Questões de Concurso Público E-Paraná Comunicação - PR 2017 para Produtor de Radio e TV

Foram encontradas 8 questões

Q1630734 Jornalismo
“É reducionista, portanto, definir noticiabilidade ou somente como conjunto de elementos por meio dos quais a empresa jornalística controla e administra a quantidade e o tipo de acontecimentos ou apenas como o conjunto de elementos intrínsecos que demonstram a aptidão ou potencial de um evento para ser transformado em notícia”. (In: SILVA, Gislene. Para pensar critérios de noticiabilidade. In: SILVA, Gislene; SILVA, Marcos Paulo da; FERNANDO, Mário Luiz (orgs.). Critérios de noticiabilidade: problemas conceituais e aplicações. Florianópolis: Insular, 2014, p. 54).
A partir da discussão da autora, assinale a alternativa que apresenta conceitos específicos nos estudos de jornalismo:
Alternativas
Q1630735 Jornalismo
Segundo Mauro Wolf, os valores-notícia incidem no processo de seletividade dos acontecimentos e precisam ser considerados nos diversos âmbitos da produção jornalística, ou seja, na recolha, na seleção (como escolhas de fontes e priorização de conteúdos) e na apresentação das notícias. O argumento é parte da abordagem teórico-metodológica do newsmaking orientada para as práticas dentro das redações.
Considere as afirmações sobre os valoresnotícia na abordagem de Mauro Wolf:
I - Importância do indivíduo (nível hierárquico). II - Influência sobre o interesse nacional e número de pessoas envolvidas. III - Impacto econômico nas redações. IV - Relevância quanto à evolução futura.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1630736 Jornalismo
Milton Santos afirma que “a localidade se opõe à globalização mas também se confunde com ela”. McLuhan usou o termo Aldeia Global para definir a nova configuração eletrotécnica dos meios de comunicação. Já Muniz Sodré destaca que “global mesmo é a medida da velocidade de deslocamentos de capitais e informações, tornados possíveis pelas tele tecnologias”. Diante dos posicionamentos dos autores, assinale a alternativa correta sobre o jornalismo e a globalização:
Alternativas
Q1630739 Jornalismo
Para Stuart Hall, as notícias são produtos sociais da a) organização burocrática dos media; b) da estruturação de valores notícia; e c) da construção noticiosa que passa pelo processo de identificação (gatekeeping) e contextualização de mapas culturais de significado. Dessa forma, os valores-notícia são componentes estratégicos na definição do que deve ou não ser noticiado. (In: HALL, Stuart et al. (1999). A produção social das notícias: o mugging nos mídia. In: TRAQUINA, Nelson (Org.). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Vega, 1999.)
Nessa ótica, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Q1630741 Jornalismo
A Reportagem com o Auxílio do Computador (RAC) pode ser definida como o processo de “colher e processar informação primária ou, pelo menos, intermediária entre a constatação empírica da realidade e a produção de mensagens compreensíveis para o público” (In: LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 156). Esse formato de trabalho jornalístico utiliza na atualidade instrumentos como Google Refine, Panda Project e Overview no cotidiano dos jornalistas e pode ser pensado como Jornalismo Investigativo ou Jornalismo de Precisão.
Assinale a alternativa que apresenta a definição de cada conceito:
Alternativas
Q1630743 Jornalismo
Aldo Schimitz argumenta que é necessário diferenciar fonte de informação e de notícia. Enquanto qualquer informação está disponível a alguém, a relacionada à notícia precisa de um mediador que faça ou promova a circulação de seu conhecimento, seu saber ou testemunho. (In: SCHIMITZ, A. A. Fontes de notícias: ações e estratégias das fontes no jornalismo. Florianópolis: Combook, 2011.) Sobre os tipos de fontes, analise as afirmativas a seguir:
( ) As fontes oficiais são pessoas em função de um cargo público ou que se pronuncie por órgãos mantidos pelo Estado. ( ) As fontes oficiais devem ser ouvidas com prioridade pelo jornalismo na busca de informações de qualidade. ( ) Fontes empresariais são representantes de uma corporação empresarial da indústria, comércio, serviços ou agronegócio. ( ) Fontes populares são pessoas comuns, que são representadas no noticiário como vítimas de determinada situação ou lançam mão de táticas de espetacularização para conseguir visibilidade e reivindicar melhorias no seu cotidiano. ( ) Fontes populares só devem ser ouvidas quando fazem o papel secundário, após a escuta de fontes oficiais, empresariais ou institucionais.
Assinale a alternativa com a sequência correta de afirmações verdadeiras e falsas:
Alternativas
Q1630744 Jornalismo
Com o que chama de revolução das fontes, Manuel Carlos Chaparro destaca a profissionalização dos sujeitos agora institucionalizados, que se capacitam para produzir acontecimentos, e que geram conteúdos e interferem na pauta jornalística. Para o autor, os agentes transformam o jornalismo em espaço público dos conflitos e utilizam este ambiente para agir e interagir no mundo. (In: CHAPARRO, M. C. Pragmática do jornalismo: buscas práticas para uma teoria da ação jornalística. São Paulo: Summus Editorial, 1994.).
Com base na afirmação, assinale a alternativa que corresponde a mecanismos de profissionalização das fontes:
Alternativas
Q1630745 Jornalismo
No jornalismo, as entrevistas são divididas entre diversas classificações. Nilson Lage, por exemplo, as define por objetivos e circunstâncias. Por objetivos, estão divididas entre ritual, temática, testemunhal e profundidade. Nas circunstanciais, elas são ocasional, confronto, coletiva e dialogal. Porém, no cotidiano, as modalidades de entrevista podem ser definidas como? Assinale a alternativa correta:
Alternativas
Respostas
1: A
2: C
3: D
4: A
5: A
6: D
7: A
8: C