Questões de Concurso Público Prefeitura de Arapongas - PR 2020 para Agente de Combate a Endemias

Foram encontradas 9 questões

Q1637216 Saúde Pública

Entre as competências do agente de combate às endemias está reconhecer os problemas de saúde e fatores de risco na sua prática de campo. Para isto, o mapeamento de vulnerabilidades auxilia, mas este deve considerar a identificação de fatores determinantes e condicionantes de saúde individual e coletiva. Neste contexto assinale a alternativa CORRETA quanto ao que se considera fatores determinantes e condicionantes de saúde individual e/ou coletiva:


I. Alimentação saudável.

II. Acesso às redes de atendimento em saúde.

III. Acesso à educação.

IV. Higiene.

Alternativas
Q1637217 Saúde Pública
Calazar, é uma doença crônica, sistêmica, caracterizada por febre de longa duração, perda de peso, astenia, adinamia, hepatoesplenomegalia e anemia, dentre outras. Quando não tratada, pode evoluir para o óbito em mais de 90% dos casos. Sobre medidas de combate e prevenção para esta patologia todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:
Alternativas
Q1637218 Saúde Pública

Os vírus dengue (DENV), chikungunya (CHIKV) e Zika (ZIKV) são arbovírus (Arthropod-borne virus), ou seja, são vírus transmitidos por artrópodes. São assim, denominados não somente por sua veiculação através de artrópodes, mas, principalmente, pelo fato de parte de seu ciclo replicativo ocorrer nos insetos. Para prevenção e controle é necessário conhecer entre outros fatores o modo de transmissão. Considere a dengue e assinale a alternativa que corresponde ao(s) modo(s) de transmissão possível(is):


I. Via vetorial.

II. Via vertical.

III. Via transfusional.

Alternativas
Q1637219 Saúde Pública
As arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti têm se constituído em um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A dengue é a arbovirose urbana de maior relevância nas Américas. Estima-se que 3 bilhões de pessoas estejam sob o risco de contrair a doença e que ocorram, anualmente, 390 milhões de infecções e 20 mil mortes. Sobre a dengue pode-se afirmar que:
Alternativas
Q1637220 Saúde Pública

Saneamento básico de saúde é um dos aspectos relevantes no controle de doenças e manutenção da saúde individual e coletiva. Neste contexto, pode-se afirmar que:


I. A utilização de água tratada oferece risco à saúde individual e/ou coletiva.

II. Ausência de sistema de esgoto ou esgoto ao céu aberto coloca em risco somente a saúde coletiva.

III. A proliferação de vetores está relacionada entre outros fatores a ausência individual de cuidados de higiene na própria residência, como água parada e entulhos.

Alternativas
Q1637222 Saúde Pública

Doença parasitária, de evolução crônica, cuja magnitude da prevalência, severidade das formas clínicas e evolução a caracterizam como um importante problema de saúde pública no país. O agente etiológico são vermes digenéticos, delgados, de coloração branca e sexos separados (característica dessa família); a fêmea adulta, mais alongada, encontra-se alojada em uma fenda do corpo do macho, denominada canal ginecóforo. O homem é o principal hospedeiro definitivo e nele o parasita apresenta a forma adulta, reproduz-se sexuadamente e possibilita a eliminação dos ovos no ambiente, pelas fezes, ocasionando a contaminação das coleções hídricas. Os primatas, marsupiais (gambá), ruminantes, roedores e lagomorfos (lebres e coelhos) são considerados hospedeiros permissivos ou reservatórios; porém, não está clara a participação desses animais na transmissão e epidemiologia da doença, apesar da capacidade de todos em eliminar ovos nas fezes.


O fragmento acima trata da seguinte patologia:

Alternativas
Q1637223 Saúde Pública
Considere que em uma visita domiciliar o agente de combate á endemias encontrou no terreno da residência inúmeras garrafas vazias empilhadas, entulhos que estavam retendo água, a caixa d’agua aberta, e vasos com água no pratinho de suporte. Analise o caso e assinale a alternativa CORRETA:
Alternativas
Q1637224 Saúde Pública

A doença de Chagas é uma antropozoonose de elevada prevalência e expressiva morbimortalidade. Apresenta curso clínico bifásico, composto por uma fase aguda (clinicamente aparente ou não) e uma fase crônica, que pode se manifestar nas formas indeterminada, cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva. O vetor (triatomíneo), ao se alimentar em mamíferos infectados com elevadas taxas de T. cruzi, pode se infectar e, ao se alimentar novamente, infecta outro mamífero, inclusive o homem. Entre as formas habituais de transmissão de T. cruzi para o homem estão:


I. Vetorial.

II. Vertical.

III. Por via oral.

IV. Transfusional.

V. Acidentes biológicos.

Alternativas
Q1637225 Saúde Pública
O sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, potencialmente grave, transmissível, extremamente contagiosa que provoca vasculite generalizada. Considerada como reemergente no Brasil. Sobre o modo de transmissão e/ou período de transmissibilidade desta patologia é CORRETO afirmar que:
Alternativas
Respostas
1: A
2: D
3: C
4: A
5: B
6: A
7: A
8: C
9: C