas.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência CORRETA:
I. Aleitamento materno exclusivo: quando a criança recebe somente leite materno, diretamente da mama ou extraído, e nenhum outro líquido ou sólido, com exceção de gotas de xarope de vitaminas, minerais ou medicamentos. II. O leite secretado nos primeiros dias após o parto é chamado de colostro e, a partir desse período, denomina-se leite maduro. III. Vários hormônios estão envolvidos no processo de lactação, entre eles: prolactina, ACTH, glicocorticoides, hormônio de crescimento e ocitocina. IV. Aleitamento materno complementado: quando o lactente recebe o leite materno mais alimentos semissólidos, inclusive leite não humano.
I. O APPCC é um protocolo com embasamento cientifico. É sistemático, identifica perigos específicos e medidas de controle, garantindo a segurança do alimento. II. Um perigo é definido como um agente biológico, químico ou físico em um alimento, ou a própria condição de um alimento, com o potencial de causar um efeito adverso à saúde. III. São pré-requisitos do APPCC: reunir a equipe de APPCC, descrever o produto, identificar o uso pretendido, elaborar um diagrama de fluxo, confirmação do diagrama de fluxo no local. IV. Fazem parte dos princípios do APPCC: conduzir análise de perigos, determinar os pontos críticos de controle, estabelecer limites críticos, estabelecer procedimentos de monitoramento, estabelecer ações corretivas, estabelecer procedimentos de verificação, estabelecer procedimentos de documentação e registro.
Assinale a alternativa CORRETA.