Questões de Concurso Público IF-PR 2019 para Tradutor e intérprete de linguagem de Sinais

Foram encontradas 15 questões

Q1019921 Libras
Com base na legislação e nos estudos efetuados por Fernando Capovilla e Raphael (2001), em relação às nomenclaturas e siglas utilizadas para nos referirmos à língua de sinais, marque a alternativa em que todas as terminologias são adequadas:
Alternativas
Q1019922 Libras
Sobre o Profissional Tradutor/Intérprete de Língua de Sinais (TILS) e suas funções na sala de aula comum (inclusão), marque a ÚNICA alternativa correta:
Alternativas
Q1019923 Libras

A partir dos seus conhecimentos sobre a Libras, analise os sinais e informe se é (V) verdadeiro ou (F) falso, e assinale a alternativa que apresenta a ordem correta:


( ) Os sinais de ANIVERSÁRIO, IDADE e TELEFONE são realizados com configurações de mãos em Y.

( ) Os sinais TRABALHAR, VIAJAR e BRINCAR são realizados no espaço neutro e possuem configurações de mãos diferentes.

( ) Os sinais PROFESSOR e PEDAGOGO possuem configurações de mãos em P. A diferença é que PROFESSOR é realizado no espaço neutro, e o ponto de articulação do segundo, PEDAGOGO, é no braço.

( ) Os sinais TER, TELEVISÃO e ALEMANHA possuem a mesma configuração de mãos, em L, mas pontos de articulações diferentes.

( ) Os sinais TER/NÃO-TER e QUERER/NÃO-QUERER possuem configurações de mãos, pontos de articulações e movimentos iguais.

( ) Os sinais SÁBADO e DOMINGO possuem as mesmas configurações de mãos, mas com pontos de articulações diferentes.

( ) O sinal de ÁRVORE pode ser considerado icônico, visto que se parece com a realidade.

( ) Os sinais BRINCAR, GORDO e BOBO possuem a mesma configuração de mãos, em, Y, mas pontos de articulações diferentes.


A sequência correta de cima para baixo é:

Alternativas
Q1019924 Libras
Em 1960, um linguista chamado Willian Stokoe descobriu que a língua de sinais atendia a todos os critérios linguísticos de uma língua autêntica, no léxico, na sintaxe, na capacidade de gerar uma quantidade infinita de sentenças. Marque a alternativa em que constam os três principais parâmetros linguísticos descobertos por Stokoe:
Alternativas
Q1019925 Libras
A respeito da legislação que oficializa a Libras no Brasil, marque a ÚNICA alternativa correta:
Alternativas
Q1019926 Libras

A Educação de surdos sempre foi alvo de muitas preocupações, discussões e pesquisas. De acordo com a história, os primeiros educadores de surdos surgiram na Europa, no século XVI, criando diferentes metodologias de ensino. Alguns utilizavam a língua oral auditiva, língua de sinais, datilologia (alfabeto manual) e outros meios. Com base nos seus conhecimentos sobre as principais metodologias que vigoraram e/ou vigoram na Educação de surdos, relacione as metodologias com seus respectivos objetivos e assinale a alternativa com a sequência correta:


(1) ORALISTA.

(2) COMUNICAÇÃO TOTAL.

(3) BILÍNGUE.

(4) PEDAGOGIA SURDA.


( ) É uma metodologia que atende de uma forma satisfatória as especificidades do surdo, de forma a considerar todos os aspectos culturais desse sujeito, uma vez que requer a presença do professor surdo em salas de aula. Este método dá ênfase à educação na diferença por meio da mediação intercultural e respeita a identidade do surdo.

( ) Esta metodologia combinava a língua de sinais, gestos, mímicas, leitura labial, entre outros recursos. Sua principal meta era o uso de qualquer estratégia que pudesse permitir o resgate na comunicação das pessoas surdas.

( ) Esta metodologia consiste em trabalhar com duas línguas no contexto escolar e, no caso dos surdos, as línguas em questão são: a Libras, considerada a Língua 1 (L1) e a Língua Portuguesa (escrita) como a Língua 2 (L2) do sujeito surdo. Essa metodologia é utilizada com surdos em diversas instituições educacionais brasileiras e tem sido motivo de muitas lutas da comunidade surda, atualmente.

( ) Esta metodologia foi votada no Congresso Internacional de Educação de Surdos (Milão/Itália, 1880) e deixou marcas negativas na vida de milhares de surdos, visto que a sua finalidade era desenvolver a fala, impedindo que os surdos se comunicassem por meio da língua de sinais.


A sequência correta de cima para baixo é:

Alternativas
Q1019927 Libras
No decorrer dos anos, com a luta da comunidade surda e por meio de vários estudos linguísticos, foi possível perceber que a língua de sinais é uma língua completa com gramática e estrutura própria. Verificou-se também que a língua de sinais apresenta iconicidade e arbitrariedade, assim como mecanismos fonológicos, morfológicos, sintáticos, podendo representar ideias e/ou conceitos concretos ou abstratos, emocionais ou racionais, complexos ou simples. Com base em seus conhecimentos sobre a Libras, marque a alternativa em que todos os sinais apresentam iconicidade:
Alternativas
Q1019928 Libras

Na língua de sinais podemos listar pares mínimos em relação às configurações de mão, à locação ou ao movimento, em que apenas a mudança de um destes elementos em contraste com os demais vai identificar o seu valor distintivo na língua de sinais. Com base nessa afirmação, marque (V) para a alternativa em que há pares mínimos e (F) para a alternativa em que os sinais não podem ser considerados pares mínimos:


( ) SÁBADO/APRENDER.

( ) ROXO/MARROM.

( ) ACUSAR/ADMIRAR.

( ) VERMELHO/BRANCO.

( ) RIO DE JANEIRO/SÃO PAULO.

( ) ALEGRE/TRISTE.

( ) QUEIJO/RIR.

( ) AZAR/DESCULPAR.


A sequência correta de cima para baixo é:

Alternativas
Q1019929 Libras
A Morfologia é o estudo da estrutura interna das palavras ou dos sinais. Na Língua Portuguesa, temos substantivos compostos, como por exemplo: girassol, beija-flor etc. Da mesma forma, na língua de sinais temos sinais compostos. Diante de seus conhecimentos sobre a Morfologia da língua de sinais, marque a alternativa em que todos os sinais são compostos, ou seja, precisam de dois sinais para gerar um significado:
Alternativas
Q1019930 Libras
Dentro do processo de tradução e interpretação em língua de sinais, podemos encontrar diversos tipos de tradução e/ou interpretação, tais como: intralingual; interlingual; intersemiótica; simultânea; consecutiva, entre outras. Com base em seus conhecimentos sobre essa temática, marque a alternativa que descreve a ação do TILS na tradução/interpretação SIMULTÂNEA:
Alternativas
Q1019931 Libras
Quadros e Karnopp (2004) apresentam uma revisão de estudos realizados com a língua de sinais americana (ASL) e apresentam possíveis aplicações à língua de sinais brasileira. Entre esses aspectos está o processo de derivação, ou seja, a criação de um novo sinal a partir de outro, resultando na mudança do significado lexical ou na categoria lexical. Com base nisso, marque a alternativa em que os dois pares representam exemplos de derivação de sinas, ou seja, mudam da categoria do substantivo para a categoria do verbo:
Alternativas
Q1019932 Libras
Segundo Quadros e Karnopp (2004), os verbos na língua de sinais brasileira estão divididos em Verbos simples: que não se flexionam em pessoa e número e não incorporam afixos locativos. Verbos com concordância: que se flexionam em pessoa, número e aspecto, mas não incorporam afixos locativos e Verbos espaciais: que têm afixos locativos. Com base nessa explanação, marque a alternativa em que há apenas verbos com concordância:
Alternativas
Q1019933 Libras
Na Libras, há sinais que podem ser realizados com uma ou com as duas mãos. Quando os sinais são realizados com as duas mãos, em alguns casos, uma delas será passiva e a outra ativa. Marque a alternativa em que todos os sinais sofrem esta ação, ou seja, uma mão é passiva e a outra é ativa:
Alternativas
Q1019934 Libras
De acordo com Strobel (2008), “cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável ajustando-os com as suas percepções visuais, que contribuem para a definição das identidades surdas e das ‘almas’ das comunidades surdas. Isto significa que abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos de povo surdo”. Com base em seus conhecimentos, marque a alternativa que melhor representa os elementos que fazem parte da cultura surda:
Alternativas
Q1019935 Libras

A respeito da estrutura sintática da Libras, sua interferência na produção da escrita de alunos surdos e as recomendações da legislação em relação à avaliação desses educandos, informe se é (V) verdadeiro ou (F) falso o que se afirma a seguir e assinale a alternativa correta:


( ) A sinalização em Libras obedece sempre à mesma ordem da Língua Portuguesa, ou seja, SUJEITO-VERBO-OBJETO (SVO), por isso, os surdos sentem-se seguros e apresentam domínio para escrever textos em Língua Portuguesa.

( ) A Libras possui estrutura sintática própria e independente da Língua Portuguesa, portanto, é comum que os surdos escrevam textos seguindo a ordem sintática da língua de sinais, considerada a Língua natural ou Língua 1 (L1) desse sujeito.

( ) Na sinalização em Libras, dependendo do contexto, a ordem de SUJEITO-VERBO-OBJETO (SVO) pode variar.

( ) Ao sinalizar uma frase, os conectivos, tais como conjunções, preposições e alguns tipos de verbos não são utilizados. Isso também irá repercutir na escrita do surdo.

( ) O fato de as frases em Libras serem construídas diferentemente da ordem sintática da Língua Portuguesa podem interferir na construção da escrita dos surdos.

( ) No que se refere à avaliação de alunos surdos, o Decreto nº 5.626/2005 recomenda adotar mecanismos de avaliação coerentes com aprendizado de segunda língua, na correção das provas escritas, valorizando o aspecto semântico e reconhecendo a singularidade linguística manifestada no aspecto formal da Língua Portuguesa.

( ) O Decreto nº 5626/2005 recomenda que os textos escritos dos alunos surdos sejam avaliados por meio dos mesmos critérios utilizados aos alunos ouvintes.


A sequência correta de cima para baixo é:

Alternativas
Respostas
1: B
2: C
3: E
4: A
5: A
6: B
7: C
8: D
9: A
10: C
11: A
12: B
13: E
14: A
15: B