Questões de Concurso Público Prefeitura de Salto do Lontra - PR 2024 para Agente de Combate de Endemias

Foram encontradas 15 questões

Q3006422 Enfermagem
No processo saúde doença a concepção de que cabia aos deuses definir o estado de adoecimento e cura dos homens instaurou qual modelo no processo saúde doença? 
Alternativas
Q3006423 Enfermagem
A definição a seguir diz respeito a qual conceito sobre o processo saúde-doença: “tem como abordagem a patogenia e a terapêutica, classificando as doenças segundo forma e agente patogênico.”
Alternativas
Q3006424 Enfermagem
O modelo processual baseia-se no modelo de História Natural da Doença foi proposto por quais autores?
Alternativas
Q3006425 Enfermagem
Assinale a alternativa que contenha as palavras que completam a frase de forma correta: “A promoção da saúde aparece como prevenção ___________, confundindo-se com a prevenção referente à proteção específica (vacinação, por exemplo). Corresponde a medidas gerais, educativas, que objetivam melhorar a resistência e o bem-estar geral dos indivíduos (comportamentos alimentares, exercício físico e repouso, contenção de estresse, não ingestão de drogas ou de tabaco), para que resistam às ___________ dos agentes. Também diz respeito a ações de orientação para cuidados com o ambiente, para que esse não favoreça o desenvolvimento de agentes __________ (comportamentos higiênicos relacionados à habitação e aos entornos).”
Alternativas
Q3006426 Enfermagem

A imagem abaixo demonstra as fases da História natural da doença, assinale a alternativa que contenha as palavras que representam as letras A, B e C. 



                                 Imagem associada para resolução da questão



Alternativas
Q3006427 Enfermagem

A figura abaixo demonstra qual tipo de determinante importante no processo saúde doença? 



                                    Imagem associada para resolução da questão

Alternativas
Q3006428 Enfermagem
A definição a seguir diz respeito a qual conceito importante sobre a vigilância epidemiológica: “Restrição de atividades da pessoa sadia que se expôs a um caso de doença transmissível durante o período de transmissibilidade ou contágio, para prevenir  a disseminação da doença durante esse período.”
Alternativas
Q3006429 Enfermagem
“Separação da pessoa infectada do convívio com outra pessoa, durante o período de transmissibilidade, com a finalidade de evitar que um indivíduo suscetível seja infectado. Pode ser domiciliar ou hospitalar”. A definição se refere à:
Alternativas
Q3006430 Enfermagem
A definição a seguir diz respeito a qual conceito importante sobre a vigilância epidemiológica: “É a inexistência de casos da doença ou do agravo, alcançados pela extinção do seu agente causal, sendo desnecessárias ações de controle. Na década de 1960 o movimento mundial de erradicação da varíola foi institucionalizado no Brasil.”
Alternativas
Q3006431 Enfermagem
“É a redução da incidência ou da prevalência de uma doença ou de um agravo, resultante de ações e de programas”. Diz respeito a definição de:
Alternativas
Q3006432 Enfermagem
A definição a seguir diz respeito a qual conceito importante sobre a vigilância epidemiológica: “É a interrupção da transmissão de uma doença – ou de um agravo – em determinada área geográfica, mesmo com risco de reintrodução por falhas nas ações de controle ou de mudança no comportamento do agente ou do vetor.”
Alternativas
Q3006433 Enfermagem
O insumo básico do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica é o dado sobre doenças e agravos. A partir do dado, obtém-se a informação que fundamenta as ações da vigilância epidemiológica. A qualidade da informação depende da coleta, do processamento e da análise do dado. A definição a seguir diz respeito a qual dado utilizado pela vigilância epidemiológica: “caracterizam a população, por exemplo: quantitativo e distribuição por idade, por sexo, por local de nascimento, por etnia; número de óbitos em determinado tempo e território e distribuição por idade, por sexo, etnia.”
Alternativas
Q3006434 Enfermagem
Sobre a vigilância epidemiológica: “Enfermidade ou estado clínico, independente de origem ou de fonte, que representa – ou possa representar – um dano significativo para a pessoa”. A definição diz respeito à:
Alternativas
Q3006435 Enfermagem
“Qualquer dano à integridade física ou mental da pessoa, provocado por circunstâncias nocivas (acidentes, intoxicações por substâncias químicas, abuso de drogas) ou lesões decorrentes de violências interpessoais (agressões e maustratos e lesão autoprovocada)”. Se refere:
Alternativas
Q3006436 Enfermagem
A inclusão de doença ou de agravo, na lista de notificação compulsória, atende a determinados critérios, a definição a seguir diz respeito a qual critério de notificação: “alta frequência de ocorrência (elevada incidência, prevalência e mortalidade) impactando na expectativa de vida.
Alternativas
Respostas
1: C
2: E
3: D
4: E
5: A
6: A
7: B
8: C
9: B
10: E
11: D
12: D
13: B
14: E
15: B