Questões de Concurso Público PC-MS 2021 para Perito Criminal - Área 02 (Biologia)
Foram encontradas 8 questões
A cadeia de custódia é um mecanismo que garante a autenticidade dos vestígios coletados, fazendo seu registro cronológico desde seu reconhecimento até o descarte. Recentemente, o Código de Processo Penal trouxe regramento detalhado sobre o tema. Partindo desse pressuposto, assinale a alternativa correta.
A utilização de luzes forenses, lupa para a pesquisa de vestígios numa cena de crime e fotografia do suporte que contém o vestígio, bem como sua localização espacial, constituem técnicas gerais de levantamento de local. A aplicação de pós reveladores com os respectivos aplicadores individuais, pincéis, uso de luvas e máscaras como EPI, com fito de observar o contraste entre o suporte e o que se procura, constituem uma técnica específica para o levantamento de qual vestígio:
Em criminalística, vestígio é um conceito amplamente utilizado e o seu correto entendimento auxilia na realização da perícia como um todo. Pode-se dizer que vestígio é o produto da ação do agente provocador, sendo, portanto, todos os elementos encontrados no local do crime, que após estudado e interpretado pelos peritos, possa vir a se transformar em prova. Quantos aos aspectos relativos à idoneidade, um vestígio dito ilusório é aquele que:
Um tiro ao ser deflagrado, além do projétil que tem alta energia, é acompanhado de chamas, fumaças e fragmentos sólidos. No corpo humano, as características do orifício de entrada produzido por projéteis de armas de fogo são:
Um dos vestígios mais proeminentes em locais de crime, especialmente àqueles relacionados aos crimes contra a vida, é sem o sangue. Por meio de sua análise, é possível atinar não apenas quem esteve ali presente, mas também ponderar sobre a dinâmica dos eventos sucedidos que naquele sítio se sucederam. A compreensão da análise sanguínea, sua interpretação e sua repercussão na esfera jurídica constituem o arcabouço de estudo da Hematologia Forense (DIAS-FILHO, C. R.; FRANCEZ, P. A. C. Introdução à Biologia Forense. 2. ed. Campinas: Millennium Ed., p. 9.2018).
Assinale a alternativa que contenha exemplos de teste de orientação para sangue, teste de certeza para sangue e teste confirmatório para sangue de natureza humana, respectivamente.
“A violência sexual apesar de ser um crime de fácil imputação é ao mesmo tempo o mais difícil de provar. Apesar da dificuldade de se provar, na maioria das vezes, o estupro deixa provas físicas e moleculares tornando assim possível a realização do exame pericial para se comprovar a conjunção carnal. Em perícias relacionadas a crimes sexuais, nas quais esperma pode ser utilizado como prova, não se pode desprezar o possível envolvimento de três tipos de indivíduos: os oligozoospérmicos, os azoospérmicos e os vasectomizados” (PAULINO, R. D.; CONCEIÇÃO, T.; DECANINE, D. Análise de laudos periciais correspondentes a vítimas de estupro em Mato Grosso do Sul. Revista Brasileira de Criminalística, v. 6, n. 2, p. 38-42, 2017).
Qual método é confirmatório para a presença de sêmen em amostra com ausência de espermatozoides?
A cadeia de custódia consiste no processo sistematizado de documentação de quaisquer vestígios coletados no local do crime, visando à preservação do valor probatório da prova pericial. Em relação aos procedimentos de coleta e preservação de amostras biológicas, é correto afirmar:
Amostras biológicas coletadas no local do crime representam fontes de material genético para extração de DNA, fornecendo informações chaves para a ligação de um determinado suspeito ao crime. Em relação às amostras de material biológico coletadas no local do crime e dos possíveis suspeitos, assinale a alternativas correta.