Questões de Concurso Público PC-MS 2021 para Perito Criminal - Área 07 (Engenharia Química e Química)
Foram encontradas 6 questões
“Considerada a maior apreensão de ecstasy na história do país, a operação realizada pela Guarnição Especial de Polícia Militar de Imbituba (GEIb) na última quarta-feira, 22, no município de Imaruí, agora ganha proporções muito maiores. Após análise inicial dos materiais recolhidos no laboratório clandestino descoberto no sítio, localizado no bairro Laranjal, a equipe do Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP-SC) constatou que os criminosos tinham matéria-prima suficiente para produzir mais alguns milhões de unidades.”
(Disponível em: <https://www.igp.sc.gov.br/noticias /igp-revela-que-laboratorio-de-drogas-sinteticas-descoberto-em-imarui-poderia-produzir-ate-3-milhoes-de-comprimidos/ >.
Acesso em 11 nov.2021.)
Uma das rotas de síntese do MDMA (ecstasy) está representada abaixo.
Sobre o assunto em questão e utilizando seus conhecimentos em química, assinale a alternativa correta.
As drogas facilitadoras de crime (DFC) constituem uma série de substâncias químicas que permitem o ato sexual e/ou o roubo com pouca ou nenhuma resistência da vítima, sendo relatada desde os tempos bíblicos. Entre as drogas mais comumente utilizadas como DFC estão as da classe dos benzodiazepínicos (como o flunitrazepam), o gama-hidroxibutirato (GHB), a cetamina (KT), o etanol e a escopolamina.
(Fonte: DORTA, Daniel Junqueira. et al. Toxicologia forense. São Paulo: Ed. Edgard Blúcher, 2018. Com adaptações)
Abaixo temos duas estruturas de DFC.
Sobre as DFC relacionadas, é correto afirmar:
A corrosão de metais pode ser definida como o ataque eletroquímico destrutivo e não intencional que geralmente se inicia na superfície. O problema da corrosão metálica é de grande proporção no âmbito econômico, sendo estimado aproximadamente 5% das receitas de uma nação industrializada sejam gastos na prevenção deste processo e na manutenção ou substituição de produtos perdidos ou contaminados, resultado de reações corrosivas.
(Fonte: CALLISTER, W; RETHWISCH, D. Ciência e Engenharia de Materiais Uma Introdução. 8 ed, Rio de Janeiro, LTC, 2012 Com adaptado).
Em relação à corrosão galvânica, existem várias medidas que podem ser adotadas para diminuir seus efeitos. Uma dessas medidas é:
O planeta terra viu sua temperatura média aumentar em torno de 0,5ºC nos últimos 100 anos. Cientistas acreditam que a temperatura média deva aumentar em 4ºC até o final desse século.
Pesquisadores acreditam que a temperatura média do planeta está aumentando devido as atividades humanas emitirem para a atmosfera grande quantidade de gases de efeito estufa (GEE). Esses gases são importantes para o equilíbrio climático da Terra, pois são substâncias gasosas que aprisionam calor na atmosfera, o que é fundamental para a vida terrestre. Sem esses gases na atmosfera a temperatura do planeta seria muito baixa. Cientistas dizem que estamos emitindo os GEE num ritmo muito acelerado, causando grande desequilíbrio e gerando um aquecimento acentuado num período curto de tempo. Essa prática iniciou-se na Revolução Industrial, com a crescente demanda por combustíveis fósseis para operar as máquinas e a partir daí, as emissões de GEE continua aumentando e elevando a temperatura média do planeta. Sobre o assunto apresentado, podemos afirmar que os três principais GEE emitidos por ações antropogênicas são:
Com 964 quilômetros de extensão, o Osbra (Oleoduto São Paulo-Brasília) é o maior poliduto existente no País e, em 2021, completa 25 anos de atividades. Operado pela Transpetro, esse grande ducto passa pelos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás e pelo Distrito Federal, suprindo a demanda de diesel, gasolina, GLP e QAV (querosene de aviação) no eixo São Paulo-Brasília. Com um diâmetro de 20 polegadas, o duto opera com uma vazão de 1,2 milhões de litros por hora. Considerando que a perda de carga de todo o sistema se dá apenas pelos trechos retos, o valor que representa a perda de carga do poliduto Osbra é:
(Considere o valor do Pi = 3,14, a aceleração da gravidade = 10 m.s-1, o Reynolds igual a 6,65.105, o fator de atrito = 0,02 e o fator de conversão de 1m = 40 in)