“Tronquinho e Pão de Queijo” estreia nesta
segunda-feira no Gloob
Animação nacional, terceira do canal, trata da
busca pela felicidade.
Antes de morrer, o avô de Tronquinho pede
que o neto, um menino de 10 anos, cumpra uma
promessa importante: encontrar a felicidade. Essa é
a busca incessante do garoto nos 26 episódios de
“Tronquinho e Pão de Queijo”, animação que o
Gloob estreia nesta segunda-feira, às 15h45m.
Parceria do canal com a Gava Produções e
coprodução da Rio Filme, o desenho, uma comédia
de aventura, reitera a proposta do Gloob de investir
no produto nacional: em 2013, o canal lançou
“Osmar — A primeira fatia do pão de forma”, e em
julho deste ano foi a vez de “SOS Fada Manu”.
— Desde que o canal foi lançado, em 2012, nós
apostamos na produção nacional, parte de uma
identificação que queremos gerar com nosso
público e que acontece através da produção local.
Temos uma plataforma de recebimento de projetos
e aceitamos aqueles que têm registro na Ancine —
explica Paula Taborda, gerente de conteúdo e
programação do Gloob.
A história do menino Tronquinho foi criada por
Rodrigo Gava e Eduardo Campos há tempos e
demorou dois anos para ser produzida para o
Gloob. Inicialmente, a ideia da dupla era
transformar as aventuras do personagem em um
curta-metragem. Mas os planos não foram adiante.
— Na nossa cabeça, o personagem seria muito
burro. Só que a ideia não evoluiu, não fizemos o
filme, e achamos que ele não seria interessante
para uma animação. Então, transformamos
Tronquinho num menino ingênuo que tem, como
contraponto, seu cachorrinho Pão de Queijo,
superinteligente — adianta Rodrigo.
Munido de um mapa mágico, Tronquinho vai atrás
da tal felicidade anunciada pelo avô, sem imaginar
que se trata de um sentimento. Por isso, ele
procura em pessoas ou lugares, mas acaba não
achando. No meio dessa caminhada lúdica, ainda
se depara com a Bruxa Mocrécia, que atrapalha
seus planos.
— Por conta da sua ingenuidade, ele sempre acha
que está fazendo a coisa errada, quando está no
caminho certo. A brincadeira é que a cada episódio
ele leva a felicidade a quem cruza seu caminho —
descreve Eduardo Campos.
Embora tenha sido desenvolvida com um olho no
mercado internacional, “Tronquinho” conserva
características bem brasileiras, como observa Paula
Taborda.
— Animação viaja com facilidade para outros
países, é algo com o qual as crianças estão
acostumadas. Mas a gente produz localmente com olhar global. Eu trabalho a música, o humor
brasileiro, referências nos cenários... Em “Detetives
do prédio azul”, por exemplo, o prédio tem porteiro.
E isso é algo muito do Brasil.
Natália Castro, Jornal O Globo